Crumble de frutas vermelhas sem glúten

Uma sobremesa saudável que vai te deixar com água na boca.

Crumble

Uma sobremesa saudável que vai te deixar com água na boca.

Por Isabel de Andrade*

O crumble saudável de frutas vermelhas é uma sobremesa é de origem britânica. Ele é feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura, farinha e açúcar.

A sobremesa é assada até que a cobertura fique crocante. Costuma ser servida quente com sorvete, chantilly, creme ou nata. Pode ser servida também em temperatura ambiente ou quente com sorvete zero lactose.

Quem ensina a preparar a receita é a chef Cláudia May. Confira.

Crumble

Crumble de frutas vermelhas sem glúten

Ingredientes:
Frutas vermelhas (amora, morango, mirtilo e uva thompson – não tem semente): 800g
Xilitol: 1 xícara de chá
Suco de 1 limão
Farinha sem glúten: 1 e 1/2 xícara de chá
Açúcar mascavo: 1/2 xícara de chá
Sal: 1 pitada
Castanha do Pará picada: 20g
Manteiga ghee: 100g

Modo de preparo:
Higienize as frutas como de costume. Pique os morangos em 2 partes. Não piquei as outras frutas, pois eram pequenas.

Coloque as frutas em uma travessa, com o xilitol e suco de 1 limão. Mexa bem e as coloque em um refratário que possa ir ao forno (tamanho 27cm ou de 1.250 litros). Reserve.

Em um bowl, coloque a farinha sem glúten, manteiga ghee, pitada de sal e o açúcar mascavo. Mexa com a ponta dos dedos até virar uma farofa. Acrescente as castanhas e mexa novamente. Coloque por cima das frutas e leve para assar em forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 35 a 40min ou até a farofa ficar dourada.

Sirva com sorvete zero lactose de creme, baunilha ou outro de sua preferência.

Serviço:
Instagram: @nacozinhacomclaudinha

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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Receitas
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