Café faz bem ou mal à saúde? - Territórios Gastronômicos

Café faz bem ou mal à saúde?

E aí? Qual é a sua opinão? A Coffee&Joy ouviu uma nutricionista, que deu dicas preciosas para você extrair o melhor do café.

Café especial

E aí? Qual é a sua opinão? A Coffee&Joy ouviu uma nutricionista, que deu dicas preciosas para você extrair o melhor do café.

Por Débora Reis, Coffee&Joy*

Se você navegar pela internet, com certeza vai achar defensores e detratores do café. Ele é o nosso combustível diário e uma bebida capaz de criar conexões com quem a gente ama. Mas, afinal, o café faz bem ou faz mal para a saúde?

Para falar sobre esse assunto, entrevistamos a Mafe, que é parceira da coffee&joy e nutricionista há mais de 15 anos. Leia a entrevista ou assista o vídeo para descobrir se o café faz bem ou não para a saúde.

Débora, da coffee&joy: Mafe, fale um pouco pra gente sobre os benefícios do café.

Mafe Nutricionista: Café é um superalimento. Além da cafeína (que é a substância mais estudada), ele é rico em antioxidantes, compostos fenólicos e ácidos clorogênicos.

Na mente, o café estimula neurotransmissores da concentração, foco, aprendizado, bem-estar e felicidade. Inclusive, estudos mostram o efeito do café na nossa serotonina. Então, uma vez que a gente tem um alimento que estimula a produção dessas substâncias de forma natural e saudável, a gente vai ter prevenção de doenças neurodegenerativas, como depressão e Alzheimer.

No corpo, existem estudos mostrando o benefício do café no controle da glicemia. Ele também é estudado para efeito ergogênico, o que ajuda na performance dos atletas. O café também contribui para metabolizar a gordura, tem benefícios para a saúde cardíaca, enfim, um superalimento.

Entretanto, o café tem que ser usado com moderação. Precisamos considerar as individualidades de cada pessoa, entendendo os limites de cada um com a cafeína e sempre optar por cafés de qualidade para obter os benefícios desejados.

Débora, da coffee&joy: Quais são as principais dúvidas sobre o café que chegam ao seu consultório?

Mafe Nutricionista: Uma das maiores questões que as pessoas trazem é a respeito da cafeína e o efeito dela no corpo. Ouço muitas queixas a respeito dos “efeitos colaterais” que a gente conhece como tremedeira e falta de concentração.

Como falei, o café tem muitas substâncias benéficas para o nosso corpo. Mas ele é sempre lembrado pela cafeína – que é uma das ações mais perceptíveis.

Além da cafeína, ele tem ácidos clorogênicos, compostos fenólicos – que são substâncias que trazem muitos benefícios para a saúde. Mas, dependendo do horário que a gente toma o café e de como a gente faz o uso, ele pode competir com outros nutrientes e acabar provocando o efeito contrário.

Débora, da coffee&joy: Existe um intervalo ideal para tomar café logo depois que a gente acorda?

Mafe Nutricionista: Há pessoas que logo que acordam, nem abrem o olho direito e já tomam um café. Eu trabalho muito com a nutrição ancestral e nela, a gente aprende a fazer as rotinas diárias ao acordar.

A primeira coisa que o nosso cérebro lembra quando acordamos é “eu preciso da minha moeda de energia” e, para muita gente, essa moeda é a cafeína. Mas existe uma forma natural de fazer isso antes de beber o café; olhando para o sol, por exemplo.

Essa simples rotina estimula o cortisol e a dopamina de forma natural. Se você já acorda e toma uma xícara de café, você pode ter picos de cortisol ao longo do dia e isso pode gerar um cansaço e até irritabilidade. É aquele famoso “me senti muito bem naquela hora, mas nem tanto depois”. Por isso, eu peço para esperar, pelo menos, de 40 minutos a uma hora para tomar a primeira xícara de café do dia.

Débora, da coffee&joy: A gente já criou esse hábito aqui na coffee&joy. Todo mundo sai de casa cedo sem tomar café e quando chega, já tem café pronto aqui.

Mafe Nutricionista: Perfeito! O cérebro até já sabe que você vai chegar ao trabalho e vai ter aquele café maravilhoso esperando. O nosso cérebro memoriza esses prazeres.

Tudo importa. Não é só tomar um café qualquer. O café é considerado um superalimento quando é um café de qualidade. Quando é um café sem qualidade, a gente vai ter mais prejuízo do que benefício.

Débora, da coffee&joy: E café depois do almoço? Pode ou não pode?

Mafe Nutricionista: Aqui, a gente segue o mesmo raciocínio do café pela manhã. Eu peço para esperar de 40 minutos a uma hora tanto após a refeição quanto após o uso por exemplo de suplementos, vitaminas e minerais.

Se a gente toma café logo depois do almoço ou depois de tomar um suplemento, pode haver uma competição de absorção entre o café com outros minerais como o ferro e o zinco.

Débora, da coffee&joy: E quem que tem restrição à cafeína? Como que dá para encaixar o café na rotina?

Mafe Nutricionista: Existem uns truques para amenizar um pouco o efeito da cafeína. O café (cafeína) tem que ser um alimento consumido com respeito, pois ele tem efeitos no nosso cérebro e estimula neurotransmissores.

Existem pessoas que demoram para metabolizar e eliminar a cafeína do corpo. A explicação para isso pode ser genética, herdada dos seus pais. Então, essa pessoa tende a ter mais taquicardia, ansiedade, agitação e hiperatividade quando consome café.

A minha dica é sempre turbinar o café. Ou seja, adicionar uma gordura boa, uma proteína (whey), ingredientes saudáveis que se complementam para sentir menos a ação da cafeína.

Débora, da coffee&joy: Mafe, como que você faz uso do café na rotina?

Mafe Nutricionista: Eu gosto muito de café, mas tenho sensibilidade à cafeína. Sempre dou uma incrementada no meu café com uma gordura boa, um colágeno, especiarias etc.

Claro que, às vezes, eu sinto falta do café puro, mas sempre turbino com alguma coisinha para a liberação da cafeína ser um pouco mais lenta.

Débora, da coffee&joy: Perfeito! Mafe, você quer deixar algum último recado para os amantes de café?

Mafe Nutricionista: Só para fixar mesmo. O café é um alimento incrível, rico em antioxidantes, previne doenças e até deixa a gente mais feliz. Só temos que tomar cuidado com a cafeína. Ela é um boost mental. Então, uma vez que a gente não se percebe e faz uso de forma desgovernada, a gente pode trazer prejuízo em vez de benefícios.

Observe e entenda as suas limitações com a cafeína e, se necessário, procure um profissional responsável. E claro, é de extrema importância usar um café especial, de origem e natural.

Conteúdo originalmente publicado em Coffee&Joy: Café faz bem ou mal para a saúde? Veja as dicas da nutricionista

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
607
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments