Pirex se firma na cena que valoriza o movimento gastronômico na centro da capital mineira e conquista clientela com petiscos servidos na estufa.
O Bar Pirex acaba de completar um ano e já conquista um título e tanto. Foi considerado um dos 10 melhores bares do Brasil pela Exame Casual 2023. Na lista, feita por 60 críticos e influenciadores de todo o país, constam os 100 melhores estabelecimentos espalhados pelo Brasil afora.
A lista foi publicada pela Revista Exame, que enfatiza a tradicional e criativa gastronomia de estufa do Pirex. O bar oferece uma cozinha contemporânea, com técnica apurada, sem fugir da essência do boteco.
Da estufa quente, saem petiscos como o pão molhado, que faz sucesso na madrugada da capital mineira, e a língua na cerveja preta com picles de maçã verde. Já da estufa fria, destaque para o sandubinha de rosbife de lagarto com rúcula e picles de cebola roxa. A clientela adora.
Nas porções que saem da fritadeira, há clássicos como frango a passarinho, torresmo de barriga e risole de milho. Um petisco que também faz sucesso é o bolovo, com gema escorrendo e carne suculenta por dentro e crocante por fora, que sai apenas às quartas-feiras e já tem público fiel.


O sucesso do bar também se deve às cervejas sempre geladas. Lá, ainda são preparadas as batidas de maracujá, de coco e até de amendoim. A cozinha é comandada por Isabela Rochinha, que assumiu a função de chef de operação.
Gastronomia movimenta o centro de BH
Além do cardápio e das estufas, outro atrativo é a localização. O Bar Pirex fica no segundo andar da Galeria São Vicente, na Praça Raul Soares, no centro da capital mineira. A varanda, com vista para o tradicional ponto turístico de Belo Horizonte, é disputada.


Os proprietários, Caio Soter e Vitor Velloso, ficaram honrados com a conquista. “Trazer o centro da nossa cidade para esta posição de destaque em um ranking nacional é a confirmação de que nossos esforços estão bem alinhados”, comentou Vitor. Para Caio, “é muito especial estar entre os dez melhores bares do Brasil com um conceito que homenageia a tradição do centro de BH, com cerveja de garrafa e uma estufa repleta de comida autêntica”.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.