Território Vegano: sorvete - Territórios Gastronômicos

Território Vegano: sorvete

Essa receita é perfeita para quem busca uma opção mais saudável e sustentável: sorvete vegano de chocolate, caramelo e praliné de castanhas.

Sorvete vegano

Essa receita é perfeita para quem busca uma opção mais saudável e sustentável: sorvete vegano de chocolate, caramelo e praliné de castanhas.

Por Isabel de Andrade*

Neste calor, nada melhor do que um sorvete cremoso e saboroso para refrescar. E que tal um sorvete vegano, feito com ingredientes naturais e sem nenhum componente de origem animal?

O sorvete é feito com leite vegetal, cacau em pó, caramelo de inhame e praliné de castanha de caju. O resultado é um sorvete delicioso, com sabores incríveis que harmonizam perfeitamente. Quem ensina é a Lilian Borges, do Lilavegui.

Sorvete vegano

Sorvete vegano

Ingredientes

Caramelo:
1 xícara de açúcar cristal
1 inhame médio cozido
1/2 xícara de água fervente

Praliné:
1 xícara de castanha de caju triturada
1 xícara de açúcar cristal

Sorvete:
1 xícara de açúcar
700ml de leite vegetal
1 xícara de cacau em pó
2 colheres de sopa de amido de milho
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
Pitada de sal
1 colher de sopa de emulsificante (opcional)
1 xícara de creme de leite (feito com inhame cozido)

Modo de preparo

Caramelo:
Em um liquidificador, bata o inhame e a água. Reserve.

Coloque o açúcar em uma panela em fogo médio. Vá virando a panela para mexer todo o açúcar. Quando estiver na cor de caramelo, diminua o fogo e acrescente o inhame batido, aos poucos, e vá mexendo até virar um creme homogêneo.

Praliné:
Coloque o açúcar em uma panela em fogo médio. Vá virando a panela para mexer todo o açúcar. Quando estiver na cor de caramelo, acrescente as castanhas, misture bem e desligue.

Coloque a mistura em uma superfície lisa, como uma bancada ou uma assadeira. Espere esfriar e quebre em pedaços bem pequenos. Pode processar se quiser (na função pulsar).

Sorvete:
Coloque o leite, o cacau, o açúcar, o amido de milho, o extrato de baunilha e o sal em uma panela, ainda desligada, e mexa bem para incorporar todos os ingredientes.

Ligue o fogo e deixe cozinhar até engrossar.

Despeje a mistura numa assadeira e deixe esfriar por uns minutos.

Em seguida, leve para o congelador por, no mínimo, uma hora ou até estar bem firme.

Retire, quebre em pedaços pequenos. Coloque em uma batedeira os pedaços congelados, o creme de leite e o emulsificante. Bata em velocidade baixa no começo, para não espirrar muito. Depois, bata em velocidade alta até ficar bem cremoso, cerca de 8 minutos.

Montagem:

Despeje a massa do sorvete em um recipiente e vá intercalando com o caramelo e o praliné, misturando suavemente. Deixe um pouco do caramelo e do praliné para decorar. Tampe e leve para o congelador por, no mínimo, 2 duas horas.

Serviço:
Instagram: @lilavegui
Contato: (38) 99194-1433

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
1913
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments