Festa Junina: 3 receitas de pizza com pinhão - Territórios Gastronômicos

Festa Junina: 3 receitas de pizza com pinhão

A Ekma desafiou o Chef Davi Leão a criar uma pizza com pinhão. Ele não só aceitou o desafio como criou três receitas diferentes. Acompanhe!

A Ekma desafiou o Chef Davi Leão a criar uma pizza com pinhão. Ele não só aceitou o desafio como criou três receitas diferentes. Acompanhe!

Festas Juninas
Receitas de pizza de pinhão com cogumelos, carne seca ou brócolis

Se tem uma coisa que o brasileiro inventou foram as coberturas de pizza! Cada vez mais diferentes, inovadoras e… deliciosas!
E, para esse período de Festas Juninas, a Ekma, uma das marcas líderes no segmento de atomatados e condimentos para food service, propôs um desafio para o Chef Davi Leão para desenvolver uma cobertura de pizza temática, com pinhão!
Mas, muito mais do que uma única pizza com pinhão, o Chef criou três receitas diferentes. Inclusive uma vegetariana!
Escolha a sua e bom apetite!

Massa Tradicional

Antes, a receita da massa de pizza tradicional:
250g farinha de trigo
3g sal
3g açúcar
10g azeite
130g água
3g fermento biológico seco

Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o sal e o açúcar. Faça um buraco no centro da mistura. Em outro recipiente, misture o azeite e a água. Aqueça ligeiramente essa mistura, mas não deixe ferver. Despeje a mistura de água e azeite no buraco feito na farinha. Adicione o fermento biológico seco também no buraco. Com uma colher ou com as mãos, comece a misturar os ingredientes no centro do buraco. Continue misturando até que a massa comece a se formar. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e comece a amassar com as mãos. Sove a massa por aproximadamente 10 minutos, até que fique lisa e elástica. Modele a massa em uma bola e coloque-a de volta na tigela. Cubra com um p ano limpo e deixe descansar em um local morno por cerca de 1 hora, ou até que a massa dobre de tamanho. Após o período de descanso, preaqueça o forno a 220°C. Retire a massa da tigela e coloque-a em uma superfície enfarinhada novamente. Abra a massa usando um rolo ou as mãos, até obter o formato desejado para a pizza. Transfira a massa aberta para uma assadeira ou pedra de pizza. Você pode adicionar molho de tomate, queijo e os ingredientes de sua preferência. Leve a pizza ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 15 a 20 minutos, ou até que a massa esteja dourada e o queijo esteja derretido e borbulhante. Retire a pizza do forno e deixe esfriar um pouco antes de cortar e servir.

Pizza de Pinhão com Brócolis e Pimentão

50g molho de Tomate Triturado EKMA
200g queijo muçarela
100g pinhão inteiro cozido
150g brócolis
80g pimentão vermelho
50g cebola roxa fatiada
80g bacon em cubos

Preaqueça o forno de acordo com as instruções da massa de pizza tradicional. Estenda a massa de pizza em uma assadeira ou forma própria para pizza. Espalhe uma camada uniforme de molho de tomate triturado Ekma sobre a massa, deixando uma borda livre para a crosta. Cubra o molho de tomate com uma camada generosa de queijo muçarela ralado. Distribua o pinhão cozido por cima do queijo muçarela. Espalhe o brócolis de maneira uniforme sobre a pizza e acrescente o bacon. Espalhe a cebola em fatias e o pimentão fatiado. Leve ao forno preaquecido a 300ºC por 2m30s. Em caso de forno doméstico, preaqueça o forno na temper atura máxima e preasse antes de colocar a cobertura na pizza. Retire do forno e deixe a pizza descansar por alguns minutos antes de cortar e servir.

Pizza Vegetariana de Pinhão com Mix de Cogumelos

50g molho de Tomate Triturado EKMA
200g queijo muçarela
100g pinhão inteiro cozido
150g mix de cogumelos (funghi, shimeji, shitake picado)
30g salsinha (para finalizar)

Preaqueça o forno de acordo com as instruções da massa de pizza tradicional. Estenda a massa de pizza em uma assadeira ou forma própria para pizza. Espalhe uma camada uniforme de molho de tomate triturado Ekma sobre a massa, deixando uma borda livre para a crosta. Cubra o molho de tomate com uma camada generosa de queijo muçarela ralado. Distribua o pinhão cozido por cima do queijo muçarela. Espalhe o mix de cogumelos de maneira uniforme sobre a pizza. Leve ao forno preaquecido a 300ºC por 2m30s. Em caso de forno doméstico, preaqueça o forno na temperatura máxima e preasse antes de colocar a cobertura na pizza. Retire do forno e acrescente a salsinha. Deixe a pizza descansar por alguns minutos antes de cortar e servir.

Pizza de Pinhão com Carne Seca

50g molho de Tomate Triturado EKMA
200g queijo muçarela
100g pinhão inteiro cozido
150g carne seca picada
80g tomate cereja
50g cebola roxa picada

Preaqueça o forno de acordo com as instruções da massa de pizza tradicional. Estenda a massa de pizza em uma assadeira ou forma própria para pizza. Espalhe uma camada uniforme de molho de tomate triturado Ekma sobre a massa, deixando uma borda livre para a crosta. Cubra o molho de tomate com uma camada generosa de queijo muçarela ralado. Distribua o pinhão cozido por cima do queijo muçarela. Espalhe a carne seca de maneira uniforme sobre a pizza. Acrescente os tomates cereja e a cebola roxa. Leve ao forno preaquecido a 300ºC por 2m30s. Em caso de forno doméstico, preaqueça o forno na temperatura máxima e preasse antes de colocar a cobertura na pizza. Retire do forno e deixe a pizza descansar por alguns minutos antes de cortar e servir.

Observação: Lembre-se de ajustar as quantidades dos ingredientes de acordo com o tamanho da pizza que deseja fazer e com as preferências pessoais.

Para mais receitas, acesse: www.ekma.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
450
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments