Harmonização perfeita de pratos com cervejas é o desafio do Chef Arlen - Territórios Gastronômicos

Harmonização perfeita de pratos com cervejas é o desafio do Chef Arlen

Por Augusto Albertini*

Aprimorar o cardápio em estabelecimentos que são referência em gastronomia é uma tarefa difícil, principalmente naqueles que já possuem um menu consolidado. Em situações como esta, é necessário ter conhecimento e muita sensibilidade para atender a demanda dos fregueses, algo que o Chef Arlen Fortes busca fazer em seu ambiente de trabalho.

Desde 2018 ele é chef no Templo Cervejeiro da Backer, em Belo Horizonte, e investiu em uma mescla de técnicas de gastronomia usadas por chefs de todo o mundo, com pitadas de terroir mineiro e mantendo o clima dos pubs ingleses para criar as novidades da casa.

Atualmente ele assina o cardápio do Templo Cervejeiro e sua principal contribuição foi a criação dos pratos principais, que foram incorporados a um menu que já contava com diversas opções de tira-gosto. Durante a elaboração das receitas, foi levada em conta a harmonização com as bebidas, que são o carro-chefe da casa: “quem abre o cardápio já vai ver as sugestões de cerveja para cada tipo de petisco”, conta. “As cervejas não têm um segmento, isso vai muito de acordo com o gosto da pessoa, mas é claro que uma harmonização bem feita agrada o paladar e aguça todos os sentidos”, ponderou.

A partir do desafio de harmonizar os pratos com cervejas, nasceram receitas como Chicken Beer, um frango marinado três dias em uma american IPA, e a Beer Style, um prato com linguiças marinadas em uma double IPA.

Outro prato que ele prepara que faz grande sucesso é a panceta em redução de laranja de umbigo guarnecida com purê de alho espanhol. Você pode aprender a receita clicando aqui.

BBQ Backer

Este ano o Chef Arlen está à frente da curadoria do BBQ Backer, que ocorrerá no dia 17 de agosto, no Templo Cervejeiro da Backer. Será um grande evento com diferentes IPAs de cervejarias artesanais e independentes de vários subestilos junto com churrasco de cortes nobres. Além das atrações gastronômicas, haverá shows de artistas de diversas vertentes musicais.

A parte gastronômica do evento contará com a participação de chefs assadores renomados internacionalmente, além de outros grandes nomes que lecionam nas faculdades mineiras.

(Foto de capa: Acervo Pessoal)

Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
3644
Article Categories:
Chefs e Mestres
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments