Dia da Imigração Italiana: mais dois clássicos da série dos pratos italianos que só existem no Brasil - Territórios Gastronômicos

Dia da Imigração Italiana: mais dois clássicos da série dos pratos italianos que só existem no Brasil

Confira as duas receitas mais tradicionais da culinária italiana criadas no Brasil pelos imigrantes quando aqui chegaram. Macarrão à Bolonhesa e Bife à Parmegiana.

Confira as duas receitas mais tradicionais da culinária italiana criadas no Brasil pelos imigrantes quando aqui chegaram. Macarrão à Bolonhesa e Bife à Parmegiana.

Dia da Imigração Italiana: confira pratos italianos que só existem no Brasil

A imigração italiana marcou diversos aspectos na cultura brasileira, a culinária talvez seja um dos mais marcantes

No dia 21 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil, escolhido em 2008 para celebrar a chegada do navio La Sofia, que aconteceu na mesma data em 1874. O navio atracou em Vitória (ES) e desembarcou 386 italianos, marcando o início da imigração em massa de italianos no Brasil. Uma das grandes heranças deixadas pelos imigrantes foi a culinária, que está presente no dia a dia de todos os brasileiros e inspirou a criação de diversos pratos conhecidos como italianos, mas não são exatamente iguais às receitas originais.

A Selmi traz algumas sugestões de pratos conhecidos como italianos mas que foram adaptados e criados pelas colônias italianas no Brasil:

Bife à Parmegiana

Receitas Selmi*

Apesar da aparência e nome italiano, esse prato surgiu em São Paulo e é comum ser consumido acompanhado de arroz branco e batata frita. É provavelmente inspirado na “melanzane alla parmigiana”, ou seja, berinjela a parmegiana, entretanto a versão brasileira se assemelha mais ao prato “carne alla pizzaiola”, uma carne cozida servida apenas com molho de tomate, diferente do bife à parmegiana brasileiro, que é empanado com farinha de trigo e ovos, finalizado com molho de tomate e queijo mussarela. Confira a receita:

Ingredientes

2 bifes de filé mignon (com cerca de 1 cm de espessura)

⅔ de xícara (chá) de molho de tomate

4 fatias de muçarela

½ xícara (chá) da Farinha de Trigo Tradicional Premium Renata

½ xícara (chá) de farinha de rosca

1 ovo

2 xícaras e ½ (chá) de óleo para fritar

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 220 ºC, coloque o molho numa tigela e leve para rodar no micro-ondas por 1 minuto apenas para aquecer.

2. Num prato fundo, quebre o ovo e bata com um garfo. Coloque a farinha de trigo e a farinha de rosca em pratos separados e forre uma travessa com papel toalha.

3. Numa frigideira alta, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Enquanto o óleo está aquecendo, tempere os bifes com sal e pimenta a gosto.

4. Para empanar os bifes passe-os na farinha de trigo e retire o excesso, em seguida coloque-os no ovo batido e deixe escorrer bem e, por último, passe na farinha de rosca até cobrir bem toda a superfície.

5. Coloque um bife de cada vez no óleo quente e deixe até dourar um dos lados, depois vire para dourar o outro lado.

6. Cubra o fundo de uma travessa de sua escolha com molho de tomate e disponha os bifes, cubra com duas fatias de queijo muçarela e regue com mais um pouco do molho.

7. Leve ao forno por 20 minutos. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe gratinar por 5 minutos.

Macarrão à bolonhesa

Receitas Selmi*

A clássica macarronada com molho à bolonhesa de domingo, presente na vida de inúmeros brasileiros, surgiu no Brasil a partir de uma receita bastante diferente da que se conhece atualmente. Criado na cidade de Bolonha, localizada na região norte da Itália, a versão original do molho à bolonhesa é conhecida como “ragù” e é feita com uma mistura de diafragma de boi, panceta, azeite de oliva, cenoura, vinho tinto ou branco e só um pouco de molho de tomate. Ao longo do tempo, o prato passou por adaptações, já que os cortes de carne utilizados na receita original são de difícil acesso. Confira a receita:

Ingredientes

½ pacote de Macarrão Todeschini de Sêmola Spaghetti 05

2,5 litros de água

1 colher (chá) de sal

6 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Renata Superiore Extra Virgem

100 g de bacon em cubos

500 g de carne bovina moída

1/2 cebola picada

1 lata de tomates pelados e picados

1 colher (chá) de sal

1/2 colher (café) de pimenta-do-reino

1 xícara 1/2 (chá) de água

100 g de queijo parmesão ralado

Salsa fresca para decorar

Modo de preparo

1. Em uma panela média, coloque o azeite e o bacon e deixe dourar.

2. Junte a carne moída e a cebola picada, refogue por 5 minutos.

3. Acrescente a cenoura, os tomates pelados e picados, tempere com sal e pimenta e, por último, coloque a água e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo.

4. Coloque em uma panela grande a água e o sal, deixe ferver e acrescente o macarrão, cozinhe conforme indica a embalagem e escorra.

5. Sirva porções da massa com o molho e finalize com queijo parmesão ralado.

*O Pastifício Selmi, responsável pelas marcas Renata, Galo e Todeschini, é um grande exemplo de como a imigração italiana tem fortes influências na gastronomia brasileira. Fundada em 1887 pelo imigrante Adolpho Selmi, atualmente a marca está presente nos lares das famílias brasileiras levando diversidade de produtos em massas, biscoitos, farinhas e azeites. Com quase 137 anos de história, a empresa surgiu a partir do desejo de seu fundador de difundir a tradição gastronômica de seu país.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments