Leite espumado em segundos: Cremeira Tuttocrema Bialetti é testada - Territórios Gastronômicos

Leite espumado em segundos: Cremeira Tuttocrema Bialetti é testada

Será que a Cremeira faz mesmo um leite espumado e cremoso? É o que você vai conferir no teste feito pela Coffee & Joy.

Café especial

Será que a Cremeira faz mesmo um leite espumado e cremoso? É o que você vai conferir no teste feito pela Coffee & Joy.

Por Débora Reis, Coffee & Joy*

Para quem é fã de um bom cappuccino de cafeteira com leite vaporizado, temos uma ótima notícia: testamos a Cremeira Tuttocrema da Bialetti em dois drinks – um gelado e um quente – que promete entregar um leite espumado e muito cremoso, igual os de cafeteria. Mas será que a cremeira da Bialleti é tão diferenciada assim e realmente entrega tudo que ela promete? Assista o vídeo para descobrir.

Vídeo: Coffee & Joy

Características da Tuttocrema Bialetti

A Cremeira foi enviada numa caixinha super bem embalada, acompanhada de um card sobre como utilizá-la, instruções de limpeza e o manual de instruções gerais. Ela cumpre o papel de leiteira e de espumadora, uma vez que o recipiente pode ir ao fogo e a tampa conta com um êmbolo com dois filtros – semelhante ao da Prensa Francesa -, que vai airar o leite e dar a cremosidade e espuma esperados.

Ela é toda de alumínio e o seu interior é revestido com material antiaderente. Por isso, inclusive, é que a utilização de itens de metal no interior não é recomendada, justamente para não desgastar o antiaderente do produto.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

Teste 1

Espumar o leite gelado para fazer o drink iced latte com mel

Ingredientes:
Cubos de gelo: 3
Mel: 1 colher de sopa
Leite integral ou vegetal: 100 ml
Café especial: 100ml

Para esse drink gelado, utilizamos o café Amor de Carnaval, de torra média e que possui notas naturais de flor de laranjeira, framboesa, morango e chocolate, o que harmoniza bem com drinks com leite. O café foi feito numa proporção mais intensa e preparado na Prensa Francesa. Mas, é válido lembrar que o uso da Prensa Francesa não é obrigatório.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

Modo de preparo:

Seguindo as instruções contidas na embalagem da Cremeira, utilizamos cerca de 330ml de leite integral gelado, ou seja, ⅓ da capacidade dela. Depois disso, bastou tampar a Cremeira e utilizar o êmbolo, com movimentos repetidos para cima e para baixo até atingir a consistência desejada. Fizemos o processo durante cerca de 30 segundos.

E voilá! Deu super certo. Cremeira aprovadíssima com leite gelado! O leite ficou muuuuito cremoso e praticamente duplicou de tamanho.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

Para montar o drink, adicionamos em uma xícara todos os ingredientes, deixando o leite por último. E, para dar aquele charme, utilizamos o stencil para fazer uma latte art de um grão de café com cacau em pó!

Teste 2

Espumar o leite morno para fazer um drink quente: café + chocolate e leite cremoso

Ingredientes:
Chocolate meio amargo: 1 tablete
Leite integral ou vegetal: 100ml
Café especial: 100ml

Nesse drink, usamos também o Amor de Carnaval. A utilização de um café de qualidade é de extrema importância, uma vez que o café tradicional, extra forte, geralmente encontrado em supermercados, traze amargor à bebida devido à quantidade de impurezas moídas junto ao fruto e à torra carbonizada, feita para disfarçar essas impurezas. Veja aqui as diferenças de cafés de supermercado e cafés especiais.

Café especial
Amostra de café comum cru (à esquerda) e amostra de café especial cru (à direita)

Modo de preparo:

Da mesma forma que o drink gelado, utilizamos ⅓ da capacidade da Cremeira, conforme as indicações. O manual de instruções da Tuttocrema Bialetti informa que dá pra usar no fogão elétrico e no fogão a gás, sendo que, no segundo caso, o ideal é não deixar a chama maior do que a Cremeira para não danificar. No caso dos fogões elétricos, a recomendação é a utilização em fogo médio. Mas, atenção: é necessário retirar o leite do fogo assim que ele esquentar e antes de começar a ferver, senão ele não vai espumar.

Como o recipiente foi levado ao fogo, é importante que você se atente e tome cuidado para não se queimar durante o processo de espumação do leite. Basta segurar na alça da Cremeira ou então na própria tampa – de preferência, com um pano – e mexer repetidamente de baixo para cima.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

O leite quente espumou tão bem quanto o leite gelado. Fica uma espuma muito gostosa e bem cremosa.

Para completar o drink, em uma xícara, basta adicionar o café recém-preparado e o chocolate e mexer durante poucos minutos para que o chocolate derreta. Depois disso, é só adicionar cerca de 100ml do leite já espumado e misturar. Também utilizamos o stencil com canela em pó para decorar o drink e dar um charme a mais à bebida. A prova de fogo dessa espuma é justamente a canela na decoração. Ela não “afundou” no leite e isso comprova que a espuma é bem densa e encorpada.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

É claro que a Cremeira não é a única forma de espumar leite. Existem também outras maneiras. Aqui, neste post, você encontra outras formas que já testamos de fazer leite espumado. Mas pra quem gosta de ter um item para cada atividade, talvez ela seja indispensável. O leite fica bem mais espumado do que na Prensa Francesa, por exemplo.

Conteúdo originalmente publicado em Coffee & Joy: Tuttocrema Bialetti – Review completo da cremeira que faz leite espumado em segundos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 1
Views:
1805
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments