Comida com História: nova atração no Restaurante Sebastião em Ouro Preto - Territórios Gastronômicos

Comida com História: nova atração no Restaurante Sebastião em Ouro Preto

Confira uma novidade para os amantes da arte e da gastronomia de qualidade com menu repleto de atrações históricas e ingredientes vindos direto dos produtores. Uma combinação perfeita na programação do Restaurante Sebastião da Chef Milsane em Ouro Preto- MG. Aprenda também uma receita da mentira com molho de mostarda, uma massinha frita especial, receita de família da chef.

Confira uma novidade para os amantes da arte e da gastronomia de qualidade com menu repleto de atrações históricas e ingredientes vindos direto dos produtores. Uma combinação perfeita na programação do Restaurante Sebastião da Chef Milsane em Ouro Preto- MG. Aprenda também uma receita da mentira com molho de mostarda, uma massinha frita especial, receita de família da chef.

Comida com História e Direto do Produtor

Eventos especiais com cozinha contemporânea mineira no Restaurante Sebastião

Por: Milsane Sebastião*

O Restaurante Sebastião está lançando dois produtos com o objetivo de atrair o turista e contar a história da comida em Minas Gerais e o contexto em que os ingredientes são incorporados a essa cozinha tão icônica quanto a Cozinha Mineira.

Com seu repertório de comida contemporânea elaborada e preparada a partir de ingredientes genuinamente mineiros, o Sebastião busca encantar os comensais com uma explosão de surpresas em forma de sabor.

Os produtos são:

1-Comida com História:

Trata-se de um almoço ou jantar com agendamento prévio, cujo primeiro, teve a produção cuidadosa de Patricia Dias @patdias_pd, que trouxe a caravana de BH para visitar Ouro Preto.

Entre os atrativos, o roteiro contemplou o Museu Guignard e o Grande Hotel, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.

As turistas foram guiadas pelo Dim Neguinho, um guia da cidade.

O almoço discorreu sobre a Semana de Arte Moderna de 22, com o recorte – A Caravana dos Modernistas – um olhar sobre Ouro Preto.

Esse recorte, começa em 1919, com a visita de Mário de Andrade ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens em Mariana e culmina em 1924 com a Caravana Modernista em Ouro Preto e o reconhecimento do Aleijadinho como o maior artista brasileiro, pelo Mário de Andrade.

Durante o almoço foi adaptado o livro O Banquete, o último da obra de Mário de Andrade, que ficou inacabado e aborda dois temas centrais música e gastronomia.

O menu foi completamente adaptado aos ingredientes locais, fazendo referência às críticas e aos personagens tratados na obra.

Um dos pontos altos do evento foi a presença do Prefeito Ângelo Oswaldo que contou a história com nomes datas e riqueza de detalhes.

O Músico Geraldo Pessoa, apresentou sua obra autoral, primeiro na voz de Adriana Maciel, depois no toque preciso do seu violão, numa referência a Janjão – um dos personagens centrais do livro.

Sarah Ligth, referida pela Dona Olímpia, interpretada por Bárbara de Castro Alves, recebeu os comensais para o Banquete em Ouro Preto ao lado do anfitrião Mário de Andrade, numa caracterização impecável feita pelo Thiago Henrique, um ator local.

E contou com a exposição de um quadro da Anita Malfatti, obra do acervo de um cidadão Ouropretano.

O Comida com História, acontece com agendamento prévio, com o mínimo de 12 participantes e o máximo de 20 e outros temas serão abordados.

2-Direto do Produtor

Essa é uma outra abordagem do restaurante, criado para que o turista possa visitar uma produção local, queijo, geleias, licores e doces, cachaça e se envolver no processo produtivo, depois participar de um almoço cujo preparo usa aquele produto específico como ingrediente.

O Direto do produtor, também requer agendamento prévio e atende até 12 pessoas.

Menu de Lançamento

Menu de lançamento:

Drink de Boas Vindas:

Espumante, compota de Jabuticaba e pau de canela – uma referência Francesa numa mistura genuinamente brasileira.

Trata-se de uma crítica do escritor, a valorização do que vem de fora, em detrimento dos nossos produtos.

Pré-entrada: Mentira com molho de mostarda e mel

Uma referência à cidade ficticia onde se passa a história: “Mentira”, misturada com a picancia do amor da Sarah Ligth pelo Janjão e o verdadeiro motivo do Banquete;

Entrada: Cuscus com Barriga de Porco ao molho de Doce de Leite, servidos na taça Martini

Milho um alimento identidade em Mariana, barriga de porco ao molho de doce de leite – um prato inusitado, ousado, irreverente, antagônico como a arte. A taça Martini, uma forma de “enfiar” a genuinidade brasileira, mineira numa fantasia afrancesada.

Porco – um animal que socializa.

Prato principal: Arroz Doce salgado – uma referência a um prato indiano, trazido ao Brasil pelos Europeus que se transformou numa sobremesa afetiva dos brasileiros, tendo seu “caráter” subvertido de doce para salgado.

O acompanhamento: Cupim de panela engrossado com fubá de Moinho d’Agua, prensado e finalizado na banha de porco.

Sobremesa:

O livro não foi terminado, por isso mesmo sobremesa e o café não foram revelados:

Logo seguimos o nosso devaneio e oferecemos uma sobremesa que representa o Brasil.

Chocolate com notas de café, sorvete de natas e castanha do Pará.

E assinamos com o café experiência do Sebastião:

Rapadura e hortelã, passa por toda a boca, engole e depois toma o café, coado em coador de pano, bule e mancebo, sem açúcar.

Uma experiência sensorial que reúne, o barulho do café sendo coado a vista do comensal, o dolçor da rapadura, a refrescância da hortelã e a personalidade do café.

Milsane de Paula
(31) 97115.5686

RECEITA:

Mentira com molho picante de mostarda e mel

Massa:
Receita de minha vó Lacy

Ingredientes:

2 copos lagoinha de água;
2colheres de sopa de óleo;
300 gramas de farinha de trigo;
Sal a gosto

Modo de Fazer

Coloque para ferver a água, o óleo, o sal.

Numa tigela coloque a farinha, escalde despejando aos poucos a mistura ainda fervendo, com uma colher vá encorporando a mistura à farinha até dar ponto de massa de abrir.

Não tem problema se sobrar mistura.

Sove bem e deixe a massa descansar envolvida em plástico por 30 minutos enquanto prepara o molhinho.

Molho de mostarda e mel

1 copo lagoinha de mostarda de boa qualidade;
2 colheres de sopa de mel
1 de açúcar
1 de chá de vinagre;
1de chá de azeite;

Misture tudo e tá pronto o molho.

Para Servir

Abra a massa com rolo ou farinha;

Frite em óleo quente;

Sirva com o molhinho.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Ouro Preto está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments