Pratos que fizeram sucesso no Festival Cultura e Gastronomia Conceição do Mato Dentro - Territórios Gastronômicos

Pratos que fizeram sucesso no Festival Cultura e Gastronomia Conceição do Mato Dentro

Tilápia empanada no pão de queijo, paella de alcachofra, pastel de angu, torresmo de rolo, massa com plantas alimentícias não convencionais… Esses foram alguns pratos que fizeram sucesso no Festival Cultura e Gastronomia realizado em Conceição do Mato Dentro entre os dias 18 e 20 de janeiro.

Tilápia empanada no pão de queijo, paella de alcachofra, pastel de angu, torresmo de rolo, massa com plantas alimentícias não convencionais… Esses foram alguns pratos que fizeram sucesso no Festival Cultura e Gastronomia realizado em Conceição do Mato Dentro entre os dias 18 e 20 de janeiro.

Por Isabel de Andrade*

Um festival de sabores e aromas encantou o público que passou por Conceição do Mato Dentro, na região central de Minas, no último fim de semana. O Festival Cultura e Gastronomia reuniu chefs de todo o país e os visitantes puderam provar os mais variados pratos.

Entre as receitas que foram servidas, destaque para a porção de tilápia empanada no pão de queijo. Essa delícia preparada com um ingrediente que é a cara de Minas Gerais foi uma criação do restaurante Omilia, que fica em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, e pertence ao chef Gabriel Trillo.

Chef Gabriel Trillo, do restaurante Omilia, fez sucesso com a tilápia empanada no pão de queijo ( Foto: Lucas Chagas)

As quitandeiras de Conceição do Mato Dentro também fizeram bonito. O pastel de angu, uma iguaria que faz parte da identidade gastronômica da região, fez muito sucesso. Também foram muito apreciados pelo público o torresmo de rolo e o bolinho de abóbora com costelão de boi.

Os chefs que vieram de outros estados encantaram os visitantes com suas receitas no espaço da Origem ao Prato. Mari Sciotti, do restaurante Quincho (São Paulo, SP), preparou uma paella de alcachofra. O chef Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém, PA), apresentou a cozinha tapajônica. João Lima (Fortaleza, CE) uniu sabores da serra, do mar e do sertão enquanto Diego Badra, do Conca Cozinha Original (Brasília, DF), serviu arroz de cupim. Além disso, o parrillero Antônio Costaguta, do projeto El Topador (Porto Alegre, RS), preparou diversas carnes no fogo do chão no espaço Brasa & Lenha.

Chefs de todo o Brasil apresentaram suas receitas no Mercado Municipal ( Foto: Lucas Chagas)

A massa servida com plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANCs, surpreendeu o público que passou pelo Mercado Municipal. Lá, foi montado o Espaço Conhecimento e os chefs também apresentaram curiosidades e receitas relacionadas à cozinha de origem cearense, o repolho como protagonista e as múltiplas possibilidades das castanhas e a culinária tapajônica.

Mais de quatro mil pessoas passaram pelo Largo do Rosário durante o festival ( Foto: Lucas Chagas)

Durante três dias, mais de quatro mil pessoas passaram pelo Largo do Rosário, no centro da cidade, para vivenciar essa experiência gastronômica. A 2ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Conceição do Mato Dentro faz parte do calendário do projeto Fartura – Comidas do Brasil, que mapeia a cadeia produtiva de várias partes do país para valorizar, divulgar e preservar a identidade gastronômica de diferentes regiões.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments