Café extraído com leite dá certo? - Territórios Gastronômicos

Café extraído com leite dá certo?

Testamos o café feito com leite na cafeteira italiana. Confira o resultado na coluna do Coffee&Joy.

Café especial

Testamos o café feito com leite na cafeteira italiana. Confira o resultado na coluna do Coffee&Joy.

Por Débora Reis, Coffee&Joy*

Será que dá certo um café com leite direto na cafeteira italiana? Nos últimos dias, recebemos inúmeras marcações nas redes sociais em um vídeo onde a pessoa prepara o café na cafeteira italiana, mas já com o leite em vez da água. De tanto pedirem, resolvemos testar!

A proposta é a seguinte: colocar leite na parte de baixo da Moka – no mesmo nível que seria de água, um pouco embaixo da válvula – e levá-la ao fogo, preparando o café normalmente. Para fazer esse teste, nós utilizamos o café Bálsamo, que harmoniza muito bem com o leite.

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Dica: o segredo para colocar o café na cafeteira italiana é não pressionar tanto. Basta passar o dedo na superfície de leve, só para nivelar o café no recipiente.

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Para dar um gás a mais na receita, adicionamos alguns pedacinhos de chocolate na parte superior da cafeteira. Também adicionamos um pouquinho de água para evitar que o café queimasse quando entrasse em contato com o alumínio quente.

Café especial
Foto: Coffee&Joy

Assim que o leite com café começou a espirrar na parte de cima da cafeteira, nós tiramos do fogo.

Resultado

A Moka está intacta, por incrível que pareça! Mas, à primeira vista, o leite não parecia tão cremoso como seria se fosse feito da forma convencional.

No fim, o teste dá certo!

Entretanto, ainda preferimos optar por fazer tudo separadinho, do jeito convencional. O leite direto na cafeteira tem um leve gosto de queimado e o chocolate não derreteu. Além disso, fica muito quente e o leite não fica nada cremoso.

E aí, bora testar?Conteúdo publicado originalmente em Coffee&Joy: Café extraído com leite dá certo? Testamos o café feito com leite na cafeteira italiana

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1115
Article Categories:
Coluna

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Aparecida Wellmann

Como ficou para limpar o leite? Grudou?

Robson Souza

Então…. Já tinha visto um vídeo sobre fazer assim… Queimou minha cafeteira com leite pra limpar foi um ooo o leite sai queimado mesmo.. por exemplo hj fiz com leite já na parte superior fica ótimo…