Alimentação: aliada no combate aos sintomas da endometriose - Territórios Gastronômicos

Alimentação: aliada no combate aos sintomas da endometriose

Que alimentos são indicados? Quais devem ser evitados? Confira as dicas da nutricionista na coluna especial em homenagem ao mês da mulher.

Alimentação e endometriose

Que alimentos são indicados? Quais devem ser evitados? Confira as dicas da nutricionista na coluna especial em homenagem ao mês da mulher.

Por Gláucia Hübner, nutricionista*

Cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva são acometidas pela endometriose. O diagnóstico precoce favorece que muitos dos sintomas sejam amenizados, para que a mulher possa ter mais qualidade de vida.

A endometriose é uma doença na qual o tecido que reveste o útero internamente começa a crescer também fora dele e se espalha pela cavidade do abdômen e pelve, aderindo a outros órgãos. Esse tecido cria vasos sanguíneos para se nutrir e feixes nervosos, que transmitem a sensação de dor. O mesmo ocorre na adenomiose, cujas lesões aparecem na parede do útero, como se fosse no recheio entre as partes interna e externa.

Dependendo do grau de acometimento, a mulher sente dores frequentes ao evacuar, ao urinar, durante as relações sexuais, além de cólicas intensas no período menstrual. Todo esse processo gera infertilidade ou bastante dificuldade para engravidar. Normalmente, são mulheres que estão cronicamente exaustas e desanimadas com a vida. Podem existir casos assintomáticos, em que a mulher só descobre mais tardiamente.

Alimentos indicados para mulheres com endometriose

Geralmente o fluxo menstrual é intenso, o que pode favorecer anemia. Assim, melhorar o consumo de alimentos fontes de ferro e de vitamina C pode ajudar a amenizar o processo.

As carnes costumam ter uma elevada concentração de ferro, comparada a outros alimentos. Porém, vale lembrar que as carnes brancas são mais indicadas, pois têm menor teor de gordura saturada.

Os peixes, em especial, têm maior quantidade de ômega 3, sendo um alimento que ajuda a melhorar tanto a anemia quanto desinflamar.

Quanto a vitamina C, além das frutas cítricas, existem várias outras, tais como goiaba, kiwi, acerola. A dieta do mediterrâneo costuma ser uma excelente opção para esses casos.

Alimentação e endometriose

Alimentos que devem ser evitados

A literatura revela que o consumo aumentado de café e de manteiga pode piorar as dores e recomenda que eles sejam consumidos de forma mais esporádica.

Alimentos mais inflamatórios, ou seja, frituras, alimentos com elevada quantidade de farinhas brancas, além das bebidas alcoólicas, pioram bastante os sintomas.

Alimentação e endometriose

A atividade física regular é uma excelente aliada: ajuda a reduzir a percepção de dor, modula o estresse e a ansiedade, melhora a qualidade de vida como um todo.

Geralmente, o tratamento se dá pelo uso da pílula anticoncepcional que, por efeito colateral depleta algumas vitaminas do complexo B, levando a uma redução da serotonina, que deixa a mulher mais triste, depressiva e melancólica.

A indicação do uso da pílula deve ser feita e acompanhada pelo ginecologista e o objetivo dessa matéria não é interferir nessa conduta, tampouco encorajar que a mesma seja suspensa. O objetivo é alertar para que, no aparecimento desses sintomas, é possível fazer a reposição desses nutrientes e melhorar esses efeitos colaterais, seja por meio da alimentação ou da suplementação.

Mais dicas

Mulheres com endometriose também costumam ter uma capacidade reduzida de eliminação de toxinas, a famosa detox. Alimentos que estimulam essas reações de eliminação devem ser incluídos na alimentação de forma mais rotineira, como repolho, brócolis, couve, frutas, legumes, alguns tipos de chás, como o chá verde, por exemplo.

A exposição a toxinas é um complicador, pois uma vez que existe a baixa capacidade de detox, essas substâncias ficam circulando pelo organismo, se acumulando cada vez mais e gerando desequilíbrios, principalmente hormonais. Isto piora mais a situação, pois existe uma predominância do hormônio estrógeno, que gera mais inflamação. Alimentos fontes de fitoestrógenos não são indicados nessas situações, como soja, amora, além de alguns fitoterápicos.

A concentração de estrógeno é ainda maior nas mulheres que estão acima do peso. Daí a importância de estar em paz com a balança e intensificar o consumo de antioxidantes ao longo do dia. Suplementação bem avaliada e indicada também pode ajudar.

Existe também uma tendência dessas mulheres de ter muita ansiedade, cronicamente. Para amenizar isso, chás mais relaxantes podem ser uma boa opção: camomila, melissa, erva doce e maracujá, além de alguns suplementos.

Alimentação e endometriose

Pra finalizar, a endometriose é uma doença que regride com a menopausa, em razão da queda dos níveis hormonais e fim das menstruações. Investir em uma boa alimentação, escolher profissionais capacitados e que entendam do assunto para conduzir o tratamento faz toda a diferença. Terapias integrativas também são bem-vindas na maioria dos casos.

Serviço:

Instagram: @glauciahubner
Site: nutricaoesaude.com.br
YouTube: Nutricionista Gláucia Hübner Gonçalves

Fotos: Pixabay

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments