Bebidas artesanais mineiras se destacam na coquetelaria e na gastronomia - Territórios Gastronômicos

Bebidas artesanais mineiras se destacam na coquetelaria e na gastronomia

A escritora e especialista em harmonização de bebidas Miriam Cerutti lança seu novo livro na capital mineira, “A Cozinha de Minas e a Coquetelaria no Mundo das Especiarias”.

Bebidas artesanais mineiras

A escritora e especialista em harmonização de bebidas Miriam Cerutti lança seu novo livro na capital mineira, “A Cozinha de Minas e a Coquetelaria no Mundo das Especiarias”.

Por Isabel de Andrade*

Cachaça, cerveja artesanal e gin. As três bebidas se consolidam como parte da identidade de sabores encontrados em terras mineiras. Elas se tornam protagonistas de drinks e também ingredientes de receitas.

Esse é o universo que ganhou as páginas do mais novo livro da escritora Miram Cerutti, especialista em harmonização de bebidas. “A Cozinha de Minas e a Coquetelaria no Mundo das Especiarias” será lançado nesta terça-feira, 18 de julho, em Belo Horizonte.

Livro bebidas mineiras
Livro saindo do forno: o protagonismo das bebidas mineiras na gastronomia e na coquetelaria ( Foto: divulgação)

A Miriam Cerutti bateu um papo com os Territórios Gastronômicos e falou sobre o novo projeto.

Escritora Miriam Cerutii
Especialista em harmonização com bebidas, Miriam Cerutti, se prepara para lançar o mais novo livro ( Foto: divulgação)

(TG) Como surgiu a ideia de lançar o livro “A Cozinha de Minas e Coquetelaria no Mundo das Especiarias”?

(Miriam) Eu sempre trabalhei a gastronomia com cachaça. Lancei o primeiro livro em 2003 de coquetéis com cachaça, no pragrama do Jô Soares. Fui a primeira mulher a desenvolver esse trabalho de cozinhar com cachaça e incentivar os profissionais que atuam como barman a criar drinks utilizando a nossa bebida.

Logo em seguida, lancei o segundo livro de pratos com cachaça, “Delícias Brasileiras com Cachaça”, valorizando a cozinha de todo o país.

Agora senti vontade de falar especialmente da cozinha mineira e valorizar outras bebidas que estão sendo produzidas em Minas, além da cachaça. Trabalhar com especiarias nos pratos e na coquetelaria é uma tendência mundial.

(TG) Qual é o diferencial de pratos que trazem as bebidas como ingredientes?

(Miriam) O diferencial de utilizar bebidas nos pratos é um sabor diferenciado após o álcool exalar e a valorização das bebidas mineiras como ingrediente da gastronomia.

(TG) Que tipos de receitas o leitor vai encontrar no livro?

(Miriam) Receitas que foram criadas com o objetivo de mostrar para o leitor que podemos utilizar as bebidas em todos os pratos, como tempero, ou para flambar ou marinar qualquer tipo de carne.

(TG) Quem foram os chefs convidados para preparar os pratos?

(Miriam) Convidamos alguns chefs como Rosilene Campolina, Márcia Nunes, Euzi nascimento, chef Peninha e profissionais de 10 restaurantes do Santa Tereza para participarem do projeto.

A receita do bacalhau flambado na cachaça, feita pela professora Rosilene Campolina, está no livro e já foi publicada aqui, no TG. Confira.

(TG) Qual é o segredo da harmonização perfeita?

(Miriam) A harmonização é feita a partir de estudos do sabor que combina melhor com cada bebida, levando em consideração a sua acidez, o aroma e o gosto da comida com que vai harmonizar. Tem que se obter uma explosão de sabores com essa união.

(TG) Cachaça, cerveja artesanal e gin. Esses três tipos de bebidas já fazem parte da identidade de sabores em Minas. Criar diferentes drinks a partir dos três é a multiplicação das possibilidades que o nosso estado oferece?

(Miriam) A cachaça é uma das bebidas mais antigas, genuinamente brasileira. A cerveja artesanal vem se destacando na última década em Minas. E, agora, o gin mineiro vem despontando. Estamos escrevendo uma nova história para o nosso estado na produção de bebidas artesanais de qualidade, por isso a ideia de incentivar o consumo por meio da culinária e da coquetelaria.

(TG) Onde os leitores podem comprar o livro?

(Miriam) A partir do dia 18.07 o livro estará a venda na rua Mármore 450, Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, ou pelo telefone (31) 99181-2770. Estaremos presentes também nos eventos gastronômicos do estado.

(TG) Qual é o drink que você considera perfeito para brindar ao lançamento do seu mais novo livro?

(Miriam) Todos os drinks ficaram muito saborosos, porém o meu preferido é o de mexerica com pimenta rosa e cachaça, ingredientes bem mineiros.

Serviço:

“A Cozinha de Minas e a Coquetelaria no Mundo das Especiarias”
Onde comprar: rua Mármore 450, Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, ou pelo telefone (31) 99181-2770
Instagram: @marmore450

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments