Como fazer café no coador Hario V60 - Territórios Gastronômicos

Como fazer café no coador Hario V60

Aprenda a preparar o café a partir de um dos métodos mais utilizados em cafeterias especializadas. Veja na coluna Coffee & Joy.

Coffee & Joy

Aprenda a preparar o café a partir de um dos métodos mais utilizados em cafeterias especializadas. Veja na coluna Coffee & Joy.

Por Débora Reis, Coffee & Joy*

Nós, brasileiros, possuímos o hábito de consumir café diariamente. Consumimos o café em diversos momentos do nosso dia. De manhã, para nos manter com a atenção elevada. Durante os momentos de conversa, para compartilhar ideias. Na hora de fazer uma reunião de negócios etc. Não importa o momento, o café sempre nos acompanha. Nos tempos atuais, têm surgido várias cafeterias especializadas em cafés especiais. Isso tem auxiliado a mostrar para o consumidor a qualidade que ele pode ter na hora de consumir o seu café. Um dos métodos mais utilizados nessas cafeterias especializadas em servir cafés especiais é o método filtrado na Hario V60. Esse método se tornou bastante conhecido e diversos consumidores estão adquirindo o equipamento para utilizar na hora de preparar o seu café especial.

Por isso, nós, do Coffee & Joy, preparamos um vídeo mostrando alguns detalhes que podem auxiliar na hora do preparo do café utilizando o método Hario v60.

O Método Hario V60

O porta filtro de papel V60 foi criado pela Hario, uma empresa japonesa. Ele pode ser encontrado nos seguintes materiais: cerâmica, plástico, metal e vidro. O V60 tem esse nome devido ao seu formato cônico, que forma um ângulo de 60 graus. O porta filtro possui ainda um buraco maior na parte inferior, por onde passa o café. Esse buraco maior permite que o fluxo de água se mantenha constante na hora que você está preparando o café. Mais do que isso, dependendo da velocidade com que você coloca a água, você obterá resultados diferentes de sabor para o seu café.

Coffee & Joy
Foto: Coffee & Joy

Escolhendo a água e o café

Mais de 90% do seu café é água. Por isso, é importante escolher uma água de qualidade. Opte por água filtrada (certifique-se de que não exista um gosto exagerado de cloro presente) ou água mineral de boa qualidade.

Já em relação ao café, prefira sempre café com a torra fresca e que tenha todas as especificações de quem o produziu. Essas informações possivelmente lhe indicarão que o café que está ali dentro possui uma qualidade maior. Se você possuir um moedor em casa, escolha o café em grãos. Sua experiência na hora do preparo será incrível. O café, quando moído na hora, apresenta um frescor diferenciado.

Preparando o seu café

Depois de ter escolhidos um café especial e uma água de boa qualidade, está na hora de executarmos os passos a seguir para preparar um café excelente.

Ferva a água

Muito se fala sobre ferver ou não a água. Você pode ferver sim a água. Entretanto, no momento em que ela entrar em ebulição você deve retirá-la do fogo. Quando a água ferve, os sais minerais que estão presentes ali, ficam mais concentrados. Esses sais minerais concentrados irão influenciar de maneira negativa na qualidade do seu café. Em outras palavras, quando a água ferver é preciso retirá-la do fogo.

Escalde o filtro

Utilize a água que você acabou de ferver para escaldar o seu filtro. Essa etapa de escaldar tem como objetivo hidratar o seu filtro de papel, para que ele não retenha a sua primeira água. Esse processo também auxilia na remoção do gosto de papel que é extraído quando a água passa pelo filtro.

Coffee & Joy
Foto: Coffee & Joy

Moagem do seu café

Depois de escaldar o filtro, você deve adicionar o café no V60. A moagem média é indicada para realizar o preparo do café nesse método de preparo. Se você não possuir um moedor em casa, procure comprar o café com a moagem que tenha uma granulometria parecida com a do açúcar cristal. Se você possuir moedor, regule-o para que o resultado da sua moagem também fique parecido com a do açúcar cristal. Geralmente, essa moagem vem especificada nos pacotes de cafés especiais como moagem média.

Proporção

A proporção entre café e água é muito importante na hora da extração do seu café. Uma proporção que tende a agradar a maioria das pessoas é utilizar 10 gramas de café para cada 100ml de água. Café é gosto. Você pode se aventurar em proporções diferentes para entender qual te agrada mais. Quando for se aventurar, utilize o seguinte pensamento: quanto mais pó de café em relação à quantidade de água, mais concentrada a sua bebida será.

Coffee & Joy
Foto: Coffee & Joy

Pré-infusão

Essa etapa de pré-infusão tem como objetivo hidratar as partículas do café moído, já que cada uma terá um tempo de absorção diferente, dependendo da moagem. Como resultado, o café irá liberar todos os seus aromas e sabores. Depois de hidratar o pó de café, aguarde 30 segundos para passar para a etapa de finalização.

Finalizando

Depois de passar a etapa de pré-infusão, você deve adicionar o restante da água através de movimentos circulares e constantes. Você deve finalizar todo o seu processo entre 4 e 5 minutos.

Pronto! Se você tiver escolhido um grão de excelente qualidade, uma boa água e feito todos os passos mostrados aqui, você terá um café incrível para degustar. Aproveite esse momento e desfrute de uma bela xícara de café especial. A vida é muito curta para tomar cafés ruins! Aproveite ao máximo cada gole! Seu corpo e sua mente agradecem esse líquido de qualidade que você está ingerindo!

Conteúdo originalmente postado em Coffee&Joy: Como fazer café no coador Hario V60

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
718
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments