Queima do Alho: Circuito Mineiro de Gastronomia, Cultura e Solidariedade - Territórios Gastronômicos

Queima do Alho: Circuito Mineiro de Gastronomia, Cultura e Solidariedade

Circuito Mineiro da Queima do Alho – Etapa Nova Resende-MG reúne milhares de pessoas neste final de semana com muita música e gastronomia. Confira!

Circuito Mineiro da Queima do Alho – Etapa Nova Resende-MG reúne milhares de pessoas neste final de semana com muita música e gastronomia. Confira!

Queima do Alho de Nova Resende-MG

Grande Festival de Gastronomia e Cultura Popular acontece neste final de semana 27 e 28 de maio no município do sul de Minas Gerais

Uma das maiores e talvez a mais tradicional festa que acontece no sul/sudoeste de Minas Gerais, envolvendo 29 municípios, tem seu auge neste final de semana ( 27 e 28 de maio) na cidade de Nova Resende, com diversas atrações culturais, sob a coordenação da Associação de Cavaleiros de Nova Resende, que estima um público superior a 20 mil pessoas presentes nesta edição.

Atrações como desfile de cavaleiros, rodeio, carros de boi, shows musicais sertanejos, catíra, moda de viola e muita gastronomia, são tradições no Circuito da Queima do Alho, temperadas com a distribuição de pratos regionais e históricos das tradições mineiras e, fazendo a alegria e trazendo a solidariedade de pessoas de todas as idades, que participam desse evento durante o ano nos diferentes municípios envolvidos.

Evento Beneficente

Com arrecadação total revertida para entidades, hospitais e outras obras assistenciais, o evento já contribuiu para diversas melhorias sociais nos municípios da região como os Hospitais Psiquiátricos de Passos e de São Sebastião do Paraíso, Apaes, Casa da Criança, Lar São Vicente de Paula entre outras.

Valorizando as Identidades Gastronômicas Mineiras

150 porcos assados ou fritos na gordura, 750 kg de feijão, 1, 5 tonelada de arroz dão a dimensão da grandiosidade do evento

Porco paraguaio, leitoas assadas ou fritas, torresmo, paçoca de pilão, arroz de carreteiro preparado no disco de arado, arroz de barranco, feijão tropeiro, vaca atolada, rapadura feita nos moldes antigos, canjiquinha, arroz doce, café coado na rapadura, e muitas outras deliciosas opções, chegando a cerca de 3 toneladas de alimentos, que são distribuídas para o publico visitante vindo de toda a região sul e sudoeste de Minas e também de municípios próximos, do estado de São Paulo.

A festa deste ano em Nova Resende traz, além das novidades culinárias, também uma exposição de utensílios de cozinha antigos de tropeiros, como panelas de ferro, tachos e outros que fizeram e ainda fazem parte das tradições das cozinha do interior.

Clique no link abaixo o vídeo e se surpreenda com a qualidade, a diversidade cultural e importância deste evento, que movimenta todo o sul do estado de Minas Gerais anualmente divulgando nossas raizes e ajudando as pessoas menos favorecidas.

https://www.facebook.com/AlternativaWebTvNR/videos/400322827930661/?extid=WA-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&mibextid=2Rb1fB

Milhares de pessoas de toda a região anualmente lotam Nova Resende-MG na etapa municipal do Circuito da Queima do Alho do sul de Minas

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Nova Resende está localizado no Território Mantiqueira/ Sul Sudoeste

EA/TG – MANTIQUEIRA / SUL SUDOESTE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments