Comida, memória e afeto: Pão caseiro de batata baroa - Territórios Gastronômicos

Comida, memória e afeto: Pão caseiro de batata baroa

Acompanhe uma nova publicação das melhores receitas mineiras, garimpadas no livro Comida, memória e afeto- Minas Gerais 300 anos. Confira o Pão caseiro de baroa

Acompanhe uma nova publicação das melhores receitas mineiras, garimpadas no livro Comida, memória e afeto- Minas Gerais 300 anos. Confira o Pão caseiro de baroa

Livro Memória, comida e afeto

Para celebrar os 300 anos de Minas Gerais, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável – Núcleo Minas Gerais idealizou uma publicação com histórias e receitas culinárias, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais – Consea-MG, o Conselho Regional de Nutricionistas da 9a Região, a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e a Universidade Federal de Viçosa – UFV, aceitaram o convite para a realização conjunta do livro com registros afetivos de comidas marcantes, cheias de emoção e saudade. “Comida, memória e afeto: Minas Gerais 300 anos” reúne contribuições de mineiros e mineiras de várias regiões do estado. A maior parte dos 17 microterritórios que compõem Minas Gerais está representada no livro.

Trata-se de um livro que cultua a “comida de verdade”, as receitas de família, as diversidades regionais, a cozinha de quintal, trazendo receitas e modos de fazer singelos, mas que traduzem os melhores sabores e saberes tradicionais dos fogões e fornos de toda Minas Gerais.

O Livro Comida, memória e afeto- Minas 300 Anos é uma realização coletiva, tendo à frente na coordenação dos trabalhos, Desirée Ruas, Thaís Marquezine, Anabele Pires e Melissa Araújo, que contaram com a participação de vários colaboradores e parceiros que presentearam o público com esse afago carinhoso de nossas cozinhas.

Veja outra receita do Livro Comida, Memória e Afeto: Canjiquinha com suã e oribrobro

RECEITA

Pão Caseiro de Batata Baroa

Por: Paula Bernardes Machado*

“Essa receita é da minha vó Melinha, mãe do meu pai. Quitandeira de mão-cheia, sua cozinha era recheada de pães, bolos, broas e bolachinhas das mais diversas. Mas o pão de batata baroa nunca faltava, e claro, o cafezim para acompanhar. Se paro para pensar, consigo sentir o cheiro ainda. Minha vó já não está mais entre nós, mas deixou um precioso legado, suas receitas. Comida de verdade é afeto e história para contar!”

Pão Caseiro de Batata Baroa

Ingredientes:

1kg farinha de trigo
1 colher (sopa) de sal
1 colher(sopa) de fermento biológico
1⁄2 xícara de açúcar
1 ovo
1 xícara de batata baroa cozida amassada 1⁄2 xícara de óleo
1 xícara de leite

Modo de preparo:

Dissolver o fermento em 1⁄2 xícara de água morna, com 2 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de café de açúcar. Misturar tudo. Sovar a massa até soltar da vasilha. Deixar a massa descansar por 30 minutos. Assar por aproximadamente 40 minutos em forma untada.

Tempo de preparo:

1 hora e 30 minutos

*Paula Bernardes Machado é de de Boa Esperança MG Microterritório Sul

(Território Mantiqueira / Lagos, de acordo com o mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais e suas Identidades Regionais-IDG’s)

EA/TG – MANTIQUEIRA/LAGOS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments