Bem mineiro: Festival da Quitanda movimenta Congonhas - Territórios Gastronômicos

Bem mineiro: Festival da Quitanda movimenta Congonhas

Fazenda e mineiridade são o tema da 21ª edição do Festival da Quitanda de Congonhas neste fim de semana.

Festival da Quitanda

Fazenda e mineiridade são o tema da 21ª edição do Festival da Quitanda de Congonhas neste fim de semana.

Por Isabel de Andrade*

O mineiro conhece bem o valor das quitandas. Bolos, biscoitos, broas, rosquinhas, roscas, pão de queijo… é assim que nós costumamos receber as visitas em nossas casas. Por aqui, quitanda é sinônimo de carinho e aconchego e faz parte da nossa identidade gastronômica.

Elas são tão especiais que se tornaram as protagonistas de um festival em Congonhas, na região Central de Minas, a cerca de 80 quilômetros de Belo Horizonte. E o fim de semana é dedicado a elas.

O visitante que chegar à Romaria, espaço que abriga um centro cultural e sede do Festival da Quitanda, já será recebido no clima do aconchego típico de Minas Gerais. Um forno de barro foi construído no espaço. Um bule e uma caneca gigantes foram emoldurados no portal de entrada.

Festival da Quitanda
O portal de entrada da Romaria recebeu um bule e uma caneca gigantes (Foto: divulgação)

As quitandeiras do município se dedicaram a um trabalho intenso. Elas preparam receitas deliciosas para servir ao público no domingo, 21 de maio. Quitandas artesanais e tradicionais serão comercializadas em diversos estandes a partir de 8h, quando haverá shows com Samba de Sinhá, Viola ao Vento, Força Vocalis e Sá e Guarabira.

Na barraca de degustação, os visitantes serão presenteados com o cubu, um tipo de biscoito de fubá assado enrolado na folha de bananeira. A receita é da quitandeira Ângela Bento, que participa do festival há 21 anos. O público vai poder degustar também o chá de congonha, preparado com as folhas de congonha, uma espécie abundante na região e que deu nome à cidade. A distribuição do chá e do cubu é gratuita.

Concurso de quitandas

No domingo, também será realizado o tradicional concurso de quitandas, que tem como tema a fazenda e a mineiridade. Serão avaliadas três categorias: Prata da Casa (melhor quitanda de Congonhas), Comércio Especializado (melhor quitanda entre padarias e confeitarias participantes) e Melhor Stand (melhor ornamentação da barraca).

Aos jurados, caberá a difícil e saborosa missão de escolher as melhores quitandas. Uma caravana sairá de Belo Horizonte com 30 pessoas que fazem parte do júri. São profissionais da gastronomia, incluindo professores, confeiteiros, chefes, gastrólogos, além de jornalistas e influencers gastronômicos. A responsável pela curadoria da comissão de jurados é a professora de Gastronomia Rosilene Campolina, que participa de todas as edições do festival.

Festival da Quitanda
Chef Márcia Nunes, do Restaurante Dona Lucinha, e a professora de Gastronomia Rosilene Campolina, responsável pela curadoria da comissão de jurados (Foto: divulgação)

Toda a equipe da área da cultura do município se mobilizou para preparar mimos para os jurados. As servidoras da Secretaria de Cultura fizeram peças artesanais para dar à comissão julgadora, que vai ser presenteada também com o artesanato Pata da Loba, da comunidade de Lobo Leite.

Festival da Quitanda
Artesanato: servidoras da área da cultura prepararam peças para presentear os jurados do Concurso de Quitandas (Foto: divulgação)

É cultura, arte, gastronomia juntas em um só festival, que movimenta a cidade deste sexta-feira, 19 de maio. A programação de sábado está prevista para começar às 20h, com shows de Hernani e da dupla Mayara Rodrigues e Diogo. A noite será de caldos, com receitas saborosas para aquecer o friozinho da noite.

Serviço:

Festival de Quitanda de Congonhas
Local: Romaria

Sábado (20 de maio)
A partir de 20h
Festival de caldos
Shows de Hernani e da dupla Mayara Rodrigues e Diogo

Domingo (21 de maio)
A partir de 8h
Comercialização de quitandas
Shows de Samba de Sinhá, Viola ao Vento, Força Vocalis e Sá e Guarabira

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments