Museu da Cozinha Mineira deve ser inaugurado em 2024 - Territórios Gastronômicos

Museu da Cozinha Mineira deve ser inaugurado em 2024

O museu vai funcionar no casarão da Fazenda Boa Esperança e a restauração já começou.

Museu da Cozinha Mineira

O museu vai funcionar no casarão da Fazenda Boa Esperança e a restauração já começou.

Por Isabel de Andrade*

Em breve, Minas Gerais irá ganhar o Museu da Cozinha Mineira. A sede será o casarão histórico da Fazenda Boa Esperança, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Museu da Cozinha Mineira
Obras no antigo casarão da Fazenda Boa Esperança já começaram ( Foto: Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Luzia)

O primeiro passo para a concretização do projeto foi dado, o lançamento da pedra fundamental do museu. A Prefeitura de Santa Luzia cedeu o espaço e irá restaurar o imóvel. O Instituto Periférico será responsável pela concepção do local.

O Museu chega para materializar conhecimentos e acervos referentes às tradições, modos de fazer, culturas alimentares, personas, lugares e festas que compõem a diversidade e complexidade da cozinha mineira”, diz a diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro.

O objetivo do projeto é ressaltar a importância da culinária mineira. A ideia é receber turistas brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer mais sobre esse patrimônio cultural imaterial do estado.

Entre os atrativos do Museu da Cozinha Mineira estará um acervo que valoriza as receitas, os ingredientes e o saber envolvido na gastronomia. Também haverá exposições e mostras. E serão feitos investimentos em tecnologias que promovam a interação dos visitantes com o espaço.

As obras de restauração do casarão principal já começaram. O próximo passo será o desenvolvimento do plano de recuperação e do plano diretor para a ocupação das demais áreas da Fazenda Boa Esperança. O trabalho deve durar nove meses.

Museu da Cozinha Mineira
O lançamento da pedra fundamental do Museu da Cozinha Mineira reuniu o público no dia 25 de novembro ( Foto: Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Luzia)

A escolha de Santa Luzia como sede do Museu da Cozinha Mineira foi resultado de uma articulação entre a Prefeitura, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e o Governo de Minas Gerais. “É mais um passo do trabalho para tornar Santa Luzia uma referência de cultura e turismo na região metropolitana de Belo Horizonte”, comenta a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Joana Coelho.

Cozinha Colonial Mineira

Durante o lançamento da pedra fundamental, o Senac apresentou os resultados do Programa Primórdios da Cozinha Mineira em Santa Luzia. A pesquisadora gastronômica Vani Pedrosa se dedicou a um trabalho de pesquisa para identificar o papel da cidade na constituição da cozinha de origem do estado.

Vani explica que Santa Luzia teve uma grande importância na formação da Cozinha Colonial Mineira, principalmente, por sua alta produtividade agrícola que abastecia as cidades mineradoras, sua localização central no Quadrilátero Ferrífero e sua atuação no comércio fluvial via Rio das Velhas. “Além disso, por ser elemento de destaque na distribuição do sal, a cidade recebeu grande influência das nações europeias e também de culturas nacionais nascentes”, explica.

No Programa Primórdios da Cozinha Mineira, os pesquisadores do Senac buscam resgatar a história alimentar de origem, seus modos de fazer os pratos e usar ingredientes tradicionais, envolvendo toda a cadeia produtiva, por meio da qualificação, para fomentar o desenvolvimento das comunidades. E o objetivo é transformar os produtos locais e fortalecer a economia criativa local.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
342
Article Categories:
Turismo Gastronômico
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments