Sabores do Vale: conheça as famosas linguiças de Santa Rita do Sapucaí - Territórios Gastronômicos

Sabores do Vale: conheça as famosas linguiças de Santa Rita do Sapucaí

Acompanhe mais uma coluna da Izabelle Carli e conheça as riquezas gastronômicas de Santa Rita do Sapucaí. Veja também mais uma deliciosa receita com café .

Acompanhe mais uma coluna da Izabelle Carli e conheça as riquezas gastronômicas de Santa Rita do Sapucaí. Veja também mais uma deliciosa receita com café .

Vamos falar sobre a linguiça, a queridinha dos mineiros!

Por: Izabelle Carli*

Com pão, arroz, frita ou assada, a linguiça mineira é um quitute que todos adoram! E um bem cultural imaterial do município, que além de compor muitos pratos, é o recheio principal do nosso amado pão cheio

Difícil não encontrar uma linguicinha no cardápio da cozinha mineira. Frita, assada, na brasa, pura, recheada, no pão, em porções ou utilizada como recheio nos mais saborosos pratos, ela é tradicional, é versátil e…deliciosa. Existe até um prato, chamado kaol, que simboliza esta predileção do mineiro pela linguiça: arroz, ovo, linguiça e K de cachaça, rsrs, uma invenção do radialista Rômulo Paes que pegou e hoje você já encontra até com outros ingredientes como couve, farinha, vinagrete e etc.


Aqui em Santa Rita do Sapucaí a linguiça curada de varal, artesanal, aquela que fica pendurada no varal durante o processo de maturação natural, é inventariada como bem cultural imaterial pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural ( COMPAC ) e já ganhou até o seu primeiro festival, que aconteceu no Mercado Municipal em 2021, realizado pela Prefeitura Municipal.

Foto Mercado Municipal de Santa Rita do Sapucaí – Imagem muito comum nos mercados, açougues e empórios mineiros, a linguiça fresca é pendurada no varal e passa dias maturando, até adquirir um sabor diferenciado e chegar ao ponto certo para ser degustada.

Açougue do Giovani, no Mercado Municipal, deliciosas variações com a tradicional linguiça de carne de porco

O açougue do Giovani ( @acouguedogiovani ) tem sido um dos destaques na produção de linguiça suína artesanal na cidade, e tem atraído turistas para experimentar as suas variações como linguiças recheadas com rúcula e queijo provolone, com parmesão e uvas passas, pimenta, queijo e bacon, chimichurri e até um salaminho maturado no varal com um toque de vinho branco.

Linguiça artesanal com recheios inusitados como uvas passas, queijos e vinho branco

O salame da casa é temperado com vinho branco, e curtido no varal por dias

E no Rancho Santa Fé ( @ranchosantafesrs ), um delicioso ponto turístico na zona rural, onde você pode desfrutar de lindas paisagens, passeios a cavalo, farto café da manhã e deliciosos petiscos, você encontra o pão de linguiça da Carmem, uma massa crocante recheada com linguiça, de comer rezando!

Foto ilustrativa

A receita de hoje é simples, fácil de fazer e acompanha super bem uma linguicinha no capricho !!!!!!!!!!

Receita de Helena Luiza A.B. M. Guimarães, também publicada no livro Delícias do Café, de Marina de Castro Barbosa.

Arroz com Café

Ingredientes:

  • 2 copos ( americanos) de arroz
  • 4 copos ( americanos ) de água
  • ½ copo ( americano ) de café coado sem açúcar
  • sal e temperos a gosto

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santa Rita do Sapucaí está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG- MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments