Quintais de Minas: Guisado de quiabo, chuchu, abobrinha e jiló - Territórios Gastronômicos

Quintais de Minas: Guisado de quiabo, chuchu, abobrinha e jiló

Confira mais uma receita dos quintais de Minas Gerais, publicada no guia Sabores de Minas. Guisado de chuchu com abobrinha e jiló.

Confira mais uma receita dos quintais de Minas Gerais, publicada no guia Sabores de Minas. Guisado de chuchu com abobrinha e jiló.

Guisado de quiabo, chuchu, abobrinha e jiló

Receita Guia Sabores de Minas*

(foto: Euler Junior/EM)

Ingredientes:

– 1 abobrinha picada em cubinhos

– 2 chuchus picados

– 500 g de quiabo picado

– 2 jilós picados

– Gordura de porco para fritar

– Tempero a gosto

– 1 tablete de caldo de galinha

Modo de Preparo:

Em uma panela, dar um choque no quiabo em gordura quente, suficiente para cobrir. Isso vai impedir que ele babe. Retirar e deixar escorrer bem e secar em um papel toalha. Em outra panela, aquecer duas colheres (sopa) de gordura, pôr o tempero, o caldo e os legumes. Pingar água até que todos estejam macios. Servir com angu.

*Receita fornecida por Renata Steling e Edna Barcelos Sena, de Caeté

Preciosos fogões de Caeté

(foto: Euler Junior/EM)
(foto: Euler Junior/EM)

A aventura pelos sabores de Caeté se aproxima do momento da despedida. E, para completar a bagagem, nada como uma comidinha simples, mas repleta de paladar, como os guisados. Legumes refogadinhos, tempero e alegria. Feijão novo, angu e arroz para acompanhar. Do fogão, o carinho que dá o tom. E na mesa, a satisfação com o que é trivial, mas não deixa de fazer salivar. Combinando todos estes elementos, a caeteense Edna Barcelos Sena vai para a cozinha para repetir a receita preparada pela mãe nos almoços da infância.

Abobrinha, chuchu, quiabo e jiló se combinam com harmonia na panela e agradam quem está na fila já com o prato à mão. Junto com a colega Renata Steling, Edna apresentou a iguaria no 1º Festival de Guisado de Caeté, que agraciou o público com clássicas receitas caseiras.

A mala dos viajantes é fechada com mais essa saborosa lembrança. De Caeté, fica imagem de uma terra cujo ouro, hoje, é a gente que lá vive.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Caeté está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments