Café gelado: por que não é comum no Brasil? - Territórios Gastronômicos

Café gelado: por que não é comum no Brasil?

Café especial

Por Débora Reis, Coffee&Joy*

Café gelado é super comum em outros lugares do mundo. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e ele faz parte do DNA nacional. Então, por que a gente só tem o costume de tomar café quente? É o que você vai descobrir.

Vídeo: Coffee&Joy

A gente vê em filmes e séries estrangeiras muita gente tomando café gelado. E por outro lado, aqui, não é tão comum. Isso tem relação direta com o tipo de café que é usado.

Qualidade do café

Existem vários tipos de café. Se pensarmos em uma pirâmide, o café especial estaria no topo. Logo abaixo, encontramos o café gourmet e o superior. E na base da pirâmide, está o café tradicional ou extra forte. Esse é o tipo de café mais consumido no Brasil.

Café especial

Esse café que encontramos em qualquer supermercado é feito de uma matéria-prima de menor qualidade e pode ter defeitos: às vezes, má formação no próprio grão, gravetos, pedras, paus etc. Para disfarçar tudo isso, ele é torrado ao extremo, carbonizado, e se torna o extra forte que conhecemos. O resultado é um café amargo e com a necessidade de colocar açúcar.

Quando esse café esfria, ele fica ainda mais amargo. Por isso, quase ninguém toma café frio.

Temperatura dos alimentos

É mais difícil para o nosso paladar reconhecer o sabor dos alimentos e bebidas quando eles estão em alta temperatura. Por exemplo, quando vamos experimentar uma comida direto da panela, precisamos assoprar para sentir o sabor.

Por ser amargo de natureza, o café tradicional é consumido extremamente quente. Quando frio ou até mesmo em temperatura ambiente, não conseguimos beber e logo taxamos café gelado ou frio como “ruim”.

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Café gelado tem que ser de qualidade

A gente sente ainda mais o sabor, doçura e notas sensoriais quando o café está mais frio. Por isso, o café gelado é muito comum em cafeterias – lugar onde se trabalha com um café de maior qualidade.

O café especial é o tipo de café mais exportado pelo Brasil. Por isso, é muito comum ver em séries estrangeiras o consumo de café gelado.

Mas, cada vez mais pessoas estão descobrindo que o café pode ser ainda melhor. Ele é um alimento rico em sabores e muito versátil. E na coffee&joy, buscamos levar esses cafés de qualidade para as casas de várias pessoas ao redor do Brasil, conectando produtores e consumidores. Aprenda a preparar três receitas de café gelado em casa.

Café coado com laranja

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Ingredientes:
2 fatias de laranja
20g de café especial (2 colheres de sopa)
200ml de água fervida
Gelo

Modo de preparo:
Faça a pré-infusão do café normalmente. Antes de partir para a infusão completa, adicione uma fatia de laranja ao pó de café e continue a extração.

Em um copo, adicione gelo, uma fatia de laranja e, por fim, o café.

Café com raspas de coco

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Ingredientes:
Raspas de coco
100ml de café especial

Modo de preparo:
Prepare o café da maneira que preferir. Encha um copo com gelo, adicione as raspas de coco e em seguida, o café.

Gelo de café com leite cremoso

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Ingredientes:
Leite cremoso
Gelo de café especial

Modo de preparo:
Espume o leite da maneira que preferir. Nós utilizamos a Prensa Francesa, mas se você não tem uma em casa, pode espumar de outras maneiras.

Adicione o café já preparado em um copo. Em seguida, adicione o leite. Misture antes de beber.

Enjoy!Conteúdo postado originalmente em Coffee&Joy: A verdade sobre o café gelado – por que não é comum no Brasil?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 1
Views:
880
Article Categories:
ColunaUncategorized
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments