Território Vegano: vem aí o churrasco sem carne - Territórios Gastronômicos

Território Vegano: vem aí o churrasco sem carne

Churrasco vegano? Sim. Um cardápio especial só com receitas preparadas sem ingredientes de origem animal promete surpreender os convidados na capital mineira.

Churrasco vegano

Churrasco vegano? Sim. Um cardápio especial só com receitas preparadas sem ingredientes de origem animal promete surpreender os convidados na capital mineira.

Por Isabel de Andrade*

Quando um vegetariano ou um vegano é convidado para um churrasco é um Deus nos acuda. Esse tipo de evento costuma ser um pouco traumatizante para quem não consome carne e outros ingredientes de origem animal.

A jornalista Pollyanna Andrade, que é a locutora oficial do Mineirão, em Belo Horizonte, é vegetariana. Não come carne desde criança. Quando vai a um churrasco, precisa torcer para não voltar pra casa morrendo de fome. “Fico sempre na expectativa de ter um pão de alho ou uma muçarela”, revela. Para se prevenir, ela costuma levar na bolsa um pacote de biscoito ou de batata.

Churrasco vegano
A jornalista Pollyanna Andrade sempre leva na bolsa um pacotinho de biscoito ou de batata ( Foto: reprodução Instagram)

Maísa Caldeira, que também é jornalista, é vegetariana há 10 anos. Quando é convidada para um churrasco com os amigos tem uma estratégia infalível. Leva o seu próprio kit vegetariano, composto por batata, milho, tomate, abobrinha e maçã, para a sobremesa. Ela investe no cardápio de vegetais porque é intolerante à soja.

Churrasco vegano
A estratégia da jornalista Maísa Caldeira é levar o seu próprio kit vegetariano para o churrasco ( Foto: reprodução Instagram)

Para provar que é possível fazer um churrasco sem carne, Diego Viana, proprietário do Luvitá Vegan, Karim Amaral, da Doce Gêmea Veg, e Lilian Borges, do Lilavegui, se uniram para promover o primeiro churrasco vegano da capital mineira. “Queremos mostrar que é super possível um churrasco vegano incrivelmente saboroso, com tudo a que um bom churrasco tem direito”, explica Lilian.

Churrasco vegano
Diego Viana, Karim Amaral e Lilian Borges são os idealizadores do churrasco vegano, que será realizado no dia 27 de novembro em BH ( Foto: reprodução Instagram)

Buffet liberado

O evento será no dia 27 de novembro, de 12 às 16h, no Ateliê Cultural, que fica em um dos bairros mais boêmios de Belo Horizonte, o Santa Tereza. No cardápio do almoço haverá arroz branco, farofa especial, maionese defumada de batata, vinagrete e batata chips. Serão servidos diferentes tipos de carnes vegetais como bifes de corte, carnes no espeto, linguiça. E mais: cogumelos, legumes grelhados, pão de alho, tofu grelhado, acompanhados de molhos para churrasco. Para a sobremesa serão preparadas banana grelhada com calda de chocolate e mousse de chocolate.Serão servidas bebidas alcoólicas e não alcoólicas. E o som ficará por conta da DJ Ana Beer.

Churrasco vegano
O cardápio do churrasco vegano promete surpreender os convidados pelo sabor e pela variedade de pratos ( Foto: Pixabay)

Pollyanna Andrade ficou encantada com a iniciativa. Segundo ela, é uma forma de atender as pessoas que adotam o veganismo e o vegetarianismo. “Fantástica a iniciativa de promover essa cultura”, comenta.

A jornalista Maísa Caldeira também achou super interessante a proposta do churrasco vegano. Ela comenta que muitas pessoas buscam alternativas saborosas de receitas sem ingredientes de origem animal. “Essa é uma oportunidade para elas conhecerem esses novos sabores”, diz.

Possibilitar que as pessoas provem um cardápio inovador é a proposta dos organizadores do evento. E eles entendem que a experiência pode ser agregadora. Para isso, basta que “as pessoas estejam dispostas a conhecer novas formas de consumo de alguns alimentos e se abrirem para um universo novo de sabores que também tem essa capacidade de resgatar memórias e manter tradições”, enfatiza Lilian.

O churrasco é apenas o primeiro de muitos eventos que serão promovidos pelos proprietários do Liliavegui, Luvitá Vegan e Doce Gêmea Veg. A parceria entre eles surgiu da vontade de movimentar o veganismo na capital mineira. Em breve, eles pretendem criar um espaço multicultural com diversas ações voltadas para o fortalecimento desse estilo de vida. “Nós acreditamos muito que a construção de um movimento vegano forte precisa de ações que vão muito além do que os trabalhos que realizamos atualmente com nossas empresas”, finaliza Lilian Borges.

Serviço:

Churrasco Vegano
Data: 27/11
Horário: 12h às 16h
Local: Ateliê Cultural – Rua Divinópolis, 301, Santa Tereza, BH Preço: R$120 (PIX: chave: churrasveganobh@gmail.com). Crianças com menos de 3 anos não pagam. Crianças de 3 a 5 anos pagam meia entrada.
Informações: (38) 99194-1433

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lilian

Esse será o melhor evento desse ano!! 🥰🙌