Chef Estradeiro: estreia na Band novo programa do chef Eduardo Avelar - Territórios Gastronômicos

Chef Estradeiro: estreia na Band novo programa do chef Eduardo Avelar

Pé na estrada, uma boa prosa e cozinha simples e saborosa. São os ingredientes que não vão faltar na série que vai mostrar o universo dos caminheiros que rodam pelo nosso país.

Chef Estradeiro

Pé na estrada, uma boa prosa e cozinha simples e saborosa. São os ingredientes que não vão faltar na série que vai mostrar o universo dos caminheiros que rodam pelo nosso país.

Por Isabel de Andrade*

Ele está de volta às telinhas. Sim. O chef e pesquisador Eduardo Avelar, idealizador e criador dos Territórios Gastronômicos, acaba de estrear o programa Chef Estradeiro. A série é exibida pela Band Rio e pode ser vista também pelo canal da emissora no Youtube. Confira o primeiro episódio.

A viagem do chef Eduardo Avelar começa por Minas Gerais, estado com a maior malha viária do país. Minas também é uma das regiões mais diversas e ricas do Brasil quando se trata de gastronomia.

Pelas bandas das rodovias mineiras, o chef conheceu a cozinha do José Rito, um caminhoneiro muito simpático que tem 40 anos de estrada. Ele é também um excelente cozinheiro e faz questão de preparar as próprias refeições todos os dias.

Chef Estradeiro
O caminhoneiro Zé Rito preparou costelinha com quiabo, arroz, feijão e angu ( Foto: reprodução YouTube)

Os dois emendaram uma prosa daquelas e nós, telespectadores, pudemos conhecer um pouquinho mais sobre a história de vida do Zé Rito. Casado, com duas filhas e três netos, ele costuma fazer a rota Espírito Santo Goiás e chega a ficar 30 dias longe de casa. “O coração dói”, conta o caminhoneiro com os olhos cheios de lágrimas.

O programa é uma maneira de homenagear os caminhoneiros. Esses profissionais carregam o Brasil nas costas, desenvolvem esse país e nem sempre são reconhecidos“. Chef Eduardo Avelar.

Ao lado do caminhão, Zé Rito preparou uma refeição daquelas: costela com quiabo, arroz, feijão e angu feito com fubá de moinho. “Fica mais gostoso”, explica o caminhoneiro. Tempero de alho e sal socados na hora e banha de porco para dar mais gosto na comida. E, no momento de provar o prato, eis que chegou mais um convidado, o também caminhoneiro “Tinelão”.

Cozinha simples e gostosa

O chef também coloca a mão na massa. Nesse primeiro episódio, Eduardo Avelar preparou costela, quiabo, abóbora e cebola na brasa ali mesmo, em uma parada na rodovia, junto com o Tinelão. “A grande sofisticação da cozinha está na simplicidade. A cozinha chique é isso: simples e gostosa”, comenta o chef.

Chef Estradeiro
Tinelão e chef Eduardo Avelar: cozinha simples e gostosa ( Foto: reprodução YouTube)

São esses personagens que vão cruzar o caminho do chef Eduardo Avelar ao longo do trajeto do Chef Estradeiro. A ideia é bater aquele papo gostoso para conhecer mais sobre o universo desses profissionais e cozinhar junto com eles.

Chef Estradeiro
Não perca: Chef Estradeiro, com o chef Eduardo Avelar, na Band Rio e no canal da emissora no YouTube ( Foto: reprodução YouTube)

A primeira temporada de Chef Estradeiro terá 12 episódios. O programa é exibido às quartas-feiras, às 13h, na Band Rio. Perdeu a apresentação? Então, corra para o YouTube para acompanhar cada parada do chef Eduardo Avelar pelas estradas do Brasil afora.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 1
Views:
801
Article Categories:
Chefs e Mestres
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments