Barista testa o moedor de café Timemore C2 - Territórios Gastronômicos

Barista testa o moedor de café Timemore C2

Se você gosta de café vai adorar conferir a testagem de um moedor que faz o maior sucesso. Confira o resultado na coluna Coffee&Joy.

café especial

Se você gosta de café vai adorar conferir a testagem de um moedor que faz o maior sucesso. Confira o resultado na coluna Coffee&Joy.

Por Débora Reis, Coffee&Joy*

Moer café na hora faz toda diferença! Entre tantas opções de moedores no mercado (dos elétricos aos manuais), existe um que vem ganhando espaço (e os cantinhos dos cafés) dos coffee lovers: o Timemore C2. Para ajudar a entender o motivo de tanta fama, trouxemos o Barista Jefferson para nos ajudar a mostrar o que o Timemore C2 tem de especial.

Todo mundo que gosta de tomar café fresco e variar os métodos de preparo já pensou em ter um moedor de café. Mas com tantas variações no mercado, qual é a melhor opção?

Jefferson é barista, mestre de torra e conhece muito sobre café especial. Amigo de longa data, resolvemos convidá-lo para esse review do moedor Timemore C2.

Conteúdo da caixa

O moedor Timemore C2 conta com uma embalagem super-resistente, vem com acolchoamento interno que envolve o moedor em cima, embaixo e dos lados. Acompanham também um pacotinho para transportar o moedor e um pincel para facilitar a limpeza do mesmo.

Material

O moedor tem uma ótima pegada, encaixa facilmente na mão e tem um peso bem leve. Ele também encaixa perfeitamente tanto na Malabarista e na Malaturista.

É bem fácil montar o moedor, uma vez que é praticamente só encaixar as peças. É só encaixar e girar a parte de cima, que conta com a lâmina na parte de baixo – onde o café já moído é armazenado. A manivela é encaixada no topo do moedor. Ela, inclusive, gira facilmente quando o café já está completamente moído. É um ponto positivo que ajuda a saber quando parar de moer.

Moagem

O moedor Timemore C2 tem um ajuste de mais de 60 níveis de moagem, mas vale lembrar: utilizá-lo com frequência antes do click 6 ou depois do click 30 pode danificá-lo. Portanto, a dica do Jefferson é utilizá-lo entre os níveis 7 e 30.

Fina: entre os cliques 7 e 10 – moagem perfeita para o espresso

café especial

Média: clique 17 – para os métodos filtrados (filtro de papel, filtro de pano, cafeteira elétrica etc)

café especial

Grossa: clique 25 – para Cold Brew e Prensa Francesa

café especial

É bem fácil regular o nível da moagem: o sistema é como se fosse uma rosca. Cada nível é uma moagem diferente. A partir daí, é só girá-lo até chegar ao nível desejado, de acordo com as informações acima.

Mesmo na moagem fina, que seria a moagem mais difícil, uma vez que os grãos são mais triturados, o moedor entrega facilidade e conforto absurdos. Não é necessário tanto esforço e força para realizar a moagem.

A moagem, em todos os níveis, é consistente e quase não há desigualdade na granulometria.

café especial

Durabilidade

O barista possui e utiliza o moedor há mais de 2 anos. Por ser mestre de torra e barista, o Jefferson tem o costume de usar o Timemore C2 cerca de seis vezes por dia. Ele conta que o moedor já caiu diversas vezes – quedas bruscas, inclusive – e nunca se quebrou. A única coisa que ele precisou trocar foi o disco de moagem e, mesmo assim, depois de um ano e meio de utilização. A peça é da mesma marca do moedor e foi fácil encontrá-la.

Custo-benefício

O moedor manual Timemore C2 custa, em média, R$320. Tendo em vista que os moedores elétricos que também estão nessa faixa de preço não entregam tanta variedade nos níveis de moagem e têm pouca precisão, o moedor tem um ótimo custo-benefício.

Considerações finais sobre o moedor Timemore C2

De acordo com o Jefferson, o moedor vale muito a pena. Ele é resistente, consistente e tem um ótimo preço. De montagem fácil, intuitiva e utilização simples, o moedor entrega tudo necessário para auxiliar no preparo do café muito bem.

E aqui vai uma dica extra do Jefferson: evite assoprar o moedor para limpá-lo! O sopro tem umidade, que pode oxidar e, consequentemente, danificar as peças do moedor.

Conteúdo originalmente postado em Coffee&Joy: Moedor de café Timemore C2 vale a pena? Review completo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
754
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments