Lombo crocante: Harmonizando com cerveja - Territórios Gastronômicos

Lombo crocante: Harmonizando com cerveja

Faça mais uma harmonização com cervejas especiais propostas pelo chef Juliano Caldeira. Hoje a receita é um delicioso lombo crocante com palitinhos de polenta e ora-pro-nobis e a cerveja escolhida foi a Czech Premium Pale Lager, Confira!

Faça mais uma harmonização com cervejas especiais propostas pelo chef Juliano Caldeira. Hoje a receita é um delicioso lombo crocante com palitinhos de polenta e ora-pro-nobis e a cerveja escolhida foi a Czech Premium Pale Lager, Confira!

Lombo Crocante

Por: Juliano Caldeira*

A receita de hoje, foi feita em parceria por mim e a Fernanda do Restaurante Padre Toledo de Tiradentes. Durante o fechamento da cidade devido a pandemia, fomos convidados a fazer uma receita para ser vendida durante o Festival de Gastronomia de Tiradentes Online de 2020.

Lombo crocante: Harmonizando com Cerveja – Chef Juliano Caldeira-Belo Horizonte-MG

Ingredientes:

  • 250 gr lombo cortado em tiras grandes
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 150 gr farinha de Trigo
  • 2 Ovos
  • 50 ml Leite
  • 150 gr Farinha Panko

Modo de preparo:

Corte o lombo em tiras grandes, tempere e passe pelo empanado, trigo, leite/ovos e farinha panko. Depois de empanado leve num freezer por 30 minutos para ficar firme. Frite em imersão por 3 minutos ate dourar.

Ingredientes Palitos de polenta

  • 150 gr fubá
  • 450 ml agua
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/3 maço ora-pro-nobis

Modo de fazer:

Hidrate o fubá em 100 ml de água gelada e mexa ate incorporar bem. Adicione o restante da água e leve em fogo baixo por 30 minutos, mexendo sem parar. Tempere a mistura e adicione o ora-pro-nobis bem picadinho no final. Despeje numa assadeira e deixe esfriar. Corte em palitos médios e frite em imersão.

Harmonizando

A dica de estilo da Cerveja de hoje é a Czech Premium Pale Lager, com muito caráter de malte e lúpulo, e com um final longo e arredondado. Complexa, mas bem equilibrado e refrescante. Os sabores de malte são complexos para uma típica cerveja tipo Pilsner e o amargor é forte, mas limpo e sem aspereza, o que dá uma impressão arredondada que faz com que seja fácil de beber.

Harmonização:

Os palitos apesar de fritos, são feitos com um corte leve e com pouca gordura. As polentas também são leves. Para isso utilizamos nossa cerveja que apesar de ter um caráter alto de lúpulo e malte, é bem leve com sensação de boca bem suave, dando equilíbrio ao prato.

A dica de cerveja é a Pilsner Urquell , é uma lenda na história da cerveja. Impressiona pela qualidade em todos os aspectos, do visual até a sensação final. A história da criação deste ícone do mundo cervejeiro começa em meados do século XIX, mais precisamente em 1839 onde a maioria das cervejas produzidas na Boêmia, região da atual República Tcheca, eram de alta fermentação (Ales) de cor escura e turvas. O padrão de sabor e qualidade destas cervejas era muito irregular, o que causava insatisfação dos consumidores locais. Foi então que nesta época, se fundou na cidade de Plzen (Pilsen), na província da Boêmia, a “Bürger Brauerei” (cervejaria dos cidadãos) com o objetivo de produzir cerveja inspirado no estilo da Baviera, região da atual Alemanha.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments