Goiaba é atração de festival em Rio Acima - Territórios Gastronômicos

Goiaba é atração de festival em Rio Acima

Quitandas, licores, doces, sorvetes, geleias … tudo feito com goiaba. Aproveite o fim de semana prolongado para provar essas delícias bem pertinho de Belo Horizonte e valorizar os produtores locais.

Festival da Goiaba

Quitandas, licores, doces, sorvetes, geleias … tudo feito com goiaba. Aproveite o fim de semana prolongado para provar essas delícias bem pertinho de Belo Horizonte e valorizar os produtores locais.

Por Isabel de Andrade*

A goiaba é a protagonista de um festival de gostosuras em Rio Acima, na região metropolitana de Belo Horizonte, até a próxima segunda-feira, dia 1º de maio. O que os visitantes vão encontrar por lá? Doces, licores, bolos, geleias, sorvetes e até ketchup feitos com goiaba. Além, é claro, do fruto in natura e goiabada.

Cerca de 50 barracas foram montadas na Praça Prefeito Milton Gonçalves dos Santos. E os visitantes também poderão escolher diferentes rótulos de cervejas artesanais.

Uma disputa saborosa promete movimentar a festa. É que será realizado um concurso para escolher os melhores quitutes e frutos. Haverá também uma aula show de gastronomia na praça, no domingo, 30 de abril, às 10h30.

O Festival da Goiaba será embalado por diferentes ritmos musicais. Mais de dez shows gratuitos estão previstos. Entre as atrações, estão Marcelinho de Lima, Fundo de Quintal, Lô Borges e 14 Bis.

Identidade gastronômica

Criado em 2004, o Festival da Goiaba teve a sua última edição realizada em 2014. Portanto, a retomada do evento promete movimentar a economia da cidade. A expectativa é de um público de cerca de 40 mil pessoas nos quatro dias de evento.

O cultivo da goiaba em Rio Acima é tradicional entre os agricultores familiares. E o fruto se torna o principal ingrediente para a produção artesanal de doces, com destaque para a goiabada cascão e em compota.

Festival da Goiaba
O cultivo da goiaba é uma tradição entre pequenos produtores em Rio Acima, na Grande BH ( Foto: Pixabay)

Estimular o segmento é reforçar e valorizar uma importante cadeia produtiva. Uma das iniciativas que visa fortalecer a produção local é Programa Rio Acima Produz, que reúne diversos tipos de produtores de base comunitária. Entre eles, os de goiaba.

O Festival da Goiaba é uma oportunidade para os visitantes prestigiarem o trabalho dos produtores locais. E, claro, provar as receitas passadas de geração em geração e que fazem parte da identidade gastronômica do município.

Serviço:

Festival da Goiaba de Rio Acima
Local: Praça Prefeito Milton Gonçalves dos Santos, Rio Acima, Minas Gerais.
Data: até segunda-feira, 1º de maio.
Horários: Sábado, a partir de 18h. Domingo e segunda, a partir de 9h.
Entrada: gratuita.
Instagram: @prefeituraderioacima

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
697
Article Categories:
Acontece

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luiz antonio

ótimo festival , e delicias da fruta goiba e barabens para a comunidade rio acima