Filé de boi ao molho de gorgonzola: Harmonizando com cerveja - Territórios Gastronômicos

Filé de boi ao molho de gorgonzola: Harmonizando com cerveja

Veja receita preparada para o Festival de Tiradentes, pelo chef Juliano Caldeira e a sua harmonização perfeita com cervejas especiais. Confira!

Veja receita preparada para o Festival de Tiradentes, pelo chef Juliano Caldeira e a sua harmonização perfeita com cervejas especiais. Confira!

Filé de boi ao molho gorgonzola

Por: Juliano Caldeira*

Olá pessoal! Esta semana, estou participando do Festival de Gastronomia de Tiradentes, um dos maiores festivais do Brasil. Estou na organização do stand do Bar e Hub Cervejeiro Albano’s. Fizemos um dos petiscos mais tradicionais da casa, Filé ao molho gorgonzola. No Festival fizemos com Frango, mas nossa receita e harmonização será com Filé de boi. Está sendo um sucesso e revolvi compartilhar com vocês esta receita e uma bela harmonização, espero que apreciem.

Filé de boi ao molho gorgonzola: Chef Juliano Caldeira-Belo Horizonte-MG

Ingredientes:
• 300 gr filé mignon de boi em cubos
• Sal e pimenta do reino a gosto
• 1 colher (sopa) óleo

Modo de preparo:
Corte o filé em cubos médios, tempere com sal e pimenta do reino. Numa panela bem quente, deixe o filé grelhar por 2 minutos, reserve.

Ingredientes Molho Gorgonzola:
• 100 ml creme de leite fresco
• 1 colher (sopa) cebola picadinha
• ½ colher (sopa) oleo
• ½ colher (chá) trigo
• 40 gr gorgonzola
• 1 pitada Noz Moscada
• 1 colher (sopa) parmesão ralado

Modo de preparo:
Numa panela, refogue a cebola no óleo, acrescente o creme de leite, trigo, noz moscada e o gorgonzola. Misture tudo até formar um molho espesso e derreter o queijo. Coloque o molho sobre o filé já grelhado e polvilhe com queijo parmesão no final. Sirva com pão de sal crocante.

Harmonizando

A dica de estilo da Cerveja de hoje é a American Porter
A Porter é uma cerveja escura, produzida com malte torrado. Suas principais características são notas que remetem a café, chocolate amargo, toffee e biscoitos. Possui cor marrom clara a escura, muitas vezes com reflexos rubi, com espuma de cor bege de moderada formação e boa retenção.

Harmonização:
A cada gole, a boca fica limpa para receber mais da carne com o molho. Os sabores intensos do gorgonzola e da cerveja, harmonizam por semelhança. Um não mata o outro. Ao contrário, os dois realçam e enaltecem um ao outro.

A dica de hoje é a Cerveja Mils Cacau Porter, uma cerveja com nibs de cacau.
Coloração marrom, com espuma bege e densa, aroma de cacau bem presente e amargor equilibrado. As notas de nozes se equilibram com os maltes tostados, trazendo um corpo de médio a leve, bem macio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
610
Article Categories:
ColunaReceitasSabores de Minas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments