Tachada de Mineiridade: uma visita guiada a uma produção de doces artesanais mineiros - Territórios Gastronômicos

Tachada de Mineiridade: uma visita guiada a uma produção de doces artesanais mineiros

Turismo gastronômico: uma experiência que permite aos visitantes conhecer a cultura e a culinária mineira de uma forma tradicional e saborosa.

Turismo gastronômico

Turismo gastronômico: uma experiência que permite aos visitantes conhecer a cultura e a culinária mineira de uma forma tradicional e saborosa.

Por Isabel de Andrade*

A Tachada de Mineiridade é uma visita guiada a uma produção de doces artesanais mineiros, localizada no Sítio dos Tachos, em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. O projeto é liderado pelo doceiro caipira Gláucio Peron. Ele conta aos visitantes a saga de sua família da Itália até o Brasil e a história da Doce da Roça. A marca viralizou por todo o Brasil devido ao ineditismo de se produzir doces genuinamente mineiros do “tamanho de uma roda de caminhão”.

O passeio começa pelo pomar orgânico (Foto: Nilde Pardim)

A visita guiada começa com um passeio pelo pomar orgânico em formação, onde os visitantes podem conhecer o manejo e os desafios que se enfrenta para produzir frutas livres de agrotóxicos. Em seguida, os turistas participam da tachada propriamente dita. Eles colocam lenha na fornalha, mexem o tacho com colher de pau e conhecem algumas técnicas do feitio do doce que Gláucio Peron aprendeu com sua avó.

Turistas vivem a experiência de ajudar a preparar o doce (Foto: Nilde Pardim)

Depois de dar o ponto no doce, ele é servido ainda “pelando” aos participantes em uma simples folha de bananeira. O ápice da experiência é o final, quando os visitantes podem raspar o doce que fica grudado no tacho. Com uma colher na mão, todos se acotovelam como faziam antigamente, relembrando uma deliciosa infância ao lado de suas famílias saboreando um delicioso doce à beira do fogão a lenha.

Quitandas mineiras em um delicioso café

Para finalizar o passeio, é oferecido o Café Caipira, uma farta mesa de quitutes vindos diretamente de um fogão a lenha. Além disso, a propriedade tem um projeto de Economia Circular que contempla produtos de outros sitiantes vizinhos, como queijos e rapaduras, que colaboram em deixar o passeio ainda mais saboroso.

Um café tradicionalmente mineiro para fechar com chave de ouro o passeio (Foto: Nilde Pardim)

A Tachada de Mineiridade tem duração de aproximadamente 2 horas e 30 minutos, funciona com pré-agendamentos e com turmas de, no máximo, 30 pessoas. É oferecida apenas de duas a três vezes por ano a um custo de R$ 150 por pessoa. Crianças até 5 anos não pagam e de 5 a 12 anos pagam R$ 100.

Para mais informações, acesse o Instagram @docedaroça ou o do próprio @doceirocaipira, ou entre em contato pelo “Uaitzappi” (35) 99209-0908.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments