Receita de café para festa junina com paçoca e doce de leite - Territórios Gastronômicos

Receita de café para festa junina com paçoca e doce de leite

O café especial também entra no clima de festa junina. Na coluna Coffee & Joy, confira a receita que leva paçoca e doce de leite.

café com paçoca e doce de leite

O café especial também entra no clima de festa junina. Na coluna Coffee & Joy, confira a receita que leva paçoca e doce de leite.

Por Débora Reis, Coffee & Joy*

Quentão, pipoca, canjica, pamonha, maçã do amor… Festa junina sem comida gostosa não é festa junina. Também não podem faltar o correio elegante e nem a quadrilha! Depois de dois longos anos de pandemia, sem carnaval e sem festas juninas, finalmente o arraial de São João está de volta! Quem é que não estava ansioso pra isso?

Pensando nessa data tão animada e rica gastronomicamente falando, decidimos trazer esse gostinho pro café, já que o café especial combina com tudo. Dessa vez, decidimos harmonizar café e paçoca e acabamos descobrindo o tanto que o café combina com o amendoim!

Nessa receita, utilizamos doce de leite, paçoca, chantilly, leite cremoso e café.


Paçoca é uma sobremesa tão brasileira! Mas você sabia que a primeira paçoca conhecida – de origem indígena – era salgada, feita de carne seca e farinha, e servia como alimento para os viajantes?

Já a paçoca tradicional, feita à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, foi inventada durante o Brasil colonial. Nessa época, era comum os indígenas misturarem qualquer ingrediente com farinha de mandioca e socar no pilão.

café com paçoca e doce de leite
Foto: Coffee & Joy

Além da paçoca, o café é a estrela da receita. Por isso, é imprescindível a utilização de um café de qualidade. Os cafés tradicionais, normalmente encontrados em supermercados, vão trazer um amargor indevido e dispensável ao drink.

Por isso utilizamos o café Alfajor. Ele tem notas de doce de leite e amêndoa, que super combinam com o amendoim.

café com paçoca e doce de leite
Foto: Coffee & Joy

Café com paçoca e doce de leite

Ingredientes:

Doce de leite ou melado de cana: 1 colher de sopa
Leite cremoso ou bebida vegetal: 200ml (1 copo)
Paçoca esfarelada: 15g (1 tablete)
Café especial intenso: 50ml (1 dose)

Modo de preparo:

O primeiro passo é simples: com a parte de trás da colher, pegue uma quantidade generosa de doce de leite, passe na parede interna do copo e reserve.

Para espumar o leite, utilizamos a Cremeira Bialetti. Se você não possui uma, não se preocupe. Dá para espumar com a prensa francesa ou até mesmo com um potinho bem vedado. Faça 200ml de leite cremoso e reserve.

Pegue a paçoquinha e, ainda dentro do pacote, amasse-a bem e deposite no fundo do copo ou xícara, reservando um pouquinho para decorar o copo.

Adicione o café, de preferência recém preparado, para misturar com o doce de leite e com a paçoca e, em seguida, o leite cremoso.

Para finalizar, é só adicionar o chantilly no topo do copo, colocar o resto da paçoca para decorar.

Enjoy! Post publicado originalmente em Coffee & Joy: Receita de café para festa junina com paçoca e doce de leite

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 1
Views:
465
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments