O queijo nosso de cada dia - Territórios Gastronômicos

O queijo nosso de cada dia

O Dia Nacional do Queijo é celebrado em 20 de janeiro. E, como o mineiro entende bem do assunto, ele faz do queijo o protagonista de receitas que são um sucesso.

Queijo

O Dia Nacional do Queijo é celebrado em 20 de janeiro. E, como o mineiro entende bem do assunto, ele faz do queijo o protagonista de receitas que são um sucesso.

Por Isabel de Andrade*

O queijo é o grande diferencial de uma das quitandas que fazem mais sucesso na Cafeteria da VF Ateliê, o pão de queijo. É claro que a receita leva polvilho, ovos, leite e manteiga, como manda a tradição. Mas, o diferencial é a quantidade de queijo. Ele representa 50% dos ingredientes.

Queijo
A quantidade e a qualidade do queijo são grandes diferenciais da receita ( Foto: reprodução Instagram)

E não é só isso. O queijo usado no preparo do quitute é comprado diretamente de pequenos produtores do Serro e Santa Maria, no interior de Minas Gerais. Além de incentivar a produção local, a intenção é preparar um pão de queijo bem caseiro. “O sabor e a textura são originais e o gostinho, único e tradicional”, explica a confeiteira Vanuza Fagundes, proprietária da VF Ateliê.

Queijo
Vanuza Fagundes, da VF Ateliê, diz que o segredo do sucesso do pão de queijo é o queijo usado na receita ( Foto: reprodução Instagram)

A receita também tem um segredinho especial que Vanuza não conta a ninguém. Afinal, foi passada de geração em geração. É uma receita única. Mas, um detalhe, a confeiteira revela. Ela mesma cuida da cura do queijo durante um período que pode variar de 30 a 45 dias. “O resultado é uma casquinha crocante e, por dentro, uma massa muito saborosa e macia”, diz Vanuza.

Queijo
Queijo é curado por cerca de 30 a 45 dias para utilização na receita do pão de queijo da VF Ateliê (Foto: reprodução Instagram)

Na cafeteria, que fica no Alphaville, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, e foi inaugurada em março de 2022, o pão de queijo é preparado todos os dias. São fornadas e mais fornadas para que ele seja servido fresquinho. E ele vai muito bem com acompanhamentos como manteiga de vinho, manteiga de mostarda com mel, manteiga de café, doce de leite, requeijão… Todo esse cuidado no preparo faz da quitanda uma das mais queridinhas do local.

Paraíso dos queijos

O queijo também é o protagonista de todas as receitas feitas pelo Guilherme Vieira, proprietário do Roça Capital, que fica no Mercado Central, em Belo Horizonte. O Roça é o paraíso dos queijos. Lá, é possível encontrar verdadeiros tesouros produzidos em diferentes cantos de Minas Gerais e também de outras localidades do país.

Queijo
Guilherme Vieira, proprietário do Roça Capital, faz do queijo o grande protagonista de receitas incríveis ( Foto: reprodução Instagram)

Passear pelo perfil do Roça Capital no Instagram (@rocacapital) é uma experiência incrível. Lá, o seguidor encontra receitas incrivelmente saborosas e atrativas. E elas, é claro, têm como ingrediente indispensável o queijo: bolo doce de queijo, bolinho de queijo, pudim de queijo, brigadeiro de queijo, polenta de queijo e por aí vai.

Queijo
Pudim de queijo com goiabada: uma das receitas preparadas pelo Guilherme Vieira ( Foto: reprodução Instagram)

As receitas são feitas e compartilhadas pelo Guilherme. São fáceis de serem preparadas e muito convidativas. O queijo presente nas quitandas, doces e pratos salgados traz aquele gostinho inconfundível da “roça”, uma vez que o Roça Capital encurta distâncias ao fazer a ponte entre os produtores e os consumidores.

Dia Nacional do Queijo

E quando se fala em produtores, o número é impressionante. Em Minas Gerais, são cerca de 30 mil produtores. Eles são responsáveis pela fabricação de aproximadamente 40 mil toneladas de queijo por ano. Com a maior bacia leiteira do país, o estado responde por cerca de 40% de todo o queijo produzido no Brasil.

Queijo

E o modo de fabricar o Queijo Minas Artesanal está prestes a receber da Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Não é para qualquer um. De queijo, o mineiro entende e muito bem!

É por essas e outras que no Dia Nacional do Queijo, fica a homenagem dos Territórios Gastronômicos a todos os envolvidos na preservação desse patrimônio. Um tesouro que faz parte da identidade gastronômica e da cultura do povo mineiro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
461
Article Categories:
Curiosidades
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments