Grandes chefs do Brasil se encontram no sul do Pará

A chef mineira Mariana Correa e o mestre do hamburguer Paulo Yoller são atrações no Festival Gastronômico de Canaã dos Carajá, que acontece no sul do Pará entre os dias 27 e 30 de abril. Confira uma das receitas que a chef irá ensinar no Pará!

A chef mineira Mariana Correa e o mestre do hamburguer Paulo Yoller são atrações no Festival Gastronômico de Canaã dos Carajá, que acontece no sul do Pará entre os dias 27 e 30 de abril. Confira uma das receitas que a chef irá ensinar no Pará!

6º Festival Gastronômico de Canaã dos Carajás-PA

Festival de Gastronomia em Canaã dos Carajás, no sudoeste do Pará recebe importantes profissionais da gastronomia brasileira.

Um projeto que começou ainda em 2015 fazendo parte da Fenecan, um evento empresarial que reúne empresas e prestadores de serviços de toda a região, a partir de 2018 se tornou independente e, a cada ano apresenta novidades e convidados especiais, que estão transformando a cultura gastronômica nesta rica região do país, e da cidade de apenas 28 anos, que está em pleno desenvolvimento recebendo imigrantes de todo o Brasil.

O festival de gastronomia, que no ano passado trouxe nomes como Thomás Troigros, Frederico Trindade e Onildo Rocha, e os maiores assadores do Brasil, como Heloy, Caribé, Idolo Giusti, Beethoven Picui, Franco Garcia e Lucas Luengo, Nicolino Andreata, Marcão e Hanna Soares, este ano trás novamente nomes importantes das cozinhas e também dos Hamburgueres por todo o país.

Sob a curadoria do Chef Eduardo Avelar e do assador Heloy, ambos de Minas Gerais, Canaã dos Carajás este ano recebe a chef patissière Mariana Correa, Gran Diplôme Cordon Bleu, a Chef Carolina Fadel, especialista em cozinha saudável e o chef pescador Gerônimo Athuel do Restaurante Ocyá do Rio de Janeiro.

O tema do evento, além da gastronomia com os sabores e as identidades do Território do Carajás, é o Rock Burguer que trás também importantes nomes, como o chef mineiro Rodolfo Mayer, Paulo Yoller, o chef revelação de Canaã dos Carajás Maycon, Matheus e Cassio Cruz, Hanna Soares e Helô Palácio.

O evento abre dia 27 com concurso Bora pra Cozinha um reality com prêmios importantes para os melhores receitas com produtos regionais, oficinas e apresentações ao vivo, de pratos e receitas contemporâneas com ingredientes locais, panificação e técnicas para preparo de hamburguer, dentre outros cursos, que serão realizados até o dia 30, em duas grandes cozinhas, montadas numa estrutura gigantesca, que também recebe containers especiais para o preparo dos hamburgueres (serão produzidos e distribuídos mais de 5.000 hambúrgueres).

Além dessas atrações estarão presentes os melhores estabelecimentos da região com comidas, lanches e tudo isso temperado com muito Rock, com bandas regionais.

Canaã dos Carajás caminha a passos largos para se tornar uma das maiores referências dos festivais de gastronomia paraense e brasileira.

Chef Mariana Correia é uma das estrelas presentes no Festival Gastronômico de Canaã

“O convite do Chef Avelar para participar do festival de gastronomia em Canaã dos Carajás foi uma surpresa muito feliz. A região norte do nosso país ainda é desconhecida para mim, e um dos lugares que tenho muita vontade de conhecer e aprender mais. Sua riqueza cultural, gastronômica, histórica, folclórica, faz dela uma das regiões mais interessantes e intrigantes do nosso território. Ter a oportunidade de participar desse evento levando um pouco do meu trabalho é extremamente gratificante.

Estou no mundo da gastronomia, profissionalmente, há mais de dez anos, e meu foco sempre foi a confeitaria. Apesar da base em pâtisserie francesa, tenho enorme apreço e respeito pelos saberes e sabores da nossa terra, e tenho estudado cada vez mais sobre minhas raízes.

A confeitaria é uma parte de mim, e acho que devo a essa profissão, por respeito, mais estudo e pesquisa sobre o que a nossa terra tem a oferecer. Minhas memórias de infância e afetivas com doces são importantíssimas para minha criatividade na profissão. Tenho um imenso carinho e respeito pelas nossas tradições e estou sempre revisitando a memória para inspiração.

A doçaria mineira, obviamente, é minha “zona de conforto” nesses estudos, pela minha própria história, mas sempre fui fascinada pelos sabores de outros estados. Nossa doçaria tem um histórico diferente da confeitaria internacional, mas, tem também seus métodos, identidade e técnicas próprias, e um festival como esse é de extrema importância na divulgação dessa riqueza cultural, não somente entre os residentes, mas para nós profissionais de outras regiões. O reconhecimento por nós brasileiros do potencial da nossa cozinha é imprescindível para a valorização da nossa própria cultura. Esses eventos nos trazem o sentimento de pertencimento, o que realmente define nossa identidade.

Cada vez mais penso que é preciso fazer com a nossa doçaria o mesmo que tem sido feito com nossa cozinha: transportar do quintal para mesa, valorizar, respeitar, estudar. Reconhecer nossa confeitaria também como cultura alimentar, e os festivais gastronômicos são excelentes oportunidades para isso. Tenho certeza que será um evento memorável”.

RECEITA:

Torta de cupuaçu e castanha do Pará

Pâte sucrée

IngredientesQuantidade
Farinha de trigo150g
Farinha de castanha do Pará30g
Açúcar de confeiteiro75g
Manteiga sem sal75g
Ovos30g

Misturar ingredientes secos com manteiga em cubos gelada. Adicionar o ovo e trabalhar a massa rapidamente. Embalar a massa em plástico filme e levar à geladeira por 1h. Abrir massa no aro de 22cm sobre tabuleiro forrado. Levar à geladeira por 30 min. Assar a 160ºC por 25min. Resfriar.

Caramelo flor de sal com castanhas

IngredientesQuantidade
Açúcar refinado105g
Creme de leite fresco50g
Manteiga75g (metade com sal)
Flor de sal 1g
Castanhas do pará100g + para decorar

Aquecer o creme de leite. Fazer um caramelo claro. Juntar o creme de leite aos poucos e misturar. Deixar aquecer novamente a 110ºC. Fora do fogo, juntar a manteiga com a flor de sal e misturar bem. Tostar as castanhas no forno e misturar com o caramelo. Despejar sobre a massa assada. Levar à geladeira.

Ganache montée CUPUAÇU:

IngredientesQuantidade
Chocolate branco110g
Gelatina em pó3g
Água fria18g
Creme de leite fresco398g
Cupuaçu polpa127g

Hidratar a gelatina na água. Ferver metade do creme de leite e juntar a gelatina hidratada. Jogar sobre o chocolate, deixar derreter e emulsionar com um mixer. Juntar a outra metade do creme frio, e depois o cupuaçu. Misturar bem. Levar à geladeira por 12h. Bater a ganache na batedeira até formar um creme fofo como um chantilly. Colocar num saco de confeitar com o bico da sua preferência. Decorar a torta.

Sobre a Chef:

Mariana Correa é graduada em Direito pela UFMG, e também em gastronomia. Tem especialização na Cordon Bleu Paris com o Grand Diplôme (cozinha e pâtisserie), e é pós graduada pela PUC Minas em “Memória e Historiografia: patrimônio cultural e identidades de Minas Gerais”.

A chef é idealizadora do ‘Jantar de Sobremesas’, evento inédito no Brasil que teve sua primeira edição em fevereiro de 2019 em BH, e novamente em 2022. Um projeto para quebrar paradigmas e barreiras na confeitaria. É também curadora do primeiro roteiro de viagens gastronômico focado totalmente em confeitaria: o ‘Experiência comece pela sobremesa’.

Criou sua marca La Parisserie em 2015 com o objetivo de trazer alguns dos conceitos da confeitaria francesa para BH. Seu estilo sempre foi o de uma confeitaria mais leve, equilibrada, pensada e que leve em conta conceitos como sazonalidade, uso consciente do açúcar, e a preocupação com a origem dos ingredientes. O sucesso do atelier levou à abertura de uma loja e à procura de clientes por eventos, consultorias e mais conhecimento na área, aumentando, também, a demanda por cursos e aulas diferenciados.

Hoje seu trabalho é voltado, principalmente, para ministrar cursos e consultorias, além de pesquisas e projetos buscando conhecer melhor sua cultura alimentar regional ligada à doçaria, e também contribuir com a valorização da confeitaria no Brasil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments