Dia da imigração italiana: confira pratos que só existem no Brasil - Territórios Gastronômicos

Dia da imigração italiana: confira pratos que só existem no Brasil

A Selmi traz algumas sugestões de pratos conhecidos como italianos mas que foram adaptados e criados pelas colônias italianas no Brasil: Confira as principais receitas criadas pelos imigrantes e que fazem o maior sucesso por aqui. Hojé é dia da Palha Italiana!

A Selmi traz algumas sugestões de pratos conhecidos como italianos mas que foram adaptados e criados pelas colônias italianas no Brasil: Confira as principais receitas criadas pelos imigrantes e que fazem o maior sucesso por aqui. Hojé é dia da Palha Italiana!

Dia da Imigração Italiana: confira pratos italianos que só existem no Brasil

A imigração italiana marcou diversos aspectos na cultura brasileira, a culinária talvez seja um dos mais marcantes

No dia 21 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil, escolhido em 2008 para celebrar a chegada do navio La Sofia, que aconteceu na mesma data em 1874. O navio atracou em Vitória (ES) e desembarcou 386 italianos, marcando o início da imigração em massa de italianos no Brasil. Uma das grandes heranças deixadas pelos imigrantes foi a culinária, que está presente no dia a dia de todos os brasileiros e inspirou a criação de diversos pratos conhecidos como italianos, mas não são exatamente iguais às receitas originais.

Palha italiana

Receitas Selmi*

Feita com brigadeiro e biscoito maizena, esta receita tem uma origem incerta, mas é provável que tenha surgido na colônia italiana do sul do Brasil, possivelmente, inspirada no “salaminho de chocolate”. Este último é preparado com chocolate, biscoito maria, amêndoas, nozes, frutas secas e finalizado em formato de rolo, muito semelhante ao tradicional salame de carne. Confira a receita:

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

½ pacote de Biscoito Maizena Galo 360g

4 colheres (sopa) de creme de leite

Açúcar refinado para polvilhar

Modo de Preparo

1. Coloque em uma panela o leite condensado, a manteiga e o creme de leite, cozinhe até soltar do fundo da panela. Desligue o fogo, junte o chocolate picado e misture bem.

2. Quebre os biscoitos em pedaços pequenos, coloque na panela e misture.

3. Coloque em uma forma forrada com plástico e leve para gelar.

4. Retire e desenforme o doce sobre uma tábua polvilhada com açúcar. Polvilhe mais açúcar por cima e corte em quadrados.

*O Pastifício Selmi, responsável pelas marcas Renata, Galo e Todeschini, é um grande exemplo de como a imigração italiana tem fortes influências na gastronomia brasileira. Fundada em 1887 pelo imigrante Adolpho Selmi, atualmente a marca está presente nos lares das famílias brasileiras levando diversidade de produtos em massas, biscoitos, farinhas e azeites. Com quase 137 anos de história, a empresa surgiu a partir do desejo de seu fundador de difundir a tradição gastronômica de seu país.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments