Festival Degusta em São Lourenço-MG - Territórios Gastronômicos

Festival Degusta em São Lourenço-MG

Começa nesta quinta feira a décima edição do Festival Gastronômico de São Lourenço, Minas Gerais, com atrações que vão até o final de setembro. Confira!

Começa nesta quinta feira a décima edição do Festival Gastronômico de São Lourenço, Minas Gerais, com atrações que vão até o final de setembro. Confira!

 

Festival Degusta tem workshops gratuitos e circuito gastronômico em São Lourenço 

Durante todo o mês de setembro, a 10ª edição do Degusta traz oficinas gastronômicas abertas ao público e pratos criados especialmente para o evento. 

Entre os dias 1° e 30 de setembro, na cidade de São Lourenço, no sul de Minas Gerais, acontecerá a décima edição do Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço (www.degustasaolourenco.com.br). Neste ano, o evento terá como tema principal “Cremelino – O Requeijão da Mantiqueira”, o primeiro requeijão produzido no Brasil. A programação engloba shows, oficinas e workshops sensoriais, além de contar com pratos feitos especialmente para o festival.

Entre as receitas que poderão ser saboreadas durante o evento, estão a Fraldinha no Cremelino (Fraldinha na parrilla finalizada na mesa com molho de Cremelino, acompanhada de arroz cheiroso, mandioca com manteiga de garrafa, purê de batatas, vinagre e farofa), do restaurante Papai Bifes; o Camarão do Ribeirão (Camarão empanado recheado de Cremelino, acompanhado de arroz cremoso e alho poró), da Cervejaria Mantibier; e a Costela Caminito (Costela sertaneja assada à baixa temperatura por seis horas, acompanhada de geleia de pimenta biquinho e mandioca cremosa, à base de queijos), do Restaurante Caminito.

Como na última edição, moradores e turistas poderão completar a experiência com o “Passaporte Degusta”. O consumidor receberá um ponto a cada prato saboreado nos estabelecimentos participantes e, ao atingir a meta de consumo de cinco pontos, será premiado com produtos típicos da região.

Além disso, de 8 a 11 de setembro, o público poderá degustar o que há de melhor da cozinha mineira, em um agradável ambiente montado no estacionamento do Parque das Águas, onde ocorrerão aulas culinárias, exposição lítero-visual, degustações e shows, gratuitos e abertos ao público.

Abrindo a programação (08/09), às 18h, o chef Edson Puiati, mineiro de Barbacena e coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, irá ensinar a receita do Petit Gateau de Mandioquinha com couli de jabuticaba e cremelino.

Já no segundo dia de evento (09/09), a partir das 10h, as crianças poderão colocar a mão na massa durante a oficina Kids, comandada pela Alessandra Mattos, da Delícias de Chocolate. Logo em seguida, às 11h, o público poderá aprender a fazer um Risotto de Crema con Filete, pelos Chefs Marcell Brito e Bruno Batista, do restaurante Caminito.

No sábado (10/09), às 16h, o público que busca receitas sem glúten terá a oportunidade de aprender a preparar o Nhô Cremelino no pão de sementes Glutenfree, com Adriana Burlamaqui.

No dia 11 de setembro, às 10h, o público infantil poderá aprender a fazer Mini Pizza com Cremelino, durante a oficina Kids com Raquel Oliveira, da Arte do Mell. A partir das 11h, a chef Cassy Borges irá ensinar a receita de Casquinha de Camarão ao Cremelino.

Durante todo o mês, os visitantes também terão a oportunidade de interagir com os modos de fazer da culinária mineira, participando de roteiros gastronômicos como: Pelos Caminhos do Café, Rota Gourmet de Alagoa, Azeites da Mantiqueira, Museu da Cachaça e Queijos da Mantiqueira e Café Colonial Caminho dos Anjos, além de vivências especiais abordando as mais variadas temáticas como o Festim “As empadas que Conversam”, uma verdadeiro resgate dos saberes ancestrais da Mesa Sul Mineira.

O Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço é uma realização do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Prefeitura de São Lourenço – MG, através de fomento da Secretaria de Turismo e Cultura de São Lourenço. O evento conta com patrocínio do Laticínios Miramar, Sicoob Paraiso Cred e Clube das Cervejas e apoio das Aguas São Lourenço, Amantikir, Doces São Lourenço, Doces Vovó de São Lourenço, Herbomel, Hotel Central Parque, Pneusul, Raimax, Ugobom, Vila Chico, do Grupo Unis- Faculdade São Lourenço e da Frente da Gastronomia Mineira Regional Sul.

Serviço:

Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço

Data: 01 a 30 de setembro

Site: www.degustasaolourenco.com.br

PROGRAMAÇÃO – AULAS SHOW:

08/09 – Quinta Feira

15:00 hs – Patrimônio a Mesa – Frente da Gastronomia Mineira Regional Sul

18:00 hs – Petit Gateau de Mandioquinha com couli de jabuticaba e cremelino.

por Chef Edson Puiati – Frente da Gastronomia MIneira

19:00 hs – Riquezas de Minas MIRAMAR – Cheesecake de Cremelino com Café .por Raquel Oliveira

09/09 – Sexta Feira

10:00 hs – Kids Delicias de Cremelino por Alessandra Mattos Delícias de Chocolate

11:00 hs – Risotto de Crema con Filete – por Chef Marcell Brito e Bruno Batista- Caminito

15:00 hs – Uma Catarina para o Nhô Cremelino – Aqui tutá

16:00 hs – Mini Kibe de Abóbora com Cremelino por Selma Braga

17:00 hs – Broinhas: As Gostosuras de Minas Gerais – Rosangela Leite

18:00 hs – Trilogia de Cremelino – Thadeu Junqueira

10/09 – Sábado

10:00 hs – Kids- Pirulitos Salgado de Cremelino Raquel Oliveira e Alessandra Mattos.

11:00 hs – Arroz de Frango Caipira Cremoso – Sabrina Reis – Madera Bistro

15:00 h – “Parfait” da Conquista com Cremelino por Raquel Oliveira

16:00 hs – Nhô Cremelino no Pão de Sementes Glutenfree – Adriana Burlamaqui

18:00 hs – As Empadas que Conversam – Poligono Sul MIneiro do Livro Raquel Oliveira

11/09 – Domingo

10:00 hs – Kids- Mini Pizza com Cremelino – Arte do Mell por Raquel Oliveira

11:00 hs – Casquinha de Camarão ao Cremelino por Cassy Borges

23 RESTAURANTES PARTICIPANTES – CIRCUITO GASTRONÔMICO DEGUSTA:

Agostini Restaurante e Pizzaria (Chefs: Alessandro de Souza Pereira e Oséias Gabriel Fonseca)

Prato: Papardelle ao Ragu de Costela gratinado com Cremelino (Papardelle grano duro regado com molho de costela bovina marinada em vinho da Serra da Mantiqueira da Casa Geraldo e tomates italianos San Marzano, gratinado com salpicada de queijo Alagoa e Cremelino).

Aqui tu tá em Minas (Chefs: Raquel de Oliveira, Alessandra Matos, Francismara Ferreira, Cristiane Silva, Selma Braga e Adriana Burlamaqui)

Prato: Degustando as Quitandas do Nhô Cremelino (Mesa composta por aproximadamente 20 iguarias típicas mineiras, contemplando o terroir, entre eles as quitandas, queijos, Cremelino, doces, cafés, sucos e chás. Também conta com opções vegetarianas).

Bistrô por Thadeu Junqueira (Chef: Thadeu Junqueira)

Prato: Trilogia do Cremelino (Risoto de Cremelino com espuma de Cremelino e chocante de Cremelino).

Brazza Burgers (Chef: Ranieri)

Prato: Brazza Creamy (Suculento Burger Angus de 160g, assado na brasa acompanhado de um disco de Cremelino empanado, crocante por fora e cremoso por dentro e uma deliciosa geleia de damasco no pão brioche levemente tostado. Acompanha fritas e maionese caseira).

Caminito (Chef: Marcell Brito) 

Prato: Degustando as Quitandas do Nhô Cremelino (Costela sertaneja assada à baixa temperatura por seis horas, acompanhada de geleia de pimenta biquinho e mandioca cremosa, à base de queijos (Cremelino e Muçarela).

Cantina Mamma Mia (Chef: Darlan Almeida)

Prato: Filé da Telha com Piamontesa e Suflê de Romeu & Julieta (Filé Mignon recheado com Cremelino e Presunto, coberto com ervilha e palmito salteados na manteiga e servido em Telha de Barro aquecida. Acompanhado de Arroz Piamontesa e Purê de Batatas. Cortesia: Sobremesa de Suflê de Goiabada Cascão e Cremelino).

Casa Branca (Chef: Maira Helena Silva)

Prato: Croqueta de Cremelino e Parma (Massa bechamel de Cremelino e presunto parma crocante. Acompanha molho de pimenta e cítricos).

Restaurante Cecy Cozinha Afetiva (Chef: Sergio Póvoa)

Prato: Rigatoni na Fonduta de Cremelino com Milanesa Crocante (Massa com molho à base de Cremelino acompanhada de escalopes bovinos empanados na farinha Panko).

Cervejaria Mantibier (Chef: Fábio Eustáquio) 

Prato: Camarão do Ribeirão (Camarão empanado recheado de Cremelino, acompanhado de arroz cremoso e alho poró).

Cheirin Bão São Lourenço (Chef: Alexandra dos Santos)

Prato: Mineirinho de Linguiça (Escondidinho de batata com linguiça defumada, requeijão Cremelino, muçarela e provolone).

Circuito das Cervejas (Chefs: Adenir, Mislene e Marcilene)

Prato: Filé ao Molho de Mostarda e Mel com Arroz Cremelino (Filé mignon ao molho de mostarda e mel e arroz com Cremelino).

O Cofre do Vinho (Chef: Raissa Carvalho (Dona Nena Petit Comitè)

Prato: Terrine de Cremelino ao Pistache com Geleia de Frutas Vermelhas (Terrine de Cremelino com especiarias, cebola roxa e pistache tostados. Finalizado com geleia de frutas vermelhas caseira e farofa de pistache. Acompanha torradas).

Frango na Brasa (Chef: Elaine Fim)

Prato: Ancho com Penne ao Molho de Cremelino (Ancho angus assado na brasa com suave crosta de pimenta, servido com delicioso Penne ao molho Cremelino, finalizado com parmesão e alho poró).

Restaurante Ki Beleza (Chef: Michael Antônio)

Prato: Ki Escondidinho (Escondidinho de Cremelino recheado com linguiça artesanal).

Madera Museu Bistrô (Chef: Sabrina Reis)

Prato: Arroz de Frango Caipira Cremoso (Cubos de frango grelhados, arroz refogado com alho poró, tomate e quiabo deglaceado no pomodoro e Cremelino).

Restaurante Paladar Mineiro (Chef: Jeferson)

Prato: Risoto de Cremelino com Alho Poró (Arroz arbório com alho poró e Cremelino ao vinho branco, caldo de legumes e azeite. Escalopes de filé mignon selados na manteiga. Acompanhado de molho à base de Cremelino e crisps de alho poró à juliene).

Panificadora San Remo (Chef: Paula Francisca de Morais)

Prato: Relíquia Mineira (Pudim salgado de Cremelino com pesto de tomate seco e torradinhas. Sobremesa: creme de Cremelino com chantilly, limão, baunilha, creme de goiaba e farofa crocante de cracker).

Pão de Queijo Dicasa (Chef: Luciana Maria)

Prato: Dicremelino Pão de Queijo (Massa de pão de queijo caseira feita com queijo meia cura, manteiga e ovos caipiras. Enriquecida e recheada com Cremelino).

Papai Bifes (Chefs: Renato Pedreira, Leire e Isis) 

Prato: Fraldinha no Cremelino (Fraldinha na parrilla finalizada na mesa com molho de Cremelino, acompanhada de arroz cheiroso, mandioca com manteiga de garrafa, purê de batatas, vinagre e farofa).

Restaurante do Chico (Chefs: Natalia e Clarice)

Prato: Risoto de Cremelino com Iscas de Frango (Risoto puxado no alho poró, elaborado com iscas de frango douradas na manteiga. Finalizado com Cremelino).

Restaurante Sabor da Sinhá (Chef: Silvana Ferreira Barros)

Prato: Frango Preguiçoso (Filé de peito de frango dourado em temperos especiais, com delicioso Cremelino, arroz branco e aipim frito).

Soberano Gastrobar e Bistrô (Chef: Elder Ribeiro)

Prato: Lasagne à Moda do Chef (Deliciosa massa italiana grano duro de lasagne, molho bechamel, requeijão Cremelino, camarão, pomodoro, parmesão de Alagoa e palmito).

Vintage Hamburgueria (Chefs: Natalia e Alexsandro)

Prato: Hambúrguer com Cremelino Empanado (Hambúrguer artesanal com queijo Cremelino empanado, maionese de manjericão, bacon artesanal e pão de hambúrguer com gergelim).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 1
Views:
699
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments