Território Vegano: Páscoa inclusiva e inovadora

Ovo de Páscoa sem nenhum ingrediente de origem animal. Sim. A Páscoa é para todos e não faltam opções para quem é vegano. Confira a entrevista com os idealizadores da Casa Umbigo, que prepararam um cardápio bem inclusivo e inovador.

Ovo de Páscoa vegano

Ovo de Páscoa sem nenhum ingrediente de origem animal. Sim. A Páscoa é para todos e não faltam opções para quem é vegano. Confira a entrevista com os idealizadores da Casa Umbigo, que prepararam um cardápio bem inclusivo e inovador.

Por Isabel de Andrade*

Ovo de Páscoa vegano, ovo sem glúten, ovo zero açúcar, trufas e Nhá Benta veganas… A Casa Umbigo, que fica em Belo Horizonte e será inaugurada em breve, caprichou no cardápio de Páscoa para oferecer opções que atendam a diferentes tipos de públicos.

Nós, dos Territórios Gastronômicos, batemos um papo com os idealizadores desse projeto, que promete ser um sucesso: Lilian Borges, do Lilavegui; Karim Amaral, da Doce Gêmea; e Diego Viana, da Luvitá. Confira a entrevista.

Ovo de Páscoa vegano
Lilian Borges, do Lilavegui, Diego Viana, da Luvitá, e Karim Amaral, da Doce Gêmea, se uniram para criar a Casa Umbigo, onde irão oferecer vários produtos veganos ( Foto: divulgação)

Como foi pensada a elaboração do cardápio de Páscoa?

Para a elaboração do cardápio da primeira Páscoa Umbigo, nós partimos de dois princípios. Primeiro, ser o mais inclusivo possível. Então, além de todos os ovos serem veganos, a maior parte é sem trigo e temos também opções zero açúcar.

Segundo, quisemos fazer diferente, investir na inovação. Então, desenvolvemos ovos que não são muito comuns de se ver na Páscoa, com casquinhas que fogem da obviedade do chocolate, com sabores complexos e com produtos que são uma novidade no meio vegano.

Quais são os produtos que vocês desenvolveram?

Temos ovos com casca de cookie e recheio de Nutella com chocolate branco. Tudo na versão vegana, claro.

Ovo de Páscoa vegano
Ovo de Páscoa vegano: casca de cookie com recheio de Nutella e chocolate branco ( Foto: divulgação)

Outra opção são os ovos com casca de brownie, recheado com a nossa inovadora Nhá Benta, que é mais docinha e casa muito bem com o sabor intenso do nosso brownie, que é bem chocolatudo.

Como estamos num período de calor intenso, quisemos trazer um ovo bem refrescante para o cardápio. E isso ficou por conta do nosso ovo de pistache com limão. Uma combinação de dulçor e acidez na medida certa! Uma delícia!

Ovo de Páscoa vegano
Páscoa refrescante: ovo vegano de pistache com limão ( Foto: divulgação)

Tem ovo com pipoca. É pipoca mesmo?

Simmm! É pipoca mesmo! As casquinhas de chocolate ficam incríveis com texturas crocantes. E nada melhor que um ingrediente bem brasileiro para trazer essa textura: pipoca! E o resultado é surpreendente! Nós amamos!

Ovo de Páscoa vegano
Inovação: ovo de Páscoa vegano recheado com pipoca ( Foto: divulgação)

O Ovo Nhá Benta é uma inovação. Como vocês conseguiram fazer a Nhá Benta sem ovos, já que o ingrediente é a base da receita? Pode contar ou é segredo? Rs…

Hahaha… não existe segredo! Na confeitaria vegana, sempre temos que ser criativos com as substituições para não usar ingredientes de origem animal. Mas não existe magia. Tudo é feito com conhecimento, técnica.

Ovo de Páscoa vegano
Delícia: ovo vegano com casca de brownie e recheio de Nhá Benta ( Foto: divulgação)

Na Nhá Benta tradicional, as claras de ovos são usadas para dar volume ao merengue. No caso da Nhá Benta vegana, nós usamos um agente emulsificante para desempenhar esse papel, reequilibrando também os demais ingredientes da receita.

Para quem quiser fugir dos ovos, há opções de latinhas personalizadas.

Temos duas opções de produto nas nossas latinhas personalizadas. A lata Nhá Benta, com seis unidades de bombom Nhá benta, divididas entre os sabores: Nhá benta com doce de não leite (nosso doce de leite à base de leite de castanha de caju), Nhá Benta com geleia de maracujá e Nhá Benta com geleia de morango.

A outra opção é a lata com trufas zero açúcar. São sete unidades de trufas de chocolate zero açúcar com creme à base de tâmaras e castanhas.

Ovo de Páscoa vegano
Caixinhas personalizadas com bombons Nhá Benta também são opção para a Páscoa Vegana ( Foto: divulgação)

Por que vocês escolheram o nome Casa Umbigo?

Umbigo é o portal de conexão entre o indivíduo e o mundo externo. É o elo que nutre, que cuida, que acolhe. É conexão com a ancestralidade, com nossas raízes e com nossa essência.

A Casa Umbigo nasceu com o intuito de mostrar que o veganismo é muito mais do que aquilo que comemos. Veganismo é movimento e libertação!

Nós estamos criando um espaço acolhedor e dinâmico ao mesmo tempo, um ambiente onde você vai se sentir especial, vai se sentir em casa!

A Casa Umbigo é movimento, é criação, é parceria, é conexão!

A Casa Umbigo deve entrar em funcionamento em breve. Dá para adiantar como será essa novidade?

A Casa Umbigo será um espaço múltiplo. Teremos um café com diversos produtos feitos por nós, além de um empório com uma variedade de produtos de produtores parceiros.

A Casa também será um espaço para eventos próprios e de terceiros, com a opção de serviço com buffet completo, tudo vegano, claro.

Lá, também teremos parceiros fixos ocupando alguns espaços da casa, como estúdio de tatuagem, terapias diversas, aulas de Yoga… Enfim, o nosso espaço será diverso e mutável. Será preciso acompanhar bem de pertinho para não perder nenhum detalhe.

Serviço:

Casa Umbigo
Instagram: @casaumbigo
Contato: (31) 7214-3752

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme

Muito lindo isso!!!
Parabéns aos idealizadores. Que empreendimentos como este seja, cada vez mais, presentes em nossa vida. Viva o respeito, a diversidade, a inclusão…

Lilian

Será o melhor local dessa blBh. 🤩😉