Receita de Ano Novo: bacalhau confit - Territórios Gastronômicos

Receita de Ano Novo: bacalhau confit

Bacalhau cozido no azeite para ser servido na ceia.

Bacalhau confit

Bacalhau cozido no azeite para ser servido na ceia.

Por Isabel de Andrade*

Um dos pratos tradicionais servidos na ceia de Ano Novo é o bacalhau, hábito que chegou ao Brasil com a vinda dos portugueses. E essa é uma excelente opção para você preparar para os seus convidados.

A receita do bacalhau confit é muito fácil de ser feita. O peixe é cozido no azeite e não é necessário levá-lo ao forno. Quem ensina é a chef Cláudia May. Tem vídeo com o passo a passo.

Bacalhau confit

Bacalhau confit

Rendimento: serve de 2 a 3 pessoas.

Ingredientes:
Bacalhau em posta já dessalgado: 800 gramas
Azeite: 800ml
Azeitonas roxas: 7
Alho: 4 dentes
Sálvia: 2 folhas
Alecrim: 1 raminho
Tomilho: 1 raminho
Pimentas pretas: 3 grãos
Sal: a gosto

Modo de preparo:
Primeiramente, vamos aromatizar o azeite, que poderá ser reaproveitado em outros preparos de peixe, porém deve ser coado para ser armazenado. Em uma panela, coloque o azeite, acrescente os temperos e mexa apenas para incorporar. Coloque a panela no fogão e ligue o fogo, sempre fogo baixo. Não pode ferver, senão o azeite irá amargar. Esse é o segredo do Confit de Bacalhau.

Assim que começarem a aparecer as bolhinhas, antes de ferver, acrescente o bacalhau com a pele virada para baixo. O azeite precisa cobrir a posta, por isso fique atento ao tamanho da panela. Deixe cozinhar por 18 minutos. O tempo ideal é quando as lascas de bacalhau aparecem e começam a desgrudar da espinha. Confira no vídeo.

Acrescente as azeitonas e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe o bacalhau descansar no azeite por 10 minutos. Após o tempo de descanso, o bacalhau está pronto para ser servido.

Dicas da chef:

  • Caso perceba que em algum momento o azeite vai ferver, apenas desligue o fogo e aguarde as bolhas sumirem. Mesmo assim, continue considerando o tempo descrito acima.
  • Não carregue nas azeitonas. Caso utilize muitas azeitonas, o azeite irá ficar roxo e forte. O ideal para 800ml de azeite são de 5 a 7 unidades de azeitonas. Lembre-se de respeitar o tempo de cozimento e de descanso.

Serviço:
Instagram: @nacozinhacomclaudinha

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
646
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments