Churrasco: Confira o Manual Básico do Mestre José Almiro - Territórios Gastronômicos

Churrasco: Confira o Manual Básico do Mestre José Almiro

Acompanhe as dicas do Mestre José Almiro e confira lindas fotos de carnes e do churrasco perfeito!

Acompanhe as dicas do Mestre José Almiro e confira lindas fotos de carnes e do churrasco perfeito!

Manual básico do churrasco – por “Churrasqueadas”, maior canal de churrasco das redes sociais no Brasil.

Costela

Brasileiro é um churrasqueiro nato? No âmbito social, das festas e reunião de família e amigos, com certeza. Mas no quesito preparo das carnes, de fato, muita gente ainda fica no bê-á-bá.

Confira no Manual Básico do Churrasco, indicado por José Almiro, churrasqueiro profissional e criador do canal Churrasqueadas (maior perfil de receitas de churrasco das redes sociais, também presente na TV) com dicas simples e definitivas para dar um upgrade no preparo dos alimentos na brasa e tornar a festa uma experiência gastronômica memorável.

A Churrasqueira

Churrasqueira

Parece óbvio, mas o bom churrasco começa pela churrasqueira. E é justamente aí que muito churrasco se perde. Tanto a churrasqueira adequada, quanto o seu preparo e manutenção durante o churrasco vão ditar o sabor e as lembranças do evento. Uma boa churrasqueira permite regular o ponto da carne. Para assar a carne no braseiro forte, coloque a grelha a 20cm da brasa. Para braseiro médio 40cm. E se quer descansar a carne, 60cm. Assim, a churrasqueira precisa permitir essas variações.

As carnes

Marmoreio da carne

A qualidade da carne tem menos a ver com o preço e forma (embalada ou in natura) e mais com a sua consistência. No caso do bife chorizo, por exemplo, é importante observar-se uma boa camada de gordura na parte superior da peça. Já o corte do contra-filé, o bife ancho, precisa ter o marmoreio, aquela gordura entremeada na carne, que vai proporcionar mais sabor e suculência. Essas dicas valem para outras carnes bovinas como picanha, fraldinha, costela. Para assar estes cortes, leve à churrasqueira no braseiro forte, e sele ambos os lados. Ao selar, forma-se uma crosta que dá o sabor especial. Depois suba a grelha para chegar no ponto desejado, mas caso queira uma carne mal passada, essa é a hora de servir. A carne forma um anel de gordura e fica toda vermelha por dentro.

Para carnes suínas e frango, a procedência conta bastante . Outra dica para churrasco de linguiça e frango, é assar em braseiro médio ou fraco, e seguir virando até o ponto desejado. O braseiro forte irá queimar por fora, mantendo a linguiça crua por dentro. Atenção: não fure a linguiça para não perder a suculência.

O Preparo

Acenda a churrasqueira no mínimo 30-40 minutos antes de começar o churrasco. Para isso, coloque carvão no meio da churrasqueira, adicione álcool em gel (mais seguro), acenda o fogo e não mexa mais. Aguarde até que se forme a brasa. Outro ponto básico, e não menos importante, são os utensílios para o churrasco, como uma boa faca, tábua para corte, refratários de tamanhos variados e pano de prato. “Se você usa uma faca comum de serra, o corte sai errado, rasga a carne, as fatias ficam irregulares e o sabor é afetado”, explica José Almiro. Para churrascos com cortes de bifes, o especialista recomenda cortes de 2 a 3 dedos de espessura, para conferir maciez e suculência.

O ponto da carne

Para saber o ponto da carne, a técnica é apertar no meio da peça. Se estiver muito macia, está mal passada; se oferecer leve resistência ao toque, significa que está ao ponto; se apresentar rigidez, indica um corte bem passado – nesse caso, a tendência é perder-se a suculência.

Picanha

Sal

Bife Ancho
Bife Chorizo

Antes ou depois? Depende do tipo de sal e preferência. No entanto, no caso de cortes em bifes, José Almiro recomenda salgar após assado, com parrilla, aquele sal entrefino.

Curso Churrasquedas

Fraldinha

Churrasco com técnica facilita os processos e valoriza a experiência, tanto do preparo, como da degustação.

Fraldinha

Para aprender mais e outros tipos de churrasco como costela fogo de chão, defumado, receitas, aproveite o curso Churrasqueadas. São mais de 60 aulas que vão do básico ao avançado. https://cursochurrasqueadas.com.br/

Picanha

Sobre o Churrasqueadas

Presente nas redes sociais há seis anos, o canal Churrasqueadas, comandado pelo churrasqueiro José Almiro, que ficou conhecido pelo o jargão “Hummm, bom, muito bom!“, bate recordes de audiência na web: são mais de 2 milhões de inscritos no Youtube (com total de 160 milhões de views), 4 milhões no Facebook (com total de 650 milhões de views), além dos mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram.

Os novos vídeos – que vão ao ar toda segunda e sexta – entregam receitas e técnicas variadas de preparo de cortes bovinos, suínos, aves, peixes e frutos do mar, além de acompanhamentos e pratos nada óbvios para incorporar ao clima de churrasco, como estrogonofe na brasa ou macarronada no disco arado. O especialista ensina também “truques” para churrasqueiros e, frequentemente, tem a companhia de convidados que vão de chefs e youtubers à personalidades.

O programa Churrasqueadas na TV também pode ser visto no Globoplay.

CHURRASQUEADAS

www.churrasqueadas.com.br

www.youtube.com/churrasqueadas

www.facebook.com/churrasqueadasoficial

@churrasqueadasoficial

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1130
Article Categories:
Curiosidades
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments