Viradão Gastronômico marca o fim de semana em BH - Territórios Gastronômicos

Viradão Gastronômico marca o fim de semana em BH

Mais de 30 estabelecimentos estão prontos para servir o público ao longo da rota dos eventos previstos para a Virada Cultural 2023.

Mais de 30 estabelecimentos estão prontos para servir o público ao longo da rota dos eventos previstos para a Virada Cultural 2023.

Por Isabel de Andrade*

O fim de semana na capital mineira será agitado. É que chegou a edição 2023 da tradicional Virada Cultural. Serão 24 horas de programação gratuita em vários pontos da região central de Belo Horizonte. Para acompanhar tantas atividades é preciso cuidar da alimentação. Por isso, o fim de semana também será marcado pelo Viradão Gastronômico.

Das 19h do sábado, 19 de agosto, até às 19h do domingo, 20 de agosto, 34 estabelecimentos que estão na rota do evento vão oferecer as mais variadas opções de alimentação ao público.

Quem cuidou de todos os detalhes do Viradão Gastronômico foi Lorena Martins, jornalista especializada em Gastronomia. Foram selecionados estabelecimentos que oferecem opções variadas e preço acessível. Os valores dos pratos variam de R$5 a R$30.

Viradão Gastronômico
Petisco preparado pelo Garden Chopp Bar (Foto: divulgação)

No roteiro gastronômico, estarão lanchonetes, barraquinhas, bares, botecos de estufa, restaurantes e padarias. A proposta é oferecer café da manhã, lanches rápidos, petiscos e refeições para qualquer hora do dia ou da noite. O cardápio também contempla opções veganas e vegetarianas.

Viradão Gastronômico
A tradicional Cantina do Lucas também está na rota gastronômica da Virada Cultural (Foto: divulgação)

Confira a lista dos 34 estabelecimentos que vão participar do Viradão Gastronômico: Acarajé da Dodô, Baixaria, Bar da Rose, Barraca da Dona Rosa, Bici Pub, Botequim Sapucaí, Cactus Pub, Churrascaria República do Rango, Delas Pub, Dorsé, Espetinho do Vandinho, Feijão Maletta, Flor de Jambu, Cine Brasil Café por Frau Bondan, Garden Chopp Bar, Graffica Bar, Laicos, Mi Corazón, Mineirinho I, Mira! BH, O Boêmio, Padaria Castro, Panorama Pizzaria, Restaurante Dona Eni, Restaurante Rossi, Salumeria Central, Stop Bar, Sula, Tropical Gastrobar, 2 Black Beer, Vento, Xangô, Xis Prime Burger, Zuzunely (Mira! BH).

Viradão Gastronômico
O prato poderá ser experimentado por quem passar pela República do Rango (Foto: divulgação)

A gastronomia, elemento tão marcante para a cultura de Minas, estará muito bem representada durante a Virada Cultural. Para a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o Viradão Gastronômico celebra espaços tradicionais no Centro da capital mineira. “A ideia é que o público tenha opções de alimentação ao longo do evento e conheça também novos estabelecimentos, fortalecendo e valorizando a culinária e economia local”, comenta a secretária.

Mais gastronomia

Além do Viradão, o público também poderá participar do Rotas Sabores Zona Cultural Praça da Estação. Os prédios do hipercentro da capital mineira poderão ser ocupados para uma experiência que vai unir cultura, gastronomia e cerveja.

No sábado, o palco serão as varandas do Edifício Central, que é tombado pelo patrimônio histórico e fica na Praça da Estação. Nos corredores de bares e restaurantes do edifício, haverá intervenções artísticas e culturais, discotecagem do Uai Sound System e DJ Clebin Quirino, além da mostra Vozes da Rua.

No domingo, artistas se reúnem nos bares do Quarteirão dos Coqueiros, na Avenida Amazonas, para homenagear o músico Mandruvá, integrante da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte que morreu este ano. Haverá cortejo e rodas com diversos artistas do samba. O Mestre de Cerimônia será o jornalista Acyr Antão.

Serviço:

Virada Cultural e Viradão Gastronômico
Data: de sábado,19 de agosto, às 19h, até domingo, 20 de agosto, às 19h
Instagram: @viradaculturalbh

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
384
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments