Bárbaros BBQ – Edição Sustentável: Chef Idolo Giusti apresentará a carne de fumeiro no moquém

Chef Idolo Giusti implanta e coordena iniciativas sustentáveis no Bárbaros BBQ que, tem pela primeira vez iniciativas sustentáveis, implantadas e coordenadas também pelo chef

Chef Idolo Giusti implanta e coordena iniciativas sustentáveis no Bárbaros BBQ que, tem pela primeira vez iniciativas sustentáveis, implantadas e coordenadas também pelo chef

Bárbaros BBQ – Edição Sustentável

Objetivo é ser o primeiro grande evento de churrasco 100% sustentável

O chef Idolo Giusti – especializado em culinária ancestral e mateira – participará pela terceira vez do Bárbaros BBQ, que desta vez acontecerá no dia 04 de março, no espaço ARCA, na capital paulista, das 13h às 22h.

Já conhecido por resgatar ingredientes, receitas e cultura, levará para a 9ª edição do evento, que é open bar e open food, a carne de fumeiro típica de Maragogipe, no Recôncavo Baiano. “É uma homenagem ao ícone no preparo de carne de fumeiro, o Playboy, que infelizmente nos deixou recentemente. Ele era neto de escravos que no início faziam a carne de fumeiro na cidade”, conta Giusti, que fez uma breve imersão com Antônio Conceição, em 2017, quando vivenciou todo o processo, do abate até a finalização. “Farei no método dele, no rústico que eu me identifico demais”, completa.

Além do jeito tradicional no preparo da carne, exatamente como é feito na região, o chef também irá construir o moquém, (do tupi antigo moka’) que é uma grelha de madeira verde usada para defumar carnes e peixes. Com certeza esta estrutura será um diferencial e um atrativo para a estação, bem ao jeito de Giusti, de ser criativo tanto na comida como no visual e apresentação do espaço que trabalha.

Para acompanhar a carne de fumeiro de copa lombo, os visitantes poderão se deliciar com a farofa de farinha de copioba – também tradicional da Bahia -, vinagrete assado com cogumelos da mata atlântica e biri-biri.

Edição sustentável

Ser o primeiro grande evento de churrasco 100% sustentável. É com este objetivo que o chef Idolo Giusti foi convidado pela organização do Bárbaros BBQ para desenvolver, implantar e coordenar um programa de metas sustentáveis. “Não faz mais sentido oferecer qualidade nas estações, nos insumos e na participação de renomados chefs se isso não está alinhado com a sustentabilidade, que faz pensar além do evento em si, mas em tudo que ele pode gerar”, explica Giusti. “Um evento responsável precisa potencializar benefícios e minimizar impactos. É o que faremos a partir desta edição de forma consciente e organizada”, afirma.

O projeto busca zerar o desperdício de insumos e alimentos, destinar corretamente os excedentes e reciclar resíduos de maneira justa e limpa. “Este evento será o start onde colocaremos muitas iniciativas em prática; a expectativa é que já na última edição deste ano os processos já estejam no automático e que possamos comemorar o 100% sustentável e todos os benefícios para o meio ambiente decorrentes disso”, conta.

Para apresentar os resultados esperados será necessária a colaboração de todos os envolvidos, uma ação conjunta para o bem comum. Assim, fornecedores e parceiros precisarão também ser 100% sustentáveis. A ideia é trabalhar somente com quem tem o mesmo pensamento do Bárbaros em relação à preservação; quem não tem, precisará se adequar.

Na prática, nesta edição haverá reutilização e distribuição de alimentos excedentes já processados, reciclagem e destinação correta dos resíduos gerados, como óleo, plástico, papel, latas de alumínio, vidro e orgânicos, cuja verba será revertida para o Parque estadual do Juquery, adotado pelo evento, e uso de água de reaproveitamento para limpeza em geral, por exemplo.

Também faz parte das iniciativas, a alimentação para voluntários da operação “Embarcada”, dia 22 março, realizada no sistema Cantareira e organizada pelo parque, e plantio de mudas e preservação dos recursos hídricos para compensar carbono.

“Estamos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por enquanto, mais especificamente com três deles: Fome Zero e Agricultura sustentável, Água potável e saneamento e Consumo e produção responsáveis (SÃO ESTES MESMO??)”, diz o chef.

O evento conta, além da gastronomia, com atrações musicais e espaço kids com monitores, por exemplo, e os ingressos estão à venda pelo www.ingresse.com.

Idolo Giusti

Especializado em culinária mateira, o chef Idolo Giusti aproveitou o isolamento para aprimorar técnicas e, principalmente, aprofundar os estudos sobre o cerrado. Para isso, realizou uma imersão de cerca de um ano e meio na região sul do estado de Minas, da forma que mais gosta: em contato com folhas, plantas, raízes, frutos e cultura da região.

Retomados os eventos, tem participado de grandes festivais de churrasco e feito curadorias, como no Churrascada, sobre assuntos do mato, sempre que possível enfatizando a utilização de ingredientes locais.

Na bagagem, leva participações em programas como “Hell´s kitchen”, do Sbt e “A Batalha – Food Truck”, transmitido pela GNT. Em 2014, o chef subiu o Aconcágua. Pelo projeto ‘Cozinhando nas Alturas’, que surgiu em 2012, o chef foi convidado pela equipe da Mercedes-Benz a cozinhar a bordo do veleiro interoceânico de Mike Horn, famoso explorador e aventureiro sul-africano.

De origem italiana, portuguesa e espanhola, Giusti vem de um berço de ouro em termos culinários. Há um século, seus bisavós e avós, com muita garra e determinação, chegaram ao Brasil e à Serra da Cantareira. Colonizadores, agricultores e fazendeiros, deram origem à história do chef. Com essa predisposição, que está no sangue da família, e experiência somadas à paixão pela comida, o chef cozinha e troca experiências com grandes mestres da gastronomia – de forma profissional há 15 anos, tempo que o permitiu passar por diversas cozinhas no Brasil e Argentina.

Bárbaros BBQ

Data: 04 de março de 2023

Horário: das 13h às 22h

Local: ARCA – Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP

Ingressos: www.ingresse.com/barbaros-bbq-sao-paulo-2023

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 1
Views:
481
Article Tags:
Article Categories:
AconteceChefs e Mestres
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments