Novembro Azul: alimentos que ajudam durante o tratamento do câncer - Territórios Gastronômicos

Novembro Azul: alimentos que ajudam durante o tratamento do câncer

Saiba quais alimentos podem ser benéficos durante o tratamento do câncer e aprenda a preparar uma receita de mousse de abacate.

Mousse de abacate

Saiba quais alimentos podem ser benéficos durante o tratamento do câncer e aprenda a preparar uma receita de mousse de abacate.

Por Gláucia Hübner, nutricionista*

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos. De acordo com dados recentes do Inca, Instituto Nacional do Câncer, um homem morre a cada 38 minutos no Brasil em função do câncer de próstata

Formas de Tratamento

A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.

Outra possibilidade é a quimioterapia, que combina medicamentos para destruir o tumor ou retardar sua progressão. Eles podem ser administrados diretamente na veia ou por via oral. A quimioterapia sistêmica é administrada na corrente sanguínea para poder atingir as células cancerígenas em todo o corpo.

Alimentos que ajudam durante a quimioterapia

Durante a quimioterapia, as células saudáveis também podem ser prejudicadas ao longo do tratamento, uma vez que os efeitos colaterais geralmente aparecem.

Náuseas, vômitos, perda de apetite, perda de peso e fadiga são os principais sintomas. Algumas mudanças na alimentação podem aliviar os efeitos colaterais e melhorar a qualidade de vida do paciente durante o tratamento.

Náusea: diminuir o volume das refeições, preferir alimentos secos, evitar alimentos com gosto ou cheiros fortes, incluir gengibre ralado em sucos ou chás e evitar longos períodos de jejum.

Alterações no paladar: evitar talheres metálicos e carnes vermelhas.

Mucosite: evitar alimentos ácidos, picantes, quentes, secos e duros. Dar preferência a bebidas geladas e alimentos mais cozidos e macios.

Constipação: evitar farinhas refinadas, preferir alimentos integrais e aumentar o consumo de fibras como vegetais, sementes, castanhas e frutas. Reforçar o consumo de água e alimentos laxativos como ameixa, mamão, laranja e boas fontes de gordura como abacate e azeite de oliva

Diarreia: evitar o excesso de vegetais e priorizar as fibras que ajudam a regular o intestino. Dar preferência para os vegetais cozidos ou refogados, frutas sem casca ou cozidas, além de alimentos mais constipantes como caju, limonada, banana prata e as fibras como psyllium, goma acácia, biomassa de banana verde e aveia na forma de mingau.

Boca seca: evitar alimentos secos e fibrosos, dando preferência a patês, purês e vegetais mais cozidos. Consumir frutas geladas na forma de picolés também contribui para aumentar a produção de saliva.

Lembrando que nem tudo o que você usa para prevenir o câncer pode ser benéfico para o tratamento contra a doença. Procure um especialista que acolha a sua história.

Mousse de abacate

Mousse de abacate com cacau e banana

Ingredientes:
½ abacate maduro
2 bananas maduras
2 colheres (sopa) de cacau em pó ou chocolate 70% derretido
Canela a gosto

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no processador até que obtenha a consistência de uma mousse. Despeje em potinhos, leve para gelar e sirva!

Serviço:
Instagram: @glauciahubner
Site: nutricaoesaude.com.br
YouTube: Nutricionista Gláucia Hübner Gonçalves

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments