O Menor Café do Mundo - Territórios Gastronômicos

O Menor Café do Mundo

Felipe e o Copo Café na Praça da Savassi

Por Augusto Albertini

Quando se fala de cafeterias em Minas Gerais, muitos pensam em um espaço para sentar, relaxar, fazer reuniões e passar o tempo, mas uma pequena na zona sul de Belo Horizonte está mudando este pensamento. O Copo Café foi inaugurado em 2017, na região da Savassi, e chama atenção pelo tamanho que, apesar de pequeno, é o suficiente para abrigar as diversas maravilhas que um café é capaz de fazer.

A ideia de fazer uma “nano-cafeteria”, surgiu em 2015 com o produtor de café Felipe Brazza. Ele conta que estava nos EUA participando de uma feira, na cidade de Seattle, e em frente ao hotel em que ele estava hospedado havia uma cafateria que também era muito pequena, com um conceito to go, ou take away, que traduzido seria: bebidas prontas para levar.

VEJA MAIS: Receita de Risoto de Café

Os planos ficaram guardados até 2017, quando a grande oportunidade surgiu: “Eu estava vindo para uma reunião e coincidiu da porta estar fechada com um anuncio escrito a mão. Aí não tinha o telefone, tinha o endereço, aí eu larguei a reunião e segui (risos) para ir lá pegar a chave.”

A Copo Café dispensa espaço, mas não a qualidade. A aparência simples da loja a torna convidativa, como se chamasse a todos que passam pela Praça da Savassi para parar por um instante, pedir um café e continuar andando. Na cafeteria é possível encontrar opções quentes e geladas, como os cafés coados, espressos e cold brew. Há também as bebidas servidas com leite: mocha, cappuccino e macchiato.

As inovações ficam por conta dos drinks, como o “Laranja Mecânica”: com suco de laranja, mel, extrato de café e gelo de café, é uma bebida densa e refrescante que compõe a parte inusitada do cardápio da casa, que Felipe brinca, dizendo “são viagens nossas”.

O Copo Café trabalha com café especial e de produção da casa, o Café das Amoras, produzido na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Em algumas ocasiões, também conta com cafés convidados. A maioria deles é produzida nesta mesma região.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments