Pingado de padaria gourmet: café com leite cremoso - Territórios Gastronômicos

Pingado de padaria gourmet: café com leite cremoso

Cappuccino de cafeteria e pingado de padaria. Confira na coluna do Coffee&Joy, a receita que une esses dois.

Pingado gourmet

Cappuccino de cafeteria e pingado de padaria. Confira na coluna do Coffee&Joy, a receita que une esses dois.

Por Débora Reis, Coffee&Joy*

O café aceita tudo – menos desaforo (rs). Tomar café é bom em qualquer lugar: seja na padaria, em casa, no aeroporto, na faculdade, no trabalho ou numa cafeteria. Uns preferem o cappuccino da cafeteria e outros optam pelo pingado da padaria; mas por que não juntar os dois?

Vídeo: Coffee&Joy

Para honrar a tradição, o pingado gourmet pode ser servido no copo lagoinha, considerado um patrimônio em Belo Horizonte. Fora de Minas, ele até é conhecido por outro nome, o famoso copo “americano”.

E de onde veio o “lagoinha”, então? O nome vem do bairro Lagoinha, localizado na região Noroeste da cidade, o berço gastronômico e boêmio de Belo Horizonte, onde o copo foi comercializado pela primeira vez. Desde então, ele compõe a mesa dos brasileiros e se faz presente o dia inteiro: desde a hora do café até a hora da cachaça.

Uma outra curiosidade: o copo lagoinha foi eleito em Belo Horizonte e pelos demais mineiros como o melhor copo do mundo para se tomar cerveja! Então, vamos combinar: esse nome é muito mais legal!

Para fazer um capuccino de cafeteria, é necessário um café espresso e um leite bem vaporizado na máquina de espresso. Já o pingado da padaria, leva só café e leite.

Para turbinar o clássico pingado de padaria, vamos fazer um leite cremoso com o que todo mundo tem em casa: uma garrafinha de plástico.

Outra parte importante é a qualidade do café. Por isso vamos, usar o café Chocomoca, um café raríssimo devido ao seu grão, que tem uma anomalia bem difícil de encontrar e que acaba armazenando mais doçura. O preparo foi no filtro de papel mesmo. A proporção que recomendamos é 1 colher de sopa de pó de café para 1 copo lagoinha de água (cerca de 13g para 130ml).

Pingado gourmet
Foto: Coffee&Joy

Pingado gourmet

Ingredientes:
30ml de leite
100ml de café especial

Modo de preparo:
Em uma garrafa, adicione cerca de 30ml de leite e chacoalhe bastante, até que o leite fique cremoso. Esse processo também pode ser feito com a prensa francesa ou espumador de leite.

Em um copo ou xícara, adicione 100ml de café. Em seguida, adicione o leite já espumado.

Enjoy!

Conteúdo publicado originalmente em Coffee&Joy: Café com Leite Cremoso – Pingado de Padaria Gourmet

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
798
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments