São Lourenço (MG) recebe evento dedicado à cultura do café - Territórios Gastronômicos

São Lourenço (MG) recebe evento dedicado à cultura do café

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, a aconchegante cidade do Circuito das Águas será palco do Campeonato Brasileiro de Barismo com uma extensa programação em torno da cultura do café.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição entre os países consumidores da bebida. E Minas lidera a produção nacional, com 50% do café brasileiro, e é uma das principais fontes de cafés especiais do País.

Esses dados já justificam a realização de um dos maiores eventos que envolve a cultura do café nos próximos dias 16, 17 e 18 de agosto, quando acontece o São Lourenço Coffee Music, na aconchegante cidade no Sul de Minas Gerais.

Veja Também: Receita de Risoto de Café

Segundo o diretor da Production Eventos, Milton Furtado, organizador do São Lourenço Coffee Music, Minas Gerais ocupa uma posição de destaque no cenário do café no Brasil e, por isso, é o palco ideal para a realização de um evento importante como este, que inclui ainda duas modalidades dos Campeonatos Brasileiros de Barismo.

“Os principais baristas do Brasil estarão em São Lourenço, porque além da relevância nacional, a prova levará os vencedores a representar o Brasil no Campeonato Mundial em 2020”, observa o organizador.

O Campeonato Brasileiro de Barismo será disputado nas categorias Coffee in Good Spirits, que destaca as habilidades de mixologista do barista, com a combinação de cafés e bebidas alcóolicas; e Latte Art, na qual os profissionais devem demonstrar criatividade na execução de desenhos no café, utilizando leite.

Em torno dos Campeonatos, a Production Eventos montou uma extensa programação para quem quiser curtir o fim de semana, com uma boa música e atividades relacionadas com a cultura do café, tais como workshops, palestras, rota do café especial (para as pessoas acompanharem todo o processo de produção, do pé à xícara), Coffee Sunset (pôr do sol com café) e até um voo de balão sobre a Fazenda Sertão, uma das principais propriedades produtoras da região.

Os Campeonatos Brasileiros de Barismo serão realizados nos dias 16, 17 e 18 de agosto, na Praça Brasil, que fica no centro de São Lourenço, num espaço de 2.000m². No local, as pessoas poderão participar de workshops com Mariana Proença, da Revista Espresso, que vai falar sobre o tema “Cafeterias e Tendência de Consumo”; com Francisco Rabelo, mestre e instrutor de torra, que vai abordar o tema “A Ciência da Torra”; e com Luiz Paulo Filho, diretor da Exportadora Carmocoffees, que vai falar sobre “Varietais Exóticas, Fermentações e Tendências de Mercado”.

A programação do São Lourenço Coffee Music também inclui palestras com grandes personalidades, como Luiz Salomão, diretor da empresa Bunn, que vai falar sobre “A Qualidade da Água e sua Influência no Preparo do Café”; o médico Alex Ribeiro, da Unimed Circuito das Águas, que vai abordar “Café e Saúde – Mitos e Verdades”; e Carolina Barreto, da Café Três Corações, que vai explorar os temas “Projeto Florada” e “Rituais – Linha de Cafés Especiais da Três Corações”. Para relaxar no final de cada dia, a Praça Brasil será palco de vários shows, com as bandas “De Assis Trio”, “Coyotes”, “Gabriel Laender”, “Moonhead” e “Dino”.

O São Lourenço Coffee Music, que reúne 42 participantes e tem uma expectativa de público de três mil pessoas, será transmitido via internet pelas redes sociais do evento para 123 países.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 1
Views:
1631
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments