Brigadeiro sem leite condensado - Territórios Gastronômicos

Brigadeiro sem leite condensado

No Dia do Brigadeiro, aprenda a preparar uma receita bem saudável do docinho. A dica é do Portal eCycle.

Brigadeiro

No Dia do Brigadeiro, aprenda a preparar uma receita bem saudável do docinho. A dica é do Portal eCycle.

Por Isabel de Andrade*

Nesta sexta-feira, dia 10 de setembro, é comemorado o Dia do Brigadeiro. O doce, criado por nós, é um patrimônio brasileiro.

O nome foi uma homenagem ao Brigadeiro Eduardo Homens. Durante a campanha do militar da Força Aérea à presidência do Brasil, várias mulheres criaram o docinho para vendê-lo em comícios.

Hoje, o brigadeiro é conhecido e apreciado em todo o país. Ele está presente nas festas, comemorações e ganhou versões variadas.

O perfil eCycle, que dá dicas sobre consumo sustentável e opções de descarte correto de objetos para incentivar as ações de sustentabilidade fez questão de trazer uma receita em homenagem à data.

Aprender como fazer uma receita de brigadeiro sem leite condensado é uma ótima forma de matar a vontade de comer doces e ao mesmo tempo descobrir uma opção com mais fibras, livre de lactose e vegana.

Para fazer esta receita, você vai precisar de aveia em flocos finos e, caso seja celíaco, pode adquirir versões com certificação livre de glúten.

@portalecycle

Brigadeiro sem leite condensado

Ingredientes:
1 xícara de água quente
1 xícara de açúcar demerara (ou açúcar de coco)
1 xícara de aveia em flocos finos
½ xícara de cacau em pó (ou de chocolate amargo em pedaços)
1 colher de sopa de óleo de coco
Granulado de brigadeiro para cobrir (opcional)

Modo de preparo:
Ferva a água e coloque-a ainda quente no liquidificador. Antes que esfrie, despeje o açúcar demerara e bata até que ele se dissolva completamente. Em seguida, despeje os flocos de aveia e bata até obter uma consistência bem homogênea. Esse passo é importante, pois se restarem pedaços de flocos de aveia haverá interferência no sabor final do brigadeiro.

Depois de bater bem os ingredientes, leve-os para uma panela, coloque o cacau em pó e o óleo de coco e acenda o fogo baixo. Mexa até obter uma consistência homogênea.

Continue mexendo em fogo médio até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela. Despeje em uma travessa de porcelana ou vidro e deixe esfriar na geladeira.

Após 25 minutos na geladeira, você pode escolher comer o brigadeiro de colher ou fazer bolinhas cobertas com granulado. Na segunda opção, passe óleo de coco nas mãos antes de fazer as bolinhas. Assim que estiverem prontas, despeje uma parte do granulado de brigadeiro em um prato fundo e role as bolinhas por cima.

Caso faça bolinhas, não é necessário utilizar papel de brigadeiro, muito menos plásticos. Você pode dispor os doces em uma travessa bonita sem embalagens e enfeitar com raspas de chocolate, flores e folhas de pancs, com uma apresentação final mais original e “eco-friendly.”

  • Receita compartilhada do Portal eCycle

Serviço:
Instagram: @portalecycle

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
879
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments