Cosabella: fermentando idéias e criando produtos à base de uvas no sul do Brasil - Territórios Gastronômicos

Cosabella: fermentando idéias e criando produtos à base de uvas no sul do Brasil

Surge no sul do Brasil uma iniciativa que valoriza o terroir, a cultura histórica e cria novos produtos como vinhos e cervejas, com fermentações especiais à base de uvas em produções colaborativas. Confira!

Surge no sul do Brasil uma iniciativa que valoriza o terroir, a cultura histórica e cria novos produtos como vinhos e cervejas, com fermentações especiais à base de uvas em produções colaborativas. Confira!

Cosabella é a mais nova marca de fermentados à base de uva no Brasil

O grupo investirá em produção de cervejas fermentadas com mosto de uva e vinhos ancestrais que também permeiam o mundo das cervejas

Cosabella nasce da vontade de empreendedores em trabalhar produtos com uvas, a valorização de cepas, do terroir e receitas ancestrais, além do resgate às histórias por trás de cada ingrediente. Durante a live de lançamento com convidados especiais foram apresentados os primeiros produtos: dois Pét-nat e duas cervejas (Wild e Brett Ale) fermentadas com mosto de uva.

Por trás do empreendimento está o sócio da Cervejaria Cozalinda e fundador da Datalogística Carlos Pavanelli; o co-fundador, cervejeiro e blender da Cozalinda Diego Simão Rzatki; também no grupo o Enólogo e fundador da Vinícola Dom Dionysios e da Cervejaria Donner IvanTisatto; e o sócio e cervejeiro na Cervejaria Donner Lázaro Araujo. “Desde 2017 a Cozalinda ensaiava a produção de uma linha de bebidas com uvas, em 2019, lançamos com a Doner a Sympotein Merlot: uma Wild Italian Grape Ale com uva Merlot. No ano seguinte fizemos uma segunda safra e então decidimos unir forças e lançar uma marca focada em produções com uva”, conta Rzatki.

O principal objetivo da Cosabella é valorizar uvas que foram importantes para a colonização italiana e também provar que é possível fazer excelentes produtos com uvas ”simples” e com microorganismos e ingredientes locais. Um dos lançamentos da nova marca é um Pét-nat feito com uva cepa de uva americana Isabel.

As produções serão realizadas entre Caxias do Sul e Florianópolis, locais onde os sócios já possuem estrutura apta para acomodar os produtos durante as delicadas fases de fermentação. Os produtos serão safrados e sempre com produções limitadas. “Assim como as cervejas receberão mosto de uva para sua fermentação, também faremos vinhos que recebem lúpulos brasileiros, por exemplo. A ideia é trabalhar ao máximo com ingredientes próximos e aproveitar do terroir que está ao nosso redor. É o que estamos chamando de Terroir Brasiliano”, explica Diego.

Fica técnica dos produtos de lançamento:

– PÉT NAT NATURAL ORGÂNICO – SABEL

Vinho espumante Rose natural natur. O vinho base é fabricado com uvas de diferentes parcelas e, depois de pronto, passa por uma infusão de cubos de madeira brasileira. Após ganhar o perfil aromático desejado, vai então para a garrafa fechada em rolha de espumante. Uva da parcela administrada em Caxias do Sul – RS. Carbonatação de espumante: 12 meses em garrafa. Sensorial: espumante elaborado pelo método ancestral. Apresenta cor rosé viva com um aroma que traz notas de frutas vermelhas como morango, amora e framboesa. Leve condimento lembrando canela. Seu paladar é refrescante, seco e com acidez marcante de corpo médio. Ingredientes: fermentado de uva. Álcool: 10,7%

– PÉT-NAT BIANCO NATURAL ORGÂNICO – TREBIANO & CHARDONNAY

Vinho espumante branco natural natur Chardonnay. O vinho base é fabricado com uvas brancas Chardonnay e, depois de pronto, passa por uma infusão de cubos de madeira amburana. Após ganhar o perfil aromático desejado, vai então para a garrafa fechada em rolha de espumante. Uva da parcela administrada em Caxias do Sul – RS. Carbonatação de espumante: 12 meses em garrafa. Sensorial: espumante elaborado pelo método ancestral, com fermentação espontânea e presença das cascas, sem conservante e sem aditivos. Adição de madeira brasileira amburana em sua fase inicial de fermentação. De cor amarelo claro, com aroma complexo que lembra frutas amarelas como carambola e pera, harmonizado às notas de baunilha trazidas pela madeira. Seu paladar é seco, acidez equilibrada, corpo médio e muito refrescante. Ingredientes: fermentado de uva. Álcool: 13,2%. Ph: 3,65.

CERVEJAS

– WILD ITALIAN GRAPE ALE – CABERNET SAUVIGNON

Cerveja produzida com uvas orgânicas e fermentada espontaneamente com os microorganismos encontrados nas uvas, fermentando não apenas o mosto de uva, mas o mosto cervejeiro também. A fermentação aconteceu sem controle de temperatura por 15 meses em barris de carvalho francês em Caxias do Sul – RS, enfrentando inclusive a forte neve do inverno 2021 na região. Sensorial: o perfil aromático compreende frutas vermelhas oriundas da uva, toda complexidade e acidez dos microorganismos selvagens. Porém, numa obra com equilíbrio, entregando uma cerveja elegante, desafiadora e com um drinkability que sempre convida ao próximo gole. Ingredientes: malte de cevada, trigo, aveia e mandioca, uva, lúpulo e água. Álcool: 7,8%. IBU: 8. Ph: 3,2.

– BRETT ITALIAN GRAPE ALE – TREBIANO & CHARDONNAY

Cerveja produzida em parceria com a Levtek (empresa de biotecnologia de Florianópolis), unindo forças não somente no uso de microorganismos selecionados, mas também no desenvolvimento de produto. Desta união, surgiu uma brett italian grape ale. Toda fermentação feita com brettanomyces bruxelensis de Santa Catarina, em temperaturas de Caxias do Sul, e com uva com o terroir de lá. Uma cerveja que brinca com o “terror” dos enólogos, provando que uva e bretta não são inimigas. Aliás, as brettas são as mesmas utilizadas em algumas produções conhecidas da Cozalinda, com a Praia do Meio, uma fermentação mista com prêmios nacionais e internacionais. Sensorial: Italian Grape Ale fermentada totalmente com bretta, traz um perfil refrescante das uvas brancas, com certo apimentado, leves acidez e complexidade. Carbonatação a lta, para uma perlagem robusta. Uma cerveja indicadíssima para celebrar a virada de ano. Ingredientes: malte de cevada, trigo, aveia, uva, lúpulo e água. Álcool: 8,6%. IBU: 11. Ph: 3,4.

Nas próximas semanas, ocorrerão mais duas lives com sommeliers de vinho e cerveja, analisando os produtos lançados, dialogando sobre o legado que os imigrantes italianos deixaram por seus antepassados para a produção de uva e vinho no Brasil.

SOBRE A CERVEJARIA COZALINDA

Nascida do sonho de dois irmãos manezinhos, em 2014, a Cozalinda é uma cervejaria que tem como missão levar um pouco de Floripa em cada garrafa. As cervejas com terroir local, usam ao máximo os insumos locais, como a mandioca e os microorganismos, deixando inclusive que a temperatura da região controle as fermentações. Toda uma filosofia que levou à produção de cervejas ácidas complexas e que sempre fermentam em barris de madeira.

SOBRE A COSABELLA

Uma empresa de fermentações com uva, que nasce produzindo cervejas da fruta e vinificados, como pét-nats e sur-lie.

INSTAGRAM COSABELLA https://www.instagram.com/cosabellaterroirbrasiliano/

LINK DA LIVE DE LANÇAMENTO OFICIAL https://www.instagram.com/p/CaQdDpYqE7U/

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
397
Article Categories:
AconteceCuriosidadesProdutos
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments