Sorvete caseiro de café com chocolate - Territórios Gastronômicos

Sorvete caseiro de café com chocolate

Aproveite o calor para testar a receita de sorvete caseiro de chocolate com café. A combinação perfeita em uma sobremesa refrescante.

Sorvete de chocolate com café

Aproveite o calor para testar a receita de sorvete caseiro de chocolate com café. A combinação perfeita em uma sobremesa refrescante.

Por Débora Reis, Coffee&Joy*

Se você está procurando uma sobremesa fácil de fazer, gostosa e sem açúcar… achou! O nosso sorvete de café com chocolate é tudo isso e muito mais. Combinamos os ingredientes perfeitos e chegamos a um sorvete com textura e sabor que agrada qualquer paladar; dá até para substituir o café da tarde de verão por este sorvete de café com chocolate.

A Coffee&Joy adora testar o potencial do café em combinações inusitadas. Café com chocolate é uma das combinações mais clássicas e saborosas que existem. Você deve conhecer o frapê e o mocha – dois drinks clássicos de cafeteria que levam café e chocolate.

Sorvete de chocolate com café

Assim como o chocolate, o café também vem de um fruto. O café que conhecemos é a semente de um fruto. O chocolate vem da semente do cacau. Dois alimentos que precisam ser produzidos com cuidado e torrados no ponto certo até chegarem ao sabor que conhecemos.

Devido aos longos processos, existem tipos de qualidade de café e de chocolate. O café de maior qualidade, o café especial, tem doçura natural e notas sensoriais que lembram outros alimentos que harmonizam muito bem com chocolates.

Sorvete de chocolate com café

Por serem considerados primos, conseguimos fazer vários tipos de harmonização entre café especial e chocolate. Por exemplo, café intenso com chocolate doce, café doce com chocolate amargo e por aí vai.

Para o nosso sorvete de café com chocolate, escolhemos fazer uma harmonização por contraste: usamos um café doce com um chocolate amargo.

Este sorvete de café com chocolate leva poucos ingredientes. Por isso é quase indispensável usar produtos de qualidade. Para o café, usamos o Margarida, da assinatura Coffee&Joy. Ele é doce, com notas de doce de leite, lima, laranja, tâmara e especiarias.

Para o chocolate, usamos o Chocolate Vitao Marcante Café Espresso Amargo Zero Açúcar. Vamos à receita!

Sorvete de chocolate com café

Sorvete caseiro de café com chocolate

Ingredientes
Chocolate marcante de café espresso Vitao: 140g
Creme de leite: 1 caixinha
Claras de ovo: 4
Café espresso: 1 dose (ou 50ml de café coado intenso)

Modo de preparo:
Na batedeira, bata as claras a ponto de neve e reserve.

Sorvete de chocolate com café

Em uma bacia, derreta o chocolate. Pode ser em banho-maria ou no microondas (de 30 em 30 segundos).

Adicione o creme de leite aos poucos junto com o chocolate derretido. Vá misturando até ficar homogêneo.

Sorvete de chocolate com café

Adicione o café à mistura de chocolate e creme de leite. Nós usamos o café espresso para dar mais sabor de café no sorvete e manter a cremosidade. Caso contrário, prepare o café em uma proporção mais intensa e coloque 50 ml.

Sorvete de chocolate com café

Adicione a clara em neve aos poucos e misture lentamente até ficar homogêneo.

Coloque em uma travessa ou em porções individuais e leve ao congelador até firmar.

Enjoy!

Conteúdo publicado originalmente em Coffee&Joy: Sorvete caseiro de café com chocolate – sobremesa rápida com 4 ingredientes

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments