Saberes e Sabores: festival gastronômico vai movimentar Araxá - Territórios Gastronômicos

Saberes e Sabores: festival gastronômico vai movimentar Araxá

As delicias da tradicional gastronomia mineira, shows e muito mais no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto a partir desta quinta.

Festival Saberes e Sabores

As delicias da tradicional gastronomia mineira, shows e muito mais no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto a partir desta quinta.

Por Isabel de Andrade*

Fortalecer e valorizar a mineiridade. Essa é a essência do Festival Saberes e Sabores 2023, que será realizado de 9 a 12 de novembro no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, no centro de Araxá, no Alto Paranaíba. A entrada gratuita e o público terá acesso a aulas show, oficinas gastronômicas e pratos típicos, artes cênicas interativas, shows musicais, lançamento de livros, degustações e área kids.

Será montada grande estrutura com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. No local, haverá 14 estandes. Cada um com pratos típicos diferentes, dando opções para o público saborear o melhor da gastronomia de Minas Gerais em encontros saborosos ao ar livre para toda a família.

Protagonismo feminino em destaque

Festival Saberes e Sabores de Araxá
A chef Carol Silva é uma das convidadas da Cozinha Show (Foto: divulgação)

A curadoria do “Espaço Cozinha Show” conta com a expertise da mestre e professora universitária Rosilene Campolina. E o que é melhor, compartilhando conhecimento com a historiadora Márcia Nunes e apresentações de grandes chefs mineiras, que terão destaque nesta edição que homenageia o protagonismo feminino na gastronomia, na cidade da destemida “Dona Beja”.

Festival Saberes e Sabores de Araxá
A chef Márcia Nunes também marcará presença no Espaço Cozinha Show (Foto: divulgação)

Segundo Rosilene, a abertura será marcada com a exibição do documentário das “Três Marias”, que homenageia as grandes representantes da nossa cozinha: Dona Lucinha, Dona Nelsa e Dona Maria Stella. O curta foi lançado recentemente pela Matula Filmes, na bienal da gastronomia, com a direção da jornalista Lorena Martins.

De acordo com a professora, essa edição está recheada de saberes e sabores, inspirados no livro de mesmo nome do escritor Armando De Angelis, idealizador do evento. Haverá momentos literários e tardes de autógrafos com a Miriam Cerutti, autora do livro “A Cozinha de Minas e a Coquetelaria no mundo das especiarias”. “As aulas show serão pautadas nas influências dos povos originários, imigrantes e quilombolas que deixaram suas contribuições para a formação da culinária araxaense”, explica a curadora gastronômica do festival.

Festival Saberes e Sabores de Araxá
O idealizador do Festival Saberes e Sabores de Araxá, Armando de Angelis (Foto: divulgação)

“Araxá é considerada a capital da cultura e da gastronomia das Gerais com alta representatividade nos reconhecidos sabores mineiros. O festival vem para fortalecer as nossas raízes e valorizar, dar voz a toda essa riqueza e diversidade mineira”. Rosilene Campolina, professora de Gastronomia

O festival gastronômico foi um dos primeiros eventos de Araxá e abriu portas para que a cidade se tornasse uma referência no turismo de eventos. O nome Saberes e Sabores foi inspirado no livro que tem o mesmo nome, escrito por Armando de Angelis, que narra períodos da história de Araxá e sua gastronomia. Já passaram pelo festival grandes chefs nacionais e internacionais como Claude Troisgros e Erick Jacquin. Confira neste link toda a programação do evento.

Serviço:
Festival Saberes e Sabores de Araxá
Data: de 9 a 12 de novembro
Local: pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, em Araxá
Instagram: @saberesesaboresdearaxa

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments