Chaleira de bico fino X chaleira normal: qual é a melhor para fazer café? - Territórios Gastronômicos

Chaleira de bico fino X chaleira normal: qual é a melhor para fazer café?

Qual é o tipo de chaleira que garante um café mais gostoso, mais apurado? Para descobrir, confira a coluna do Coffee&Joy.

Café especial

Qual é o tipo de chaleira que garante um café mais gostoso, mais apurado? Para descobrir, confira a coluna do Coffee&Joy.

Por Débora Reis, Coffee&Joy*

O café é uma bebida faz parte do cotidiano de quase todo brasileiro. As chaleiras são utensílios importantes na hora de preparar o café, mas afinal, qual a diferença entre as chaleiras normais e as chaleiras de bico fino? Existem vários tipos de chaleiras no mercado e a pergunta é: será que elas interferem no sabor do café?

Vídeo: Coffee&Joy

Antes de tudo, precisamos entender melhor a relação da água com o café. Por que utilizamos água quente para prepará-lo? Acontece que o café é um fruto formado por vários compostos aromáticos e sólidos solúveis – que são responsáveis pelas características do café, tais como a acidez, sabor, entre outras.

Para dissolver esses compostos, é preciso de duas variáveis: tempo e temperatura. E é por isso que utilizamos água quente para preparar o café, uma vez que a água fria ou em temperatura ambiente não é capaz de dissolver as moléculas do café rapidamente e, consequentemente, não extrai todo o sabor que o fruto pode oferecer.

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Um exemplo claro disso é o cold brew. Ele é feito com a água em temperatura ambiente e, para que o sabor do café seja extraído, ele precisa ficar cerca de 12 horas em infusão, na geladeira.

Tratando-se dos métodos coados, a grande diferença das chaleiras é o bico fino: ele oferece maior controle do fluxo da água. Mas, por que isso é tão importante? Uma vez que o tempo é uma variável relevante no preparo do café, a chaleira de bico fino é muito bem-vinda. Isso porque, ao controlar a quantidade de água utilizada, conseguimos extrair melhor o sabor do café.

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Veja só: na Prensa Francesa, recomenda-se a infusão do café durante quatro minutos. Já no espresso, a água passa rapidamente pelo café – cerca de 30 segundos. Nos métodos coados, recomenda-se que a infusão seja feita em 30 segundos e a extração do café, em três minutos.

O controle da água na pré-infusão é muito importante porque é como se estivéssemos “acordando” o café. É nesse momento que começamos a hidratar o pó de café e, assim, o aroma e sabor são liberados. Depois disso é que a extração do fruto se inicia.

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Na prática

As chaleiras normais depositam a água muito rapidamente e em grande quantidade no café. Como não temos controle sobre isso, não existe separação das etapas (pré-infusão, infusão e extração). Assim que depositamos a água no pó de café, a extração começa. Isso faz com que percamos a complexidade do café.

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Apesar disso, não significa que o café feito com as chaleiras de bico grosso ou com as leiteiras, por exemplo, seja ruim. Ele só vai ser menos complexo que um café preparado com as chaleiras de bico fino, ou seja, a percepção das notas sensoriais vai ser um pouco mais difícil.

Todavia, não adianta esperar um bom resultado sem utilizar um café de qualidade. Os cafés tradicionais geralmente possuem uma torra excessiva, até carbonizada – por isso, a cor mais escura -, para disfarçar as imperfeições dos grãos utilizados e as impurezas que o acompanham.

Vale lembrar que o café aceita tudo! Para quem gosta de sentir todas as notas do café, sua complexidade, as nuances e brincar com os métodos de preparo, as chaleiras de bico fino são de grande importância. Mas elas não são primordiais: dá sim para fazer um café excelente sem a utilização das mesmas. No fim, o que importa é que o café seja bom para quem está experimentando.

Conteúdo originalmente publicado em Coffee&Joy: Chaleira de bico fino x chaleira normal – qual é a melhor para fazer café?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments