Alimentação saudável pode ajudar a prevenir o câncer de mama - Territórios Gastronômicos

Alimentação saudável pode ajudar a prevenir o câncer de mama

Aproveitando o Outubro Rosa, que é o mês de conscientização sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, confira na coluna da nutricionista Gláucia Hübner as dicas sobre a relação entre a alimentação e a sua saúde.

Alimentação saudável

Aproveitando o Outubro Rosa, que é o mês de conscientização sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, confira na coluna da nutricionista Gláucia Hübner as dicas sobre a relação entre a alimentação e a sua saúde.

Por Gláucia Hübner, nutricionista*

O câncer de mama é uma doença complexa e preocupante em todo o mundo. No Brasil, não é diferente. Dados do Instituto Nacional do Câncer estimam que, só neste ano, 74 mil novos casos devem ser registrados no país.

Há diversos fatores de risco para o câncer de mama, que incluem a genética, os hábitos de vida e a alimentação. Os alimentos orgânicos podem ajudar na prevenção e no tratamento da doença, contribuindo das seguintes formas:

  • Fortalecimento do sistema imunológico: alimentos ricos em antioxidantes como frutas, legumes e verduras ajudam a proteger o organismo dos danos causados pelos radicais livres, que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer.
  • Melhora da saúde do intestino: um intestino saudável está associado a um risco menor de câncer. O consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas, ajuda a manter o bom funcionamento do intestino.
  • Combate à inflamação: a inflamação crônica está associada a um maior risco de câncer. Os alimentos ricos em substância anti-inflamatórias, como peixes, oleaginosas e frutas vermelhas, podem ajudar a combater a inflamação.

O poder da própolis

Produzida pelas abelhas, a própolis é uma mistura complexa, formada por material resinoso e balsâmico coletado das plantas pelos insetos, além de saliva e enzimas acrescentadas pelas próprias abelhas. Dentre as mais de 300 substâncias ativas que estão presentes na própolis, podemos citar como mais relevantes os compostos fenólicos, flavonoides, óleos essenciais e compostos prenilados. É a sinergia dessa complexa composição a responsável pela grande quantidade de atividades da própolis, que proporciona diversos benefícios à saúde. A própolis é anti-inflamatória, antioxidante, antifúngica, antibactericida, ajuda no controle da diabetes, do câncer e da saúde bucal.

Você pode preparar um shot para ajudar a fortalecer a sua saúde. Confira a receita.

Propólis

Shot de própolis

Ingredientes:
1 limão espremido
50 ml de água em temperatura ambiente ou morna
1/2 colher (café) de gengibre em pó
15 gotas de própolis

Modo de preparo:

É só misturar todos os ingredientes.

A indicação é ingerir um copinho por dia. Pode ser pela manhã, em jejum, ou antes das refeições.

Dica da Nutri:

Vale a informação: a cúrcuma é um ingrediente superpotente e com inúmeros benefícios. Por isso, ela é tão presente em receitas de shots. Porém, ela pode interagir com alguns quimioterápicos, interferindo negativamente. Portanto, durante o tratamento do câncer só pode ser utilizada sob orientação profissional.

nutricionista Glácia Hübner

Serviço:
Instagram: @glauciahubner
Site: nutricaoesaude.com.br
YouTube: Nutricionista Gláucia Hübner Gonçalves

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments