Salsa mexicana de tomate triturado - Territórios Gastronômicos

Salsa mexicana de tomate triturado

Confira essa receita simples de Salsa Mexicana, feita com tomates triturados, oferecida pela Ekma

Mexican nachos with salsa

Confira essa receita simples de Salsa Mexicana, feita com tomates triturados, oferecida pela Ekma

Tomate

Conheça os benefícios deste fruto típico das Américas e uma receita prática para incluir no cardápio

O nosso tomate de cada dia, além de ser um ingrediente por excelência para vinagretes de churrascos, saladas, molhos, macarronadas suculentas e outras delícias, é uma excelente fonte de nutrientes.

Fruto originário das Américas – já utilizado pelos povos pré-colombianos , assim como muitos dos seus derivados, o tomate é rico em vitaminas C (que fortalece o sistema imunológico, atua na absorção do ferro e cálcio), K (ajuda a melhorar as funções do fígado, auxilia na coagulação sanguínea e cicatrização de tecidos) e A (possui propriedades antioxidantes, estimula a produção de colágeno e regeneração de tecidos).

A hortaliça também contém antioxidantes importantes, como licopenos, que protege as células do organismo contra os radicais livres produzidos pelo estresse, poluição ambiental, tabagismo etc.

A título de curiosidade, um tomate tem apenas 25 calorias e propriedades diuréticas, que ajudam a reduzir inchaço causado por retenção de líquido no organismo.

Esses nutrientes, “não se perdem nos tomates processados”, segundo Andrezza Florentino, engenheira de alimentos da Marcas DMG, uma das maiores fabricante brasileiras de atomatados para food service e detentora da marca Ekma. “Os atomatados são produzidos com grande concentração de tomates selecionados e de acordo com alto padrão de qualidade exigido pela indústria. Por isso, além de ajudar a dar mais sabor aos pratos, esses produtos são alternativas nos períodos de entressafra e agilizam o preparo dos alimentos”, afirma.

O mercado está desenvolvendo outras opções mais saudáveis e minimamente processados, reunindo todos os benefícios do fruto. A Ekma, por exemplo, conta com o tomate triturado, temperado com alho in natura e azeite de oliva, sem amido em sua composição. Versátil, o produto pode ser usado no preparo de pizzas, recheios de tortas e molhos, como a salsa mexicana:

Salsa Mexicana de Tomate Triturado

Receitas Ekma

Mexican nachos with salsa

Ingredientes:

800g de Tomate Triturado Ekma

2 dentes de alho com casca

1 cebola pequena cortada em quatro pedaços

1 pimentão jalapeño

1 ½ colher de sopa de azeite

1 colher de chá de cominho em pó

¼ de colher de chá de sal

3 colheres de sopa de suco de limão

¼ de xícara de coentro fresco picado

Modo de preparo:

– Preaqueça o forno a 180 graus

– Em uma assadeira, coloque o Tomate Triturado Ekma, o alho, a cebola e a pimenta Jalapeño. Regue tudo com azeite.

– Leve ao forno por 5 a 10 minutos. Fique atento para que os ingredientes não queimem. O tomate, a cebola e o alho devem ficar com a casca bem escura.

– Tire a assadeira do forno. Remova as sementes do tomate e as da pimenta, e a casca do alho.

– Leve o tomate, a cebola e o alho no processador usando a tecla pulsar algumas vezes apenas para picar.

– Após processado, acrescente o cominho, o sal, o suco do limão e o coentro ao molho.

– Sirva a seguir com lanche, petiscos, tortilhas, burritos e carnes em geral.

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: para seis pessoas.

Sobre a Ekma

No mercado desde 1972, a marca se consagrou como líder de vendas do segmento de molhos e condimentos para food service. Seu portfólio abrange molhos para lanche e condimentados, para salada em sachê, orientais, maionese, além de atomatados, como extrato de tomate, tomate triturado, molho refogado e para pizza, que são distribuídos em todo território nacional, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A fábrica, localizada em Taquaritinga, no interior de São Paulo, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, sendo cinco mil de área construída, e gera quase 900 empregos diretos e indiretos. São processadas na planta fabril, cerca de três mil toneladas de produtos por mês. Saiba mais sobre a empresa no site da marca.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 1
Views:
142
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments