Brevidade: Uma quitanda que derrete na boca - Territórios Gastronômicos

Brevidade: Uma quitanda que derrete na boca

Aprenda esta receita bem simples, de uma quitanda deliciosa preparada com polvilho, e perfeita para acompanhar o cafezinho da tarde.

Aprenda esta receita bem simples, de uma quitanda deliciosa preparada com polvilho, e perfeita para acompanhar o cafezinho da tarde.

Da Série Quintais e Quitandas de Minas*

Ingredientes:

  • 500 g de açúcar refinado
  • 500 g de fécula de mandioca ou polvilho doce
  • 5 gemas
  • 2 ovos inteiros

Preparo:

  • Colocar todos os ingredientes numa batedeira elétrica e misturar até dar bolha na massa, algo em torno de 20 minutos. Se for feito à mão, bater com a colher de pau por aproximadamente meia hora.
  • Untar forminhas próprias para brevidade com margarina, despejar a massa e pôr para assar em forno moderado por meia hora.
  • Rende 30 unidades.

*Receita fornecida por Marlene Alves Prado, de Governador Valadares para o Projeto Sabores de Minas

Gostinho de poesia

Na hora da partida, brevidade, bolinho cujo nome soa como poesia. Na Confeitaria Prado, no Centro de Governador Valadares, os irmãos Alexandre e Marlene Alves Prado resgatam antigas receitas e mantêm a tradição da genuína culinária mineira. “Só fazemos o que é original, usando os mesmos ingredientes, sem inventar”, afirma Alexandre. Além da brevidade, os dois fazem sucesso com a deliciosa torta de banana, chamada de “Cuca”, com a rosca-da-rainha, que já foi premiada como o melhor pão do Brasil, em 1982, e os pães de queijo, biscoitos, doces caseiros e outras atrações.

Marlene avisa que fazer a brevidade é fácil, o problema é que tem que bater muito, até dar bolha na massa. Na falta de batedeira elétrica, é preciso apelar para as mãos e a colher de pau. “Mas, muitas vezes, costuma dar bolhas nas mãos e não na massa”, brinca. Não custa tentar, não é mesmo? A brevidade é bem fofinha e pede um café. Bom apetite e até a próxima!

Mapa dos Territórios Gastronômicos: O município de Governador Valadares está localizado no Território Rios/Doce

EA/TG – RIOS/DOCE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
9 4
Views:
6957
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments